sábado, 17 de julho de 2010

EUA, OTAN responsáveis pelos atentados no sul do Irã

Iranian lawmaker Mohammad Karami-Rad

(16/7/2010, Press TV, traduzido por Caia Fittipaldi)


Deputado iraniano denuncia: os recentes atentados à bomba no sul do Irã foram planejados e executados pelos militares ocidentais que ocupam o Oriente Médio, para disseminar o terror nas fronteiras do Irã.


Na 5a.-feira, 15/7, duas bombas explodiram em rápida sequência na praça em frente à grande mesquita de Zahedan. Morreram pelo menos 27 pessoas e há mais de 100 feridos, resultado de atentado terrorista que tudo indica ter sido ação de extremistas Wahabis e Salafis treinados pela inteligência dos EUA no Paquistão.


Deputado da Comissão de Segurança Nacional e Política Exterior do parlamento iraniano Mohammad Karami-Rad responsabilizou agentes dos EUA e da OTAN pelo planejamento e execução do atentado: "Os EUA devem ser acusados e julgados por esse ato terrorista", disse Karami-Rad em boletim distribuído pela Agência Mehr News , na 6a.-feira.


"Abdolmalek Rigi e seu irmão, em confissões colhidas depois de sua prisão e em documentos que exibiram, já comprovaram que os EUA e a OTAN estão diretamente associados àquele grupo terrorista", disse Karam-Rad, referindo-se ao grupo Jundallah.


"Tudo foi feito sob direta supervisão de agentes norte-americanos", disse o deputado, sobre os recentes atos de terrorismo cujo objetivo é desestabilizar o governo da República islâmica.


"Esse ato terrorista, imediatamente depois de os EUA terem fracassado na tentativa de sequestrar Shahram Amiri e depois de ele ter retornado é só mais uma prova da intervenção do governo dos EUA no Irã."


Para Karami-Rad, as operações terroristas no sudeste do Irã junto à fronteira do Paquistão visam a criar divisões sectárias, para aumentar a instabilidade na área de fronteira, e ampliar a guerra psicológica contra a República Islâmica.


O deputado iraniano disse também que "esses atos de terror cego fazem aumentar a solidariedade nacional no Irã, exatamente o contrário do objetivo a que visam os terroristas norte-americanos."


A reportagem original, em inglês, pode ser lida em: US, NATO behind Iran bombings: MP