quarta-feira, 7 de julho de 2010

Novidades (quase) idênticas - Canadá e Santa Catarina

Novidades do Eike Baptista vindas de Santa Catarina

ENQUANTO O CANADÁ
CONDENA O EMPREENDIMENTO DA VALE
NA PROVÍNCIA DE ONTÁRIO POR CRIME AMBIENTAL, OS PRINCIPAIS CANDIDATOS AO GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA AMEAÇAM PUNIR TÉCNICOS AMBIENTALISTAS POR TENTAR IMPEDIR O EMPREENDIMENTO SEMELHANTE, MAS DE EIKE BAPTISTA QUE CONTAMINARÁ AS PRAIAS DE FLORIANÓPOLIS.

Novidades da Vale vindas do Canadá

Depois de mais de dez anos de batalha em uma ação coletiva judicial (que teria sido a maior class action ambiental da história do Canadá), os mais de 6.500 habitantes vitimas de contaminação acabam de ganhar ação contra a Vale na qual ela foi condenada pela Corte Superior de Justiça da Província de Ontário a pagar indenizações que perfazem um total de 32 milhões de dólares canadenses (o valor da indenização que cada morador receberá vai depender de seu nivel de proximidade em relação a refinaria, variando entre 23.000, 9.000, 2.500).

Graças a nossa articulação com Diana Wiggins, o caso foi incluído no dossiê e comentado durante o I Encontro dos Atingidos pela Vale e se refere a uma localidade chamada Port Colborne, onde a INCO manteve uma refinaria por algumas décadas. Ao comprar a INCO, a Vale foi obrigada a assumir esse passivo.

Peço que me ajudem a transmitir essa mensagem aos demais que porventura eu esteja esquecendo.

Nesta quarta e quinta , os mais de 3.500 trabalhadores da VALE/Canadá, vão decidir se continuam a greve ou aceitam a proposta de acordo estabelecida entre Vale e o sindicato USW.


alerta enviado por Raul Longo