quarta-feira, 4 de março de 2015

“Movimento sem precedentes”: Fundação Nobel rebaixa o diretor que deu o prêmio de 2009 a Obama

3/3/2015, [*] Tyler DurdenZero Hedge
Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu


Entreouvido no Buraco da Cobra, na Vila Vudu:
Renascem as esperanças de que a Universidade Federal de São Carlos logo, logo, sem demora, CASSARÁ todos os diplomas do “historiador” Marco Antonio Villa, notório propagandista de fascistização a serviço da gangue tucano-privateira e militante “midiático” contra o MEU VOTO DEMOCRÁTICO. #cassaOvilla-UFSCar


Obama recebe Prêmio Nobel da Paz - 2009
Nos idos de 2009, poucos meses depois de assumir a presidência dos EUA, o Presidente Barack Obama foi coroado com glória inesperada: recebeu o Prêmio Nobel da Paz de 2009 por “seus extraordinários esforços para fortalecer a diplomacia internacional e a cooperação entre os povos”.

Naquele momento, ninguém teria imaginado que apenas uns poucos anos depois dos fantásticos feitos (?) de Obama de “pôr fim à guerra” e com a volta para casa dos soldados que guerreavam no Iraque, o mesmo presidente Obama estaria, não apenas mandando soldados novamente para o mesmo Iraque para a TERCEIRA INVASÃO DOS EUA àquele país em três décadas, mas, também, já teria mandado soldados norte-americanos para vários pontos do globo, e já teria inventado uma segunda guerra fria, empurrando o mundo para a beira de mais uma “guerra em grande escala”. Quem se interesse por ler o discurso escrito por um ghostwritter e que Obama repetiu de olhos no teleprompter ao receber o prêmio, encontra tudo na rede.

Naquele momento, a Casa Branca e a imprensa-empresa de bajulação mostraram-se deliciados com coroação, apesar de incomodamente prematura, do presidente progressista. Por esse motivo, que ninguém espere grande cobertura para um desdobramento daqueles eventos, o qual, para fundação que se queira respeitada, era inevitável: hoje cedo, em evento que o canal France24 declarou “movimento sem precedentes”, o presidente da controversa comissão na Noruega que atribuiu aquele prêmio a Obama foi demitido do cargo, devolvido à posição de simples membro.

Thorbjoern Jagland, ex-primeiro-ministro da Noruega, recebeu duras críticas quando, imediatamente depois de assumir a presidência da comissão Nobel em 2009, cuidou logo de atribuir o prêmio ao presidente recém eleito dos EUA, Barack Obama. Jagland será substituído no cargo pela atual vice-presidente da comissão, Kaci Kullmann Five, do Partido da Direita norueguês.

Thorbjoern Jagland e Barack Obama em 2009

O Comitê do Prêmio Nobel da fundação Prêmio Nobel na Noruega elegeu novo presidente para substituir Thorbjoern Jagland, cuja permanência de seis anos à frente do comitê foi marcada por controvérsias.

Jagland volta à posição de membro da comissão votante, mas foi líder muito controvertido, atraindo muitas críticas por operar simultaneamente também como presidente do Conselho Europeu quando o prêmio foi atribuído à União Europeia em 2012. Sua credibilidade foi também gravemente comprometida pela decisão de outorgar o Prêmio da Paz a Barack Obama em 2009, pouco depois de empossado na presidência dos EUA, e o prêmio de 2010 ao dissidente Liu Xiabo, que estava preso, o que provocou furiosa reação dos chineses.

O ex-líder do Partido Trabalhista norueguês foi substituído na presidência pela vice-presidente da comissão, Kaci Kullmann Five, ex-dirigente do Partido da Direita norueguês. A nova presidenta negou que a demissão de Jagland tenha tido qualquer coisa a ver com pressões que a China teria feito. Em 2010, depois do evento da premiação para um dissidente chinês preso, a China “congelou” suas relações diplomáticas com a Noruega.


Kaci Kullmann Five, a nova presidenta do Comitê Nobel
A nova presidenta do Comitê Nobel não negou que a demissão de Jagland tenha a ver com Obama, o qual depois da láurea converteu-se no mais furioso falcão-de-guerra neoconservador; que deixou para trás na corrida pelo primeiro lugar em matéria de sede de sangue, até o mais empedernido neoconservador; e cujas ações (ou falta de ação) não só elevaram a intensidade do conflito global aos picos mais altos em sete anos, como, além disso, enriqueceram desmesuradamente os acionistas do complexo industrial militar.

[*] Tyler Durden é o apelido de numerosos blogueiros que comentam no Zero Hedge. O nome foi copiado de personagem do romance de Chuck Palahniuk (depois filme) Fight Club (Clube de Luta).

Um comentário:

  1. Será que este pessoal que distribui esse Nobel da Paz ainda naõ acordou? Já faz tempo, muito tempo, que estão competindo com os humoristas (O sr.Bussunda ainda estava vivo) do Casseta e Planeta. Este prêmio é uma vergonha, uma afronta a qq ser humano e desrespeitos aos mortos ocasionados as belas ações humanitárias, como os drones do sr. Obama.

    ResponderExcluir

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.