quinta-feira, 12 de março de 2015

Exército da União Europeia: mais um sinal de impotência

10/3/2015, The SakerThe Vineyard of the Saker
Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu


Muuuuuito mais importante e significativo, como demonstração de poder e de dignidade, seria simplesmente dizer “não” a qualquer das ordens que Tio Sam dá àqueles eurocretinos.


The Saker
Vocês com certeza ouviram falar da tentativa europeia para dar alguma relevância ao “continente”: agora inventaram de criar um “Exército da União Europeia”. [1] Em parte, é tentativa, pelos europeus, de mostrar que são importantíssimos e que sabem fazer alguma coisa sem serem mandados, que não são completamente lacaios dos EUA. Pode também ser reação às sandices do general Philip Breedlove, comandante do Supremo Comando Europeu e do Comando Aliado (dos EUA) na Europa [orig. U.S. European Command and the Supreme Allied Commander Europe (SACEUR)] cujas declarações incendiárias  valeram-lhe até resposta em várias páginas na revista Der Spiegel (circulam rumores de que os europeus querem demitir Breedlove).

Seja como for, a ideia de inventar-se algum tipo de exército europeu não é novidade – já existiram a Brigada Franco-Alemã e o Eurocorps. Tudo muito bem, mas só no papel. A realidade é que ninguém, na Europa, tem dinheiro para pagar por nenhum futuro exército da União EuropeiaMas, ainda pior, é que mesmo dentro da OTAN a contribuição europeia é praticamente nenhuma.

Para começar observem esse gráfico que mostra a contribuição de cada estado-membro da OTAN em 2013:


Claro que os EUA pagam a parte do leão, e se se acrescenta a parte do poodle britânico, a anglofatia cresce ainda mais. E não é tudo. Considerem-se os dois países seguintes (e praticamente os únicos) relevantes, Alemanha e França. Não apenas a contribuição financeira deles é muito pequena, como seus respectivos exércitos são total lástima. Russia Insider acaba de publicar excelente análise das condições atuais do exército alemãoà qual gostaria de acrescentar outro artigo, intitulado O Exército francês não tem um vintém e está com o moral abaixo de zero – que chega a conclusões semelhantes sobre os franceses em armas.

E quanto ao resto da OTAN? – vocês podem perguntar.

São piada ainda mais patética que França e Alemanha. Os únicos militares que restaram são o exército turco, que jamais aceitará participar de “exército europeu” e que, aliás, provavelmente nem seria convidado (porque os europeus ainda nem admitiram que “os muçulmanos” entrem na União Europeia, para começo de conversa!). O que resta são forças aéreas e marinhas semidecentes, mas sem reais capacidades combinadas de armas. Para concluir, a Europa inteira sempre dependeu dos EUA para inteligência, principalmente inteligência de guerra. Implica dizer que aquelas forças armadas e marinhas são, de fato, completamente dependentes do Tio Sam.

O que nos deixa com palhaços da Europa Central como Polônia e Lituânia. Para avaliar a real “contribuição” deles, basta pensar no exército da Geórgia em 2008, que foi totalmente treinado e integralmente equipado pela mesma gente que está treinando e equipando os centro-europeus.

A verdade é que ninguém na Europa tem dinheiro para qualquer coisa além de ar engarrafado, e os militares europeus só servem para esse enfatuado sacudir dos sabres, não convincente, que exibiram a Noruega ou as “forças navais” da OTAN no Mar Negro (no Mar Negro, qualquer navio é sempre alvo  fácil  para o exército russo). Vídeo a seguir mostrando o tipo de embarcações disponíveis no Mar Negro:


E, além de nada disso atemorizar ou “conter” a Rússia que, para começar a conversa, não tem qualquer intenção hostil, só contribuirá para piorar as relações, como já se viu na recente decisão dos russos de afastarem-se completamente do Tratado das Forças Armadas Convencionais na Europa [ing. CFE].

Essa mais recente iniciativa dos europeus, longe de sinalizar qualquer tipo de “despertar” europeu, é só mais uma prova da espantosa carência de capacidade política para governar, dos ‘líderes’ que estão no poder em Bruxelas e nas capitais europeias. 

Muuuuuuuuuuuuito mais importante e significativo, como demonstração de poder e de dignidade, seria simplesmente dizer “não” a qualquer das ordens que Tio Sam dá àqueles eurocretinos.

Mas isso – é pena –não acontecerá tão cedo.

The Saker
_____________________________

Nota dos tradutores

[1] Ver também na redecastorphotoRacha na Aliança Atlântica. Mentiras e provocações da OTAN, 10/3/2015, Mike Whitney, Counterpunch (traduzido).

Um comentário:

  1. Infelizmente vai haver guerra, pois os judeus americanos não podem nem imaginar a descida do trono sua moeda: Dólar. E o que está em jogo não é a ucrânia, é a moral americana na europa no mundo. Sim, sr. Putin mexeu na ferida e com apoio da China, a coisa vai ferver. Os eua vão tentar tudo por tudo contra RÚSSIA e CHINA, e se verem que não estão conseguindo vão partir para o tudo ou nada. Os mesmos sabem muito bem o que lhes espera da vingança da humanidade contra TODAS as MATANÇAS HUMANITÁRIAS feitas aos mais fracos. "O ai dos Vencidos", Vercingetórix. É só esperar sentado.

    ResponderExcluir

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.