sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Mensagem dos dois partidos, nos EUA-2012: “O povo norte-americano é idiota e descartável”


7/9/2012, Paul Craig RobertsInstitute of Political Economy
Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu


Paul Craig Roberts
Se convenções de partidos nos EUA merecem nota de 1 a 10 por inteligência e sensibilidade, dou zero à Convenção Republicana e 1 à dos Democratas.

Como os EUA seriam “a única superpotência mundial”, se os dois principais partidos políticos ignoram completamente o que acontece em casa e no mundo?

Os Republicanos esperam vencer empurrados por quatro anos de propaganda anti-Obama e suas máquinas de votar eletronicamente programadas e nunca fiscalizadas. Durante quatro anos, sem parar, agentes dos Republicanos inundaram a internet com retratos de Obama em que foi mostrado como ‘cidadão estrangeiro’, não norte-americano, como muçulmano (e, isso, apesar de Obama ter passado quatro anos matando muçulmanos em sete países do planeta!) e como marxista (embora posto no poder pelo lobby israelense, Wall Street e o complexo militar de segurança!).

A maioria dos Republicanos votarão contra Obama baseados nessas sandices, apesar do estranho fato de que nenhuma comissão da Câmara de Deputados controlada pelos Republicanos jamais aprovou qualquer tipo de investigação sobre o muito mais estranho fato de os EUA continuarem a ser governados por um estrangeiro, muçulmano e marxista (além de negro).

Se Obama não é cidadão dos EUA, por que os cães de guerra daquela muito agressiva Câmara de Deputados Republicana não capitalizaram o fato que tanto “noticiaram”? Nada mais fácil que uma Comissão Parlamentar de Inquérito investigar e determinar se o presidente, afinal, é ou não cidadão dos EUA! Pois, apesar da propaganda, os Republicanos nada fizeram para capitalizar as loucuras espalhadas pela Internet por seus próprios agentes contratados.

Convenção Republicana, Eleições EUA, 2012

Ou os Republicanos sabem que disseminam mentiras, ou não querem que o próprio Congresso declare que Obama é cidadão dos EUA. Ou os Republicanos, depois de destruir até a última linha a Constituição dos EUA, reduzindo-a a “pedaço de papel rasgado”, sentem que inventar discussões sobre o pouco que resta da Constituição, na Segunda Emenda, seria hipocrisia demais, exagero de hipocrisia, e não querem que o país pense muito sobre questões constitucionais e descubra que, há muito tempo, os Republicanos tratam a Constituição como letra morta.  


Se os Republicanos já destruíram o habeas corpus, o devido processo legal, vivem a violar a lei internacional e a lei nacional, ignoram a independência entre os Poderes e criaram um Cesar imperial, por que os Democratas não poderiam preferir que os EUA sejam governados por cidadão não-americano, muçulmano e marxista (além de negro)?

Por que os Republicanos não levantaram, na Convenção Nacional, a questão de, no governo Obama, o Executivo ter poder para mandar assassinar cidadãos norte-americanos, sem qualquer processo legal de julgamento? Não há uma linha, na Constituição dos EUA, nem na lei ordinária que autorize esse tipo de crime. Só na não-lei do estado policial de Gestapo a que está reduzido o governo dos EUA o presidente pode ordenar assassinatos premeditados. Pois... sobre isso os Republicanos mantiveram silêncio absoluto. Porque essa é a parte do governo dos Democratas que os Republicanos apoiam e aprovam.

tampa forum VOXXI’s special coverage of Republican and Democratic national conventions
Convenção Democrata, Eleições EUA, 2012
Por que os Democratas não levantaram, na Convenção Nacional, a questão de governos Republicanos terem levado os EUA a mais de uma guerra, baseados em boatos sobre o 11/9, sem nunca terem investigado os eventos do 11/9? 
 
Não há nos EUA um único arquiteto sério, um único engenheiro estrutural competente, um único físico, um único químico, um único especialista sério em segurança nacional que tenha engolido sequer uma linha da história que o governo dos EUA distribuiu sobre o 11/9. Tampouco acreditam sequer numa palavra daquela história os primeiros a chegar ao local do desmoronamento, nem as testemunhas nem os sobreviventes.


A maioria dos especialistas mantêm-se em silêncio, porque é isso ou desaparecem as verbas de pesquisa nas universidades nas quais têm de trabalhar para viver, ou somem os projetos de arquitetura e engenharia nos seus escritórios, boicotados por ex-clientes e excelsos patriotas.

Pois, apesar de todos esses riscos, 1.700 arquitetos e engenheiros norte-americanos encaminharam documentação ao Congresso, em que demonstram por que não acreditam numa linha da explicação oficial sobre o 11/9 e para exigir investigação que vise a revelar a verdade, não a ‘comprovar’ as mentiras.

Por que nenhum dos dois Partidos levantou nas respectivas convenções nacionais a questão de como é possível que alguém ainda espere que a economia dos EUA entre em processo de recuperação, se as grandes empresas já exportaram, para sempre, milhões de empregos da classe média, de trabalhadores não qualificados e também de trabalhadores qualificados e prestadores de serviços. Já faz uma década, no mínimo, que a economia norte-americana só tem fôlego para criar subempregos, nenhum deles exportável – empregos domésticos, de atendente de balcão de bar, de garçonetes e de faxineiros hospitalares.

Sobre empregos, os dois partidos só repetiram o mais completo nonsenseOs Republicanos dizem que só criará empregos quem cortar impostos dos ricos. Os Democratas dizem que só criará empregos quem subsidiar programas de empregos. Os Republicanos dizem que os programas de empregos dos Democratas só fazem desviar dinheiro de investimentos lucrativos para enriquecer traficantes de drogas e donos de bares. Os Democratas dizem que os impostos baixos para os mais ricos só fazem subsidiar iates, carros exóticos, aviões particulares e relógios de pulso de 800 mil dólares para o 1% – sendo que a maioria desses bens são produzidos no exterior.

Nenhum dos dois partidos políticos jamais admitirá que, quando as empresas norte-americanas transferem suas fábricas para o exterior, para produzir produtos para o mercado dos EUA, os americanos são segregados, exilados de toda a renda associada à produção dos bens e serviços que consomem. A exportação das fábricas e dos empregos é defendida por esses dois patéticos partidos políticos que há nos EUA, que a cultuam sob o nome de “livre comércio”.

De fato, a exportação de fábricas e empregos é uma espécie de doação, do que um dia foi o PIB dos EUA, à China, à Índia e a outros países nos quais as empresas norte-americanos localizam suas fábrica, e onde produzem o que vendem aos norte-americanos. Enquanto o PIB dos EUA vai-se pelo ralo, engorda o PIB dos outros países que produzem os produtos que empresas norte-americanas vendem a norte-americanos endividados. E economistas idiotas propagandistas chamam de “livre comércio” o que qualquer um vê que é a desindustrialização dos EUA.

Economista inteligente – o que é oximoro, mas vá lá – saberia que destruir a renda dos consumidores, arrancando-lhes os empregos para exportá-los para outros países, deixa os consumidores sem renda para comprar, sequer, os produtos cuja produção foi exportada.

Nem Republicanos nem Democratas veem essa desconexão. Nem Republicanos nem Democratas podem expor-se ao risco de ver essa desconexão, porque todos, Republicanos e Democratas, dependem do dinheiro das mesmas megaempresas para pagar o que custa uma campanha eleitoral conduzida pela televisão; além do mais, exportar fábricas e empregos para terras distantes faz explodir os lucros das empresas e, consequentemente, também o valor das ações, os dividendos a distribuir entre os acionistas e os bônus a pagar aos gerentes e executivos. Partido político que se oponha a exportação de fábricas e empregos dos eleitores nos EUA... não arranja dinheiro para campanha eleitoral e não consegue ser eleito.

Assim, afinal, se cria um quadro “eleitoral” no qual a “única superpotência mundial”, a “nação indispensável”, ama, senhora e governadora da “hegemonia mundial” está caminhando para eleições nas quais nenhum eleitor consegue entender o que realmente está em jogo nas tais “eleições justas, livres e democráticas”.

Por que nenhum dos dois partidos perguntou: Se Washington demonizou e diz que “isolou” totalmente o Irã, porque, semana passada, havia 120 países reunidos em Teerã, em reunião do Movimento dos Não Alinhados?

A propaganda de Washington está falhando? Washington já não consegue convencer o mundo de que países que Washington deseje destruir são “o mal” e merecem ser destruídos?

Se a propaganda de Washington começa a fazer água, começa a fracassar também, o poder hegemônico. Se Washington planeja aliar-se à mais atrasada ideologia neoconservadora, para assim, tentar manter-se como potência hegemônica, então Washington também está fracassando. E já não existe a tal “única superpotência” que os EUA ainda fingem ser.

Especialistas em política externa, nenhum deles contratado por qualquer dos dois grandes partidos norte-americanos, já viram que Washington já trocou o “soft power” pelas mais descaradas mentiras e os mais injustificados ataques militares contra sete países muçulmanos, o “plano” de cercar a Rússia com bases de lançamento de mísseis, e de cercar a China com bases aéreas, navais e quartéis carregados de soldados.

Em outras palavras, já nem Washington acredita na força moral de Washington. Restam a força financeira e os exércitos – duas forças sempre insuficientes e que também fracassarão.

Nem Republicanos nem Democratas perguntaram por que os EUA estão em guerra contra os  muçulmanos, por Israel.

Por que norte-americanos são mandados à guerra, perdem pernas e braços, quando não a vida, os EUA empobrecem, o déficit de guerra já é impagável, já comprometemos o futuro de nossos filhos e netos... por Israel?!

A resposta dos dois partidos é por a culpa pela bancarrota nacional no pouco que Washington faz pelos norte-americanos mais pobres. A bancarrota dos EUA é culpa da Seguridade Social, de MedicaidMedicare, dos bônus de comida, dos subsídios à moradia, das bolsas de estudo – de qualquer coisa e de tudo que ajude mais os cidadãos que o 1%.

Em resumo, a posição política dos dois partidos é clara: se você não é o 1%, você é descartável.

Nos dois casos, do Obamacare e do programa Republicano de tíquetes, descartáveis são os norte-americanos que sofram de doenças terminais. Não interessam. O que interessa é o equilíbrio orçamental. Velho morto é mais barato que velho vivo. E mais dinheiro haverá para fazer guerras “de hegemonia” e reduzir impostos a favor do 1%.

Que povo, na história do mundo, foi algum dia piormente representado por seus governos e partidos políticos, que os norte-americanos? O governo, nos EUA, representa Israel e o 1%. O resto de nós somos descartáveis.

Vote em quem votar, seja qual for o Partido ou o candidato votado, quem votar nos EUA em novembro estará votando a favor de Israel.

E a favor do autodescarte.

2 comentários:

  1. Olha, muito bom o trabalhao de traduções de vcs. Sou leitor diário do blog e sempre reproduzimos artigos no DL ( site da Galiza e países lusófonos, sou um dos colaborados-editores que se tem no Brasil).

    Mas penso que seria interessante sempre dizer quem é o autor. Nem prescisa dizer se é comunista, republicano, etc, mas onde trabalha, que orgão acadêmico é vinculado e etc..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Sturt
      Não entendi bem sua questão uma vez que SEMPRE informamos o autor do artigo. Se você se refere aos tradutores faço notar que é um trabalho COLETIVO, sem tradutor determinado (nem todos residem no mesmo país) e que se alternam uns com outros dependendo da língua a ser traduzida. Noto também que a ESCOLHA do texto a ser traduzido também é esforço conjunto. As pessoas do Coletivo de Tradutores da Vila Vudu fazem esse serviço sem qualquer tipo de recompensa financeira. O DL assim como o sítio RESISTIR.INFO e/ou quaisquer outros podem e devem reproduzir textos/traduções deste blog desde que não por meio impresso sob risco de "copyright".
      Esperamos ter esclarecido suas questões.
      Castor

      Excluir

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.