quarta-feira, 7 de julho de 2010

O antijornalismo-empresa dos grupos midiáticos-terroristas

(Grupo Folha, Grupo Abril, Grupo Estado, Grupo Globo, Grupo Bandeirantes & quetais)

Erdogan e Nasrallah, nos funerais do Aiatolá Fadlullah

7/7/2010, Al-ManarTV, Líbano – Traduzido e comentado (logo abaixo) por Caia Fittipaldi e redecastorphoto, respectivamente.

O primeiro-ministro da Turquia Recep Tayyip Erdogan apresentou suas condolências ao secretário-geral do Hizbollah Sayyed Hasan Nasrallah, pelo falecimento do líder espiritual dos muçulmanos xiitar Aiatolá Mohammad Hussein Fadlullah.

Notícia publicada pelo Gabinete de Imprensa do Hezbollah informa que Sayyed Nasrallah agradeceu a Erdogan e à nação turca.

Segundo a mesma fonte, Sayyed Nasrallah falou com o primeiro-ministro turco por telefone, logo depois do falecimento do Aiatolá. Erdogan manifestou pesar e solidariedade à família de Fadlullah e ao povo libanês. Sayyed Nasrallah agradeceu o telefonema e a firmeza da posição de Erdogan no conflito Israel-palestinos: “A posição da Turquia encheu de esperanças o mundo árabe e o mundo muçulmano.”

O artigo original, em inglês, pode ser lido em: Erdogan Consoles Sayyed Nasrallah over Ayatollah Fadlullah's Death

_____________________________

Comentário da redecastorphoto

Mandamos aí essa notícia que, supomos, muitos esculhambarão-total, como notícia totalmente sem pé nem cabeça e sem “relevância jornalística”.

Sobre a coisa ter pé ou cabeça, não garantimos nada. Sobre ter “relevância jornalística”, não há dúvidas de que a notícia acima é relevantíssima, ou, melhor dizendo: a notícia acima teria alta relevância jornalística se existisse jornalismo no Brasil. Dado que não há, não garantimos nada sobre a relevância jornalística da notícia acima, para a cabeça da maioria.

Mas opinião de jornalista TOTALMENTE NÃO NOS INTERESSA. Nós somos a NOSSA mídia.

Consideramos MUITO importante saber que:

(1) Erdogan da Turquia é muçulmano do tipo religioso; e (2) que a Turquia, tão absolutamente civilizada e tão absolutamente aliada histórica de Israel e dos EUA, está hoje, com Erdogan, a um telefonema (amistoso!) de distância do Hizbollah.

Não sabemos o que pensarão os jornalistas de plantão, aí, no antijornalismo-empresa (é antijornalismo e é antiempresa e, sim, é antijornalismo-empresa, claro) que desgraça o Brasil-2010.

Suponho que não considerarão jornalística essa notícia, posto que não a vi em NENHUM jornal brasileiro, nem blog de jornalista metido a democrático nem nada.

Temos TODO o DIREITO de saber e de divulgar que, sim, (1) Erdogan é muçulmano religioso; e (2) vive a um telefonema (amistoso) de distância do Hizbollah, o que é MUITO importante e MUITO significativo, em pleno século 21.

Grupos terroristas-terroristas-mesmo são o Grupo Folha, o Grupo Estado, o Grupo Globo e mais UMA MONTANHA de blogs pressupostos MUITO libertários mas que, de tão jornalísticos que são, já são também agentes (jornalísticos) do atrasamento do leitor (e eleitor) no Brasil.