quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Hassan Rouhani, presidente do Irã: “O ocidente fortaleceu os terroristas no Oriente Médio”

5/9/2013, Al-Manar, Líbano (Excerto de entrevista)
Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu

Presidente do Irã,  Hassan Rouhani durante entrevista
O presidente do Irã, Hassan Rouhani disse, nessa 4ª-feira, que Teerã continuará a apoiar Damasco, e condenou qualquer ação militar contra qualquer país da região, especialmente a Síria.

Rouhani destacou que a estabilidade e a segurança da Síria são importantes para a República Islâmica e que qualquer ataque contra Damasco repercutirá em toda a região, principalmente contra os aliados dos EUA.

Um dos problemas que o ocidente criou para o Oriente Médio é ter fortalecido o terrorismo” – disse Rouhani, repetindo que “derrotar o terrorismo e resistir contra intervenção estrangeira são dos itens básicos do programa do governo do Irã”.

O governo do Irã continuará a garantir ajuda humanitária ao povo sírio, que enfrenta severas limitações em suas condições de sobrevivência” – disse o presidente.

Por sorte, o complô ocidental contra a Síria está encontrando vários obstáculos. A Câmara dos Comuns britânica já se opôs ao ataque como lhe foi apresentado, ao perceber que só traria destruição. E o fato de Obama ter precisado buscar a autorização do Congresso confirma que o ataque contra a Síria, que não tem suficiente legitimidade internacional, também não tem legitimidade entre o povo dos EUA”.

Para o presidente iraniano, “o principal problema na Síria é que a intervenção estrangeira e a infiltração de terroristas estão fazendo calar a livre manifestação do desejo do povo sírio. O Irã continua a insistir em intensos esforços políticos, para preservar a estabilidade regional” – afirmou o presidente Hassan Rouhani.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.