terça-feira, 16 de julho de 2013

Pepe Escobar: “E agora, com vocês... O INSURGENTE SÍRIO MODERADO”

15/7/2013, Pepe Escobar, The Roving Eye, Asia Times Online
Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu

Pepe Escobar
Olá, meu nome é Mostafa, o insurgente moderado de vocês. Escrevo essas mal traçadas linhas, porque precisamos muito da sua ajuda. Podia ter criado uma página no Facebook, tipo “Mandem armas para quem precisa” ou coisa parecida, ou pedir que o Observatório Sírio de Direitos Humanos nos produza um vídeo para YouTube, mas prefiro falar diretamente ao coração de vocês.

Nosso Comandante Supremo, o abençoado general Salim Idriss, reconheceu que já estamos recebendo muitas armas novas de muitos países árabes amigos, que nos ajudaram a “destruir mais de 90 carros blindados” do regime sírio. Claro que a Amêríka nos ajudou a arranjar as armas. Mas precisamos de outras, mais.

O presidente aí, Sr. Obama, disse ao abençoado rei da Arábia Saudita, na 6ª-feira passada, que se comprometia a nos garantir mais apoio. O Secretário de Estado aí, Sr. Kerry, disse no sábado que tem de haver mais apoio cá para nós, “para que haja impacto em campo”. A CIA aí disse que tomarão cuidado para que só insurgentes moderados ponham as mãos nas armas; que para o pessoal do mal, nada de armas.

Mas o Congresso aí está segurando as nossas armas. Ah, essa gente de Congressos!

Não façam birra! Temos aqui tanta fraternidade de nações. Gente de 29 diferentes países! OK, há montes de salafistas, uns deles bem esquentados. Mas, para nós, são todos irmãos. Verdade seja dita: o que mais tem por aqui é insurgente moderado.

Talibã moderado...
Como? Vocês não gostam dos moderados? Lembram quando queriam conversar só com Talibã moderado? Então? Agora, estão conversando com Talibã moderado! E os Talibã no Paquistão, agora, até já estão mandando gente para nos ajudar! Dia desses, desfraldaram uma enorme bandeira branca, dos Talibã, num ponto, lá, da fronteira turco-síria. Que abençoado momento!

Nossos irmãos Talibã chegam pela Arábia Saudita. Por que vocês não fazem como os sauditas? Aqueles, sim, jamais nos deixaram na mão; sempre lutando contra os apóstatas iranianos e xiitas. Os Talibã também sabem combater apóstatas e xiitas. Aprenderemos muito, portanto, com eles.

Vocês estão vendo como é dura a vida de insurgente moderado? Além de ter de lutar contra o desprezível ditador, em Damasco – temos de combater os apóstatas xiitas e temos de enfrentar até os terroristas! Oh, Amêríka! Os terroristas estão entre nós, exatamente como aí, entre vocês.


Falo daqueles terroristas da gangue Nusra. Não são do bem; não sabem “cortar sem deixar rebarbas”, como vocês dizem na Amêríka. Mataram nosso amado irmão Kamam Hamami, em Latakia! Degolaram dois outros amados irmãos nossos e deixaram as cabeças numa lata de lixo numa praça em Dana, na província Idlib, perto da fronteira turca. Estupraram um menino local. Não são do bem.

Lembram-se daquele que comeu o pulmão – pode ter sido um rim – de um soldado sírio morto? Todo mundo viu, deu no YouTube? É. Há quem diga que não era jihadista. Que era um dos nossos. Era “moderado”. OK, OK, admito. Ele pode ter ido além da conta, sim, mas quem não vai? Pessoal, prestenção, isso aqui é guerra.

Por favor, por favor, acreditem em nós: nós não somos a al-Qaeda; somos bons moços. Aqueles al-Qaeda, eles não sabem nem em quem é jihadi no Iraque e quem é jihadi na Síria: eles se acham diferentes. Aqui na Síria há tantos jihadis de tantos lugares diferentes, que já não sabemos nem para quem trabalha cada um, uma confusão terrível! Mas o que isso tem a ver conosco? A gente é os mocinhos.

Bom, OK, sim – é verdade que no campo de batalha temos de conversar com os nem tão moderados. Até organizamos operações conjuntas. Afinal, os melhores combatentes são eles, não nós. Muitos, ali, já lutaram até contra vocês, Amêríka, na província de Anbar no Iraque! E agora... são amigos de vocês. Voltando àquele assunto: se nós, pelo menos, tivéssemos mais armas... Aí, sim, a gente acabava com eles! Mandava eles de volta prá além do fundão do beleléu, de onde eles saíram.

Charge do Latuff

Prometemos que entregaremos tudo que vocês pedirem. Prometemos que cada uma e todas as batalhas serão documentadas para os especialistas de vocês – fotos, YouTubes, tudo, mandaremos pacote gordo, para aquela sala de operações na Jordânia. Aí vocês vão ver que somos muito, muito, mesmo, de verdade, moderados. Mandem o espião na Agência de Segurança Nacional lá, aquele, que nos espione, para vocês verem que fazemos, garantido, “corte sem rebarbas”, serviço limpo.

OK, nossos gloriosos batalhões celebram os ferozes, históricos guerreiros árabes sunitas. Mas, afinal... Ora! São os nossos heróis. Vocês não celebram seus heróis combatentes aí na Amêríka – feito seu presidente Eisenhower? Taí! Sim! Nós somos moderados como o Eisenhower de vocês. Só queremos vencer. Quem não quer vencer? Vocês não adoram armas? Vocês aí não guardam armas em casa, em todas as casas? Nós também precisamos de armas – para nos defender. Assim, por favor, por favor, doem, doem, generosamente, armas a mancheias! Prometemos que elas nunca serão usadas contra vocês.

Agradeço pela atenção dispensada subscrevo-me, seu humilde criado,

Mostafa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.