segunda-feira, 2 de março de 2015

Quem foi? Quem foi?

1/3/2015, [*] Moon of Alabama
Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu

Boris Nemtsov
Quer dizer então que alguém matou Boris Nemtsov, 56 anos, quando passeava com a namorada, modelo ucraniana de 22 anos, por uma ponte em Moscou... Há imagens da cena do crime em CCTV

Vice-Primeiro-Ministro no governo de Boris Yeltsin, Nemtsov foi, no mínimo, parcialmente responsável pela máfia-ização da economia russa. Os únicos que não se alegraram quando Nemtsov e a gangue de Yeltsin deixaram o poder foram alguns oligarcas e os neoliberais “ocidentais”.

Depois de demitido do poder, e até ontem, Nemtsov foi figura insignificante da oposição política, com menos de 1% de votos. O verdadeiro partido de oposição na Rússia são os comunistas, com cerca de 20% do total de votos. Ninguém no governo tinha qualquer motivo para temer ou dar qualquer importância a Nemtsov.

Mikhail Gorbachev
Ontem, o ex-presidente soviético Gorbachev listou os que teriam algo a ganhar com a morte de Nemtsov:

Perguntado se as forças anti-Rússia no exterior poderiam explorar o crime a favor de seus próprios interesses, [Gorbachev] respondeu que “isso, precisamente, é o que acontecerá”.

Claro, algumas forças tentarão extrair vantagem desse crime para seus próprios objetivos – todos só pensam em como livrar-se de Putin, não é? Mas não acredito, de fato, que o Ocidente tenha ido a tal ponto, que tenham cometido o crime para promover seus interesses. Mas não há dúvidas de que o objetivo dos criminosos que assassinaram Boris era esse – disse ele.

Crimes desse tipo são obra de matadores difíceis de encontrar. Devem-se empreender todos os esforços para encontrar os criminosos, disse o ex-presidente.

Gorbachev ainda usa lentes cor-de-rosa quando olha na direção do “ocidente”. O “ocidente” não cometeria crime desse tipo para alcançar seus propósitos? Tanta ingenuidade chega a ser cômica.

Mikhail Chechetov, líder da oposição à junta de  Kiev, foi "suicidado" em 1/3/2015
E quanto aos muitos políticos legitimamente de oposição e que têm apoio popular massivo, que atualmente estão sendo suicidados na Ucrânia?

Quem foi? Quem foi?
  • Pode ter sido alguém que tivesse relações com a “modelo”?
  • Alguns gangsters cujos interesses tivessem sido assaltados nas privatizações para satisfazer outros gangsters realizadas sob governo de Nemtsov?
  • Algum oligarca ucraniano interessado em aprofundar a separação entre o “ocidente” e a Rússia?
  • Algum governo “ocidental” obrando para desestabilizar a Rússia?
Palpites, qualquer um pode dar. Meu palpite vale tanto quanto o seu. 


[*] “Moon of Alabama” é título popular de “Alabama Song” (também conhecida como “Whisky Barou “Moon over Alabama”) dentre outras formas. Essa canção aparece na peça Hauspostille (1927) de Bertolt Brecht, com música de Kurt Weil; e foi novamente usada pelos dois autores, em 1930, na ópera A Ascensão e a Queda da Cidade de Mahoganny. Nessa utilização, aparece cantada pela personagem Jenny e suas colegas putas no primeiro ato. Apesar de a ópera ter sido escrita em alemão, essa canção sempre aparece cantada em inglês. Foi regravada por vários grandes artistas, dentre os quais David Bowie (1978) e The Doors (1967). A seguir podemos ver/ouvir versão em performance de David Johansen com legendas em português.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.