quarta-feira, 14 de julho de 2010

Dívida dos EUA é rebaixada... por uma agência chinesa de ratings


A principal agência de crédito da China está se revoltando contra o historicamente estelar rating de crédito dos EUA, dizendo que a pesada dívida carregada pelo Tio Sam a torna um risco de crédito maior do que a China. A Dagong Global Credit Rating, que anteriormente apenas classificava os títulos, publicou o seu primeiro conjunto de avaliações de dívida soberana esta semana, dando uma virada revolucionária na avaliação de crédito de 50 nações, incluindo China, Egito e Alemanha.

Baseando-se em um "novo tipo de sistema" que pune países com elevados níveis de endividamento e que visa a corrigir os conhecidos vieses dos seus concorrentes ocidentais, a Dagong concede notas mais altas a uma superpopulosa e comunista China do que para os EUA, França, Grã-Bretanha, África do Sul, Coréia e Japão. De acordo com a Dagong, que diz ser uma empresa privada e independente, a China merece uma avaliação "duplo A mais" com uma perspectiva "estável" em comparação com o rating "duplo A" com um viés "negativo" agraciado pelos EUA.

A perspectiva é muito diferente da de outras agências que julgam a classificação creditícia de outros países: todas, Moody's, Fitch e Standard & Poor's, classificaram os EUA com a mais alta nota possível, o "triplo A". A classificação mais alta para a China dessas agências, pelo contrário, é uma avalliação "duplo A negativo", da Fitch. A revolta com as classificações vem quando as perspectivas financeiras dos EUA ficam cada vez mais obscuras e a reputação das "três grandes" agências de ratings permanece manchada pela crise do crédito não prevista. No entanto, os investidores dizem ser improvável começar a confiar nas análises da Dagong, quando se trata de avaliar o futuro dos EUA ou qualquer outra economia.

A informação original, em inglês, está em: US debt downgraded . . . by China rating agency

tradução colhida em:
Painel internacional