sábado, 24 de julho de 2010

Resposta à Dani Tristão: Entrevista do Serra no “3 em 1” de TV Brasil

Esta resposta se refere a um e-mail recebido hoje pela manhã – está no pé da postagem – e que me fez pensar bastante, além de me solidarizar com esta nossa querida correspondente.

Prezada Dani

Eu não me decepcionei nem um pouquinho com a entrevista do Serra. Era de se esperar. TODOS, sem exceção, os “jornalistas” da TV Brasil SÃO do PiG. A Cruvinel foi até da Rede Globo... É a melhor escola que o PiG dispõe. A TV Brasil é apenas mais um emprego p’ra essa gente...

Entenda de uma vez por todas: NÃO EXISTE JORNALISMO NO BRASIL 2010. E não vai existir enquanto se mantiver o status quo da transmissão de informação e opinião nestas plagas.

Alguns tentam fazer alguma coisa, mas nada de jornalismo POLÍTICO de questionamento e análise CONFIÁVEL. P. ex.: o Azenha está fazendo uma excelente série de reportagens chamada “Vizinhos” na TV Record. Muito boa mesmo. Vale o tempo de assistir.

No entanto gostaria de saber se ele teria AUTORIZAÇÃO da TV Record para fazer uma série tão bem feita e tão detalhada sobre, p. ex., os sobreviventes das enchentes do Jardim Romano e adjacências colocando o dedo nas feridas POLÍTICAS e RESPONSABILIZANDO os governos paulista paulistano...

Citei o Azenha por ser um dos nossos e por ser um jornalista sem aspas... Só isso.

Quando você se indignou com a entrevista do Serra quase morri de rir... Novamente. Não de você, é claro; mas da PALHAÇADA proporcionada pelos “clowns” da TV Brasil que eu também assisti. Só que você levou a sério. Esta a razão da minha resposta. E via blog... Também.

Entenda de uma vez por todas: o JORNALISMO e os JORNALISTAS brasileiros são INCOMPETENTES, em geral. Vagabundos empedernidos, por não trabalharem/investigarem –são meros repetidores de informes de agências - devidamente as suas reportagens. VENAIS por venderem seus textos RUINS e opiniões partidarizadas por empregos pouco dignos. E, principalmente, BAJULADORES de AUTORIDADES.

É claro que existem exceções. Mas estas são realmente exceções... Que confirmam a REGRA GERAL acima exposta.

Abração

Castor

*****

Caro amigo Beto Almeida, é demais,

assisti ontem o "3 em 1" com Dilma. Foi uma excelente entrevista e ela se saiu muito bem em todas as perguntas capciosas.. Hoje, para minha surpresa o entrevistado Serra praticamente não foi entrevistado. Parecia estar dando uma palestra, pois quase em momento algum foi interrompido e muito menos perguntado sobre questões polêmicas como: pedágios; a mentira da FAT, a mentira dos genéricos, a greve dos professores em SP etc... Nada!! Enquanto Dilma foi questionada pelos dossiês inexistentes, e tudo mais que o PiG - Partido da imprensa Golpista - inventa contra ela, o PT e tudo mais que envolve essa campanha.

Que uma coisa dessas aconteça na Band, Record etc ainda vá lá. Daria para entender os motivos. Mas como eleitora do presidente Lula que hoje faço parte, junto com 86% da população, não vou entender nunca uma "entrevista" absolutamente dócil como essa com o Serra hoje.

Estou profundamente decepcionada com a Tereza Cruvinel; dentre outras coisas, o Serra disse que a Receita está aparelhada pelo PT e por isso os dados do Eduardo Jorge foram acessados.... E os 3 jornalistas ficaram quietos! O Azedo e o outro jornalista do Estadão já era de se esperar...

Ou essa TV Brasil define a que veio, ou não tem o menor sentido de existir.

De jornalistas medrosos, encurralados, safados, vendidos, hipócritas, nós já temos o suficiente pra agradar a direita ou a elite.

Como cidadã brasileira, exijo que a TV Brasil venha cumprir a demanda do povo brasileiro, que jamais possuiu uma imprensa digna, imparcial, que visa o interesse da população e não da elite. Não é pedir muito!!! Afinal é o povo que paga pela existência dessa TV que insiste em não cumprir o seu papel de TV pública.

Dá uma olhada na entrevista - não sei se a TV Brasil disponibiliza, ou certamente estará em algum blog (Tijolaço, Conversa Afiada, etc...): é triste ver a passividade dos jornalistas(?)!

É sabido que o Serra demitiu um jornalista da TV Cultura por motivos deploráveis. Nem isso os entrevistadores tiveram coragem de abordar.

A nossa(?) TV Brasil trata o Serra melhor que e TV cultura. Não é hilário?

O que está acontecendo com essa TV?

Há muito tempo estávamos esperando para se ajustarem até conseguirem fornecer o que o povo quer assistir. O tempo passou e nada de novo aconteceu.

O que devemos esperar mais? Quando essa TV irá cumprir o seu papel? O que ela teme?

Estamos em plena campanha e essa TV BraZil está me tirando do sério. Infelizmente!

Dani Tristão