quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Nunca antes na história do Irã!

Ministro de Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, relata, pelo Facebook, seu trabalho na ONU

26/9/2013, The Iran Primer – US Institute of Peace
Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu

Mohammad Zarif

Olá, amigos.

Lamento, mas já se passaram dois, quase três dias, e não pude fazer esse relato diário do que se passa por aqui. São 6h da manhã da 5ª-feira. Farei relato rápido, e talvez no sábado ou domingo, consiga tempo para escrever mais detalhadamente.

As reuniões: Esse ano, todo mundo quer reunir-se com o Irã. A agenda do Dr. Rouhani e a minha, esse seu criado, continuam apertadíssimas. Não estamos dando conta de todas as reuniões solicitadas, por falta de tempo. Às vezes, apesar da minha insistência e da disposição do amado presidente para participar de todas as reuniões, ele não me envolve nos seus planos, e nos separamos, cada um para uma reunião diferente. Temos visitado muitos dos países mais importantes e efetivos, e hoje as visitas continuarão.

O discurso: O discurso de nosso amado presidente da República [na ONU] foi calorosamente recebido por políticos e mídia. Dessa vez, só a delegação de Israel levantou-se e deixou a sala. Mais ninguém.

Durante as reuniões e discussões formais e informais, todos os países ocidentais e em desenvolvimento são unânimes nos elogios ao discurso: foi um ponto de virada.

Hassan Rouhani
Durante o discurso, esse ano, manifestamos total apoio aos palestinos (cerca de 95% dos discursos esse ano falaram de Síria e Palestina) e [o presidente do Irã] mostrou, inclusive, como enfrentar o apartheid na Palestina. Não permitimos que Israel explore nossas palavras, usando-as para chantagear outros países.

Mais uma vez, e já são oito anos, Israel ficou isolada durante a Assembleia Geral. Muitos chefes de delegação chegaram ao salão no instante em que ia começar o discurso do Dr. Rouhani; e saíram imediatamente depois do fim do discurso.

Como já disse no Parlamento, as capacidades do Irã para expor ideais sinergéticos, e os nossos interesses nacionais, não conflitam nem se limitam, umas, os outros. 

Opiniões expressas em termos de moderação, o discurso do Dr. Rouhani foi firme e objetivo. Por isso, o discurso reafirmou as posições de princípio do país, ilustrou a confiança do povo e das autoridades, e garantiu uma visão de mundo diferente, não provocativa.

Hoje, o presidente falará à Assembleia Geral sobre desarmamento. O Dr. Rouhani, como secretário-geral do Movimento dos Não Alinhados, apresentará uma posição coletiva, cujos termos foram discutidos em várias sessões do Movimento dos Não Alinhados. Em outras palavras: mais de 100 representantes participaram da redação desse discurso.

O grupo P5+1 [Grã-Bretanha, China, França, Alemanha, Rússia e EUA]: Hoje, pela primeira vez em oito anos, haverá negociações do P5+1 com o Irã, em nível de ministros de Relações Exteriores. É um primeiro passo para manifestar a vontade política de avançar, pela primeira vez, em oito anos. É um começo, para mostrar vontade política de andar na direção de resolver a questão na Assembleia Geral.

Mas os ministros dos países P5+1, como eu, esse seu criado, temos agendas muito apertadas. Espera-se que a sessão não seja longa e não se conta com chegar a alguma solução nessa sessão. Um próximo encontro está planejado para o início de Mehr (final de outubro), na sede europeia da ONU, em Genebra. Mas, com as graças a Alá e as orações de vocês todos, abençoados sejam, espero por um bom primeiro passo na direção de alcançarmos uma solução ampla e um resultado que, esperamos, salvaguarde o orgulho do nosso país e o bem-estar do povo.

Peço desculpas, mais uma vez, pelo atraso de alguns dias, mas novamente tenho de suspender esse serviço que aqui cumpro. Ontem, estivemos reunidos até às 23h com membros chaves de think-tanks norte-americanos, na presença do presidente. Alguns, daquela elite norte-americana, manifestaram ideias muito positivas.


Nesse momento, são 18h40; das 19h às 19h15 tenho visita marcada de um importante iraniano, presidente de uma das universidades mais importantes nos EUA. E às 20h começam as reuniões de ministros. Que Alá zele por todos vocês. Meus olhos contam com suas orações. Sejam todos abençoados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.