terça-feira, 2 de julho de 2013

Entrevista de Nicolás Maduro sobre Snowden, Petróleo, Irã e... Venezuela

2/7/2012, Russia Today (vídeo e excerto da entrevista traduzida)
Excerto sobre Snowden traduzido pelo pessoal da Vila Vudu



38’30: Os EUA deram asilo político a terroristas que atacaram a Venezuela. E são protegidos do governo dos EUA. Posada Carriles, que roubou um avião, vive em Miami protegido pelo governo dos EUA. São, digamos, os grandes paradoxos da política internacional que temos de resolver.

Não tenho nenhuma comunicação oficial de que Edward Snowden tenha pedido asilo político a Venezuela. Há notícias na imprensa. Ao final dessa nossa viagem, teremos confirmação, ou não, desse pedido. Daqui vou a Minsk, e de lá voltamos a Caracas. Devo chegar na noite de 3 de julho. Até lá poderemos avaliar as informações que haja, para poder confirmar ou não o pedido de asilo desse jovem norte-americano, de 29 anos.

O que tenho dito, e é nisso que acredito profundamente, é que esse jovem tem de ser protegido pela humanidade. Pela humanidade, você, eu, nós todos, a juventude, temos de agradecer a este moço, que saiu, com dignidade e com rebeldia, para dizer ao mundo que a elite que governa os EUA tem mecanismos com os quais pretendem controlar a informação, espionar o mundo inteiro. Espionam até seus próprios alidado, como a União Europeia em Bruxelas. E que faz a União Europeia? Escreve uma cartinha diplomática, nada mais, em que diz que não reagirá com as forças que os povos daqueles países desejam.

Os EUA espionam todos os governos do mundo, até os seus mais servis aliados na Europa, que seguiram os EUA nas últimas guerras, na destruição da Líbia, da Síria. Não respeitam ninguém no mundo.

E esse jovem, Snowden, levantou uma bandeira de alerta, a tempo, dirigindo-se à opinião pública mundial. O grande poder verdadeiro que pode mudar o mundo, como disse Chávez num de seus livros, é a opinião pública mundial, a juventude do mundo. Cabe a todos. Se vão deixar Snowden sozinho, para que o persigam e castiguem e o destruam. Que delito ele cometeu? Que lei, em todo o mundo, ele infringiu? Quantos mísseis Snowden disparou? Quantos milhões de pessoas matou?

Ele, sim, nos está salvando, porque está lançando um alerta, a tempo, de que um império belicista pretende controlar amigos e inimigos e o mundo inteiro. Isso é inaceitável. O povo venezuelano levantamos nossa voz de solidariedade com esse jovem. E fazemos um chamado ao mundo: o mundo tem de proteger Snowden. Proteger Snowden é proteger o direito que todos temos, a uma vida de tranquilidade e paz.

Antes de saber se podemos, a Venezuela, dar asilo a Snowden, caso peça, será preciso saber o que diz o mundo. O que dizem os jovens norte-americanos. O que dizem os intelectuais. Vão continuar calados? Os movimentos sociais, de direitos civis nos EUA e todos os que lutam pela liberdade, nos EUA. Que dizem os estudantes, a classe operária nos EUA e até os meios de comunicação nos EUA. Vão proteger seu jovem de 29 anos, ou vão deixar que o governo dos EUA o persiga, até destruí-lo? Quando eu receber o pedido, decidirei.

Patiño, chanceler do Equador disse que UNASUL, que tem uma agência de defesa do continente, deve investigar as revelações que Snowden fez ao mundo. Concordo com ele.

De nada adiantará continuar a falar sobre o caso Snowden como se fosse uma novela. Agora, é importante é que se investiguem as denúncias que ele expôs ao mundo e que o mundo busque meios para protegê-lo. 

[A jornalista insiste em perguntas jornalísticas, sempre tolas].

Eu me pergunto é o que mais esse jovem saberá, a ponto de ter contra ele todo o governo dos EUA, a ponto de ter posto o presidente Obama a telefonar para presidentes pelo mundo, que pôs Kerry a telefonar e a correr pelo mundo, para pressionar governos.

O gesto de Snowden não é gesto de impulso. Deve ter considerado por longo tempo o que faria. Penso na mãe dele, na família dele, nos amigos dele. Um jovem põe a própria vida em perigo, para revelar tudo aquilo ao mundo.

A Venezuela não tem medo do Império e de ninguém. Mas é preciso que a juventude se levante, todos, em defesa desse jovem chamado Edward Snowden. Ou teremos desistido de nosso sonho de outra humanidade que possa viver em paz.

O gesto desse jovem é parte de um movimento maior, de todo o mundo: um jovem que decide não viver mais dissociado dos destinos do mundo.

[E prossegue a jornalista a insistir sobre assuntos que nem Deus discutiria por televisão e/ou com jornalistas].
_________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.