quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Judith Butler: nova vítima do “lobby” israelense na Alemanha


17/9/2012, Ludwig Watzal, Palestine Chronicle
Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu

Leia também:
7/4/2012, redecastorphoto, Baby Siqueira Abrão em: O poema que desmascarou Israel


Ludwig Watzal
Campanhas de difamação contra pessoas que não obedeçam a pauta estreita, “politicamente correta”, e respectiva retórica, no que tenham a ver com expor as repetidas violações de direitos humanos e a opressão brutal, por Israel, do povo palestino, são rotina na ação do lobby israelense pró-sionistas na Alemanha.

A mais recente vítima do lobby israelense pró-sionistas na Alemanha é Judith Butler, professora do Departamento de Retórica e Literatura Comparada e co-diretora do Programa de Teoria Crítica na Universidade da California, Berkeley. Butler também é militante ativa da luta contra preconceito de gênero, pelos direitos humanos, contra a guerra, e participa do movimento Voz Judaica pela Paz. Esse ano, recebeu o Prêmio Adorno, da cidade de Frankfurt, distribuído a cada três anos, no valor de 50 mil euros.

Judith Butler
Por que Judith Butler foi massacrada? Seu “crime” é incluir o Hamás e o Hezbollah como parte ativa da esquerda global, e apoiar a campanha BDS (Boicote, Desinvestimento, Sanções) contra o consumo de produtos israelenses provenientes dos Territórios Palestinos Ocupados. Imediatamente depois de divulgada a notícia de que lhe fora conferido o Prêmio Adorno, abriram-se contra ela as portas do inferno.

A procissão de detratores foi chefiada pelo Secretário Geral do Conselho dos Judeus na Alemanha, Stephan Kramer; ao seu lado apareceram imediatamente o embaixador de Israel na Alemanha, seguido dos suspeitos de sempre.

Kramer acusou Butler de ser “odiadora confessa de Israel” e “cúmplice” do Movimento BDS, apesar da abordagem nuançada de Butler sobre a campanha BDS; classificar o Hamás e o Hezbollah como parte da esquerda global ignoraria a visão de mundo fundamentalista arcaica dos dois grupos, sobretudo contra as mulheres. Mas Kramer não rotulou a crítica que Butler construiu contra a política de governo de Israel como “antissemitismo”. A controvérsia em torno do Prêmio Adorno revelou a tensão existente dentro do judaísmo entre a ética universalista e as tendências nacionalistas, autoritárias, do sionismo.

Neve Gordon
Na furiosa campanha movida contra ela, Butler manteve-se inabalável. Recebeu apoio, dentre outros intelectuais alemães, do professor Micha Brumlik da Universidade de Frankfurt e do professor Neve Gordon da Universidade Ben-Gurion em Beer-Sheva. Gordon escreveu:

A bem orquestrada caça às bruxas, iniciada pelos autoproclamados “Intelectuais pela Paz no Oriente Médio” contra Judith Butler é sórdida tentativa – baseada em mentiras e meias verdades – para silenciar uma vigorosa crítica contra a política de abuso de direitos que Israel pratica nos Territórios Ocupados.

Campanhas de difamação promovidas pelo “Lobby  sraelense” na Alemanha acontecem periodicamente. Antes da atual campanha contra Butler, houve a campanha contra Gunter Grass, prêmio Nobel, que se atreveu – no poema “O que tem de ser dito” [ing. What has to be Said  [1]] ” – a sugerir que o governo israelense é maior ameaça à paz mundial que o Irã. Embora o Conselho dos Judeus na Alemanha tenha iniciado a campanha, as calúnias foram publicadas em toda a grande imprensa alemã, com a única exceção do semanário “der Freitag” de Jakob Augstein.

Há dois anos, a famosa advogada e militante da defesa de direitos humanos Felicia Langer, que vive na Alemanha, foi também massacrada pelo “lobby israelense” e seus infames apoiadores, imediatamente depois de receber a prestigiada medalha da “Ordem do Mérito de Primeira Classe da República Federal da Alemanha”. Alguns caluniadores não se envergonharam sequer de tentar chantagear o presidente da Alemanha, ameaçando-o de devolver as próprias medalhas, no caso de o presidente não cancelar a condecoração de Langer.

Dra. Ghada Karmi
O modo como as instituições alemãs e seus representantes tratam os professores palestinos é exemplificado pelo caso da conhecida professora britânico-palestina Dra. Ghada Karmi da Universidade de Exeter. Em fevereiro de 2012, a professora Karmi foi convidada para falar sobre a Palestina, numa conferência na Universidade de Bremen. No último minuto, o convite foi cancelado, e a universidade declarou que as ideias da professora não seriam “adequadas”. Depois se descobriu que um aluno dos cursos de pós-graduação, israelense, havia protestado contra a conferência ter convidado a professora Karmi, que teria ideias “antissemitas”. As mesmas acusações infundadas foram feitas contra o professor Ilan Pappé, judeu israelense, para impedi-lo de falar em público na Alemanha.

O pior aconteceu, no caso da professora Karmi, quando ela participava de uma conferência, dias 8-9/6/2012 na Universidade Livre de Berlim, organizada pelo Research College da mesma universidade em colaboração com o Conselho Alemão de Relações Internacionais. Nas palavras da professora Karmi:

O que aconteceu ali foi deprimente manifestação da hipocrisia alemã diante dos israelenses presentes e mal disfarçado incômodo com a minha presença, como se lamentassem a autorização para que se ouvisse uma voz palestina.

A professora Karmi foi apresentada à conferência por um representante do Conselho Alemão de Relações Internacionais, como alguém que, segundo “alguns israelenses” é “terrorista palestina”. O público não protestou nem a universidade pediu desculpas à professora. Se algum representante do Conselho Alemão de Relações Internacionais se atrevesse a apresentar algum professor israelense como alguém que segundo “alguns palestinos” é “terrorista israelense”, sua carreira acadêmica estaria imediatamente terminada.

Essas campanhas de difamação são retrato claro da desoladora paisagem política na Alemanha, hoje.



Nota dos tradutores

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.