domingo, 25 de julho de 2010

As distorções da metodologia das pesquisas do Datafolha!

texto de Marcos Doniseti (adaptado pela redecastorphoto)


Os textos do Nassif que postamos no blog redecastorphoto , “A Falha do Datafolha ou a Folha do Datafalha” , demonstraram pelo menos uma grave distorção metodológica das pesquisas do Datafolha, que é o fato de que o instituto não entrevista eleitores que não tem telefone fixo e nem celular.


Esta é mais uma manipulação das pesquisas do Datafolha. Até agora, o que sabemos é o seguinte:


1) O Datafolha não entrevista eleitores na área rural, onde vive 15% do eleitorado brasileiro e na qual Dilma abre uma vantagem de 17 p.p. sobre Serra na mais recente pesquisa do Datafolha (Dilma 49% X 32% Serra).

Com isso, se reduz, artificialmente, o percentual de votos de Dilma e se eleva o percentual de votos em Serra no resultado, distorcendo os números finais da pesquisa.


2) O Datafolha não entrevista eleitores que não tenham telefone, o que resulta em que cerca de 25% a 30% dos eleitores brasileiros jamais serão considerados pelo instituto paulista, pois eles não possuem nem telefone fixo e nem celular.


3) O Datafolha não inclui a informação sobre quais são os partidos políticos de cada candidato em suas pesquisas.

Por isso sempre temos, em suas pesquisas, um percentual maior de pessoas que declaram que irão votar no “candidato do PT”, no “Candidato do Lula” ou no próprio Lula.

Nesta pesquisa Datafolha este índice foi de 8%. Já no Vox Populi (que informa o partido de cada candidato) este índice é de apenas 5%, diferença de 37,5%, bastante elevada, portanto.


4) O Datafolha não faz entrevistas em residências, como acontece com os demais institutos, preferindo entrevistar eleitores em locais públicos de grande movimento.

Com isso, eleitores que raramente saem de casa raramente são entrevistados pelo Datafolha.


5) O Datafolha nunca respeita a proporção correta de eleitores com base nos aspectos da escolaridade e do nível de renda.

Ele sempre entrevista um número maior de pessoas de maior nível de escolaridade e de maior nível de renda do que seria o correto.

Além disso, muitas vezes, como ocorreu nesta pesquisa mais recente e em anteriores, o Datafolha também não respeita a divisão da população pelos estados e regiões do país. Frequentemente, o estado de SP tem um número muito maior de entrevistados do que seria o correto.


Tudo isso explica porque as pesquisas do Datafolha dão resultados completamente diferentes daqueles apurados pelo Vox Populi e pelo Sensus, principalmente.

Com relação ao Ibope, o mesmo também possui várias das discrepâncias apresentadas pelo Datafolha (não informa o partido dos candidatos e não faz nenhuma entrevista em área rural) o que explica o fato de que suas pesquisas, quase sempre, dão resultados semelhantes aos do instituto da “Folha” do Friazinho, que é um notório apoiador e um dos grandes sustentáculos das candidaturas do tucanas.

Baseado em tudo isso, o que se pode concluir é que a metodologia das pesquisas do Datafolha está completamente “furada” e a credibilidade das mesmas é zero.



É mais fácil, portanto, acreditar em cegonha, no Papai Noel, no Monstro do Lago Ness e na Maldição do Faraó do que nas pesquisas do Datafolha.


Texto chupado do blog Guerrilheiros do Entardecer e adaptado pela redecastophoto