quarta-feira, 15 de setembro de 2010

DIREITOS HUMANOS

Laerte Braga*


O governo do Irã decidiu suspender a condenação de Sakineh Mohammadi Ashtiani, de 43 anos, acusada de cúmplice em homicídio e adultério. Sakineh, segundo as leis islâmicas, seria apedrejada até a morte. Ao informar que Sakineh não será apedrejada o governo iraniano afirmou também que o processo será revisto, mas não exclui a pena de morte e uma nova forma de execução. O enforcamento.


Cerca de trinta mil pessoas estão presas sem julgamento e processo ordinário nas prisões do Iraque. A ANISTIA INTERNACIONAL denunciou que as confissões são arrancadas através de tortura e acusou as forças militares e policiais dos Estados Unidos como sendo as responsáveis por essa situação.


Malcolm Smart, diretor da ANISTIA INTERNACIONAL para o Oriente Médio fez a denúncia em Londres e apresentou um relatório de cinqüenta e seis páginas sobre o assunto. Fala de prisões arbitrárias, estupros, tortura, desaparecimento de presos e conta a história de Ryad Mohamed Saleh al-Uqabi, preso em setembro de 2009.


Foi espancado durante seu interrogatório e a violência chegou a tal ordem que causou fratura em costelas e danos ao seu fígado. Morreu em 12 ou 13 de fevereiro e a causa foi hemorragia interna. A família recebeu o corpo semanas depois e uma certidão de óbito que apresentava como causa mortis “parada cardíaca”.


“Estupros, ameaças de estupros com golpes dados com cabos ou com tubos, descargas elétricas, unhas dos pés arrancadas com pinças e mutilações com furadeiras” são formas de tortura costumeiras nas prisões iraquianas, relata o documento da ANISTIA INTERNACIONAL.


A organização denuncia que os norte-americanos ao se retirarem do país transferiram milhares de presos sob sua custódia para as autoridades policiais e militares do governo daquele país, sem qualquer garantia que seus direitos elementares serão respeitados.


Teresa Lewis, de 40 anos, será executada no dia 23 de setembro numa penitenciária no estado norte-americano da Virgínia, acusada de tramar o assassinato do marido e do enteado. Teresa Lewis planejou a morte dos dois para receber uma apólice de seguro no valor de 250 mil dólares.



Há pouco mais de um ano organizações norte-americanas de direitos humanos trouxeram a público um relatório afirmando que cerca de 10% dos presos condenados à morte nos vários estados onde a pena ainda consta do código penal eram inocentes. Exames de DNA feitos após a execução – não disponíveis à época das condenações – provaram a afirmação.


Soldados de uma empresa contratada pelo governo dos EUA para recrutar, treinar e dirigir operações de guerra no Iraque e no Afeganistão (terceirização das forças armadas) foram mostrados a todo o mundo regozijando-se com a morte de civis iraquianos acusados de ajudar uma pessoa em dificuldades – “matamos todos os bastardos”.


http://video.google.com/videoplay?docid=-1269299404143213531#



Uma das séries de maior audiência na tevê dos EUA, num dos seus episódios, exibe um mexicano de 12 anos recrutado pelo tráfico de drogas que afirma aos policiais que o interrogam que “é tudo como se fosse vídeo game, mas que a realidade dá uma sensação maior de prazer”. A série é LAW AND ORDER.


O jornalista brasileiro Paulo Francis, em artigo publicado no jornal ESTADO DE SÃO PAULO, pouco antes de sua morte, afirmou que os jovens nos EUA crescem “aprendendo a matar seres verdes nas telas de computadores e jogos de vídeo e depois matam pilotando aviões onde o alvo é visto em telas semelhantes”. Francis morava nos EUA e não era (chegou a ser durante um período) um jornalista de esquerda.


Chamou esse tipo de fato como “morte limpa”.


Os Estados Unidos não subscreveram o tratado internacional que permite a prisão e julgamento de criminosos de guerra em qualquer parte do mundo. Nos acordos militares que assinam com suas colônias (Colômbia, por exemplo), impõem ao governo local cláusulas de exclusão desse item. Direitos Humanos, crimes de guerra. Exigem imunidade para a barbárie.


George Bush, antecessor de Obama, em seguida ao 11 de setembro, assinou o ATO PATRIÓTICO (Patriotic Act). Permite a tortura para obter confissões em nome dos interesses de seu país, prisões sem mandados judiciais ou flagrantes e transformou a base de Guantánamo, território cubano ocupado, em campo de concentração.


O site – Wikileaks - (ver sobre o assunto em: Editorial da redecastorphoto de 26 de julho de 2010) revelou no mês de julho passado mais de 92 mil documentos secretos da guerra do Afeganistão. Mostra o caráter brutal das operações militares de norte-americanos, a privatização dos serviços de inteligência e operações militares entregues a grandes corporações e até assassinatos seletivos de “inimigos”. A maior parte das operações sujas no Ocidente é realizada por agentes do estado de Israel, o MOSSAD.


Israel, ao contrário de Grã Bretanha, Alemanha, Itália, Colômbia, Paquistão, não é necessariamente, nem de longe, uma colônia dos EUA. É uma espécie de matriz dois.


Faz parte da corporação EUA/ISRAEL TERRORISMO S/A.


Osama bin Laden foi armado pelos norte-americanos para lutar contra a ocupação soviética no Afeganistão. Como Saddam Hussein, que recebeu armas químicas e biológicas para enfrentar o Irã numa guerra onde morreram mais de um milhão de pessoas.


Barack Obama é um presidente imobilizado pelas grandes corporações que transformaram os EUA numa mega empresa terrorista a partir do governo de George Bush, retomando um projeto iniciado com Ronald Reagan e parcialmente interrompido no período de Bill Clinton. Só parcialmente.


Admitiu que as privatizações e terceirizações dos serviços militar e inteligência custam demasiadamente caro ao contribuinte dos EUA, não correspondem às expectativas, mas que só conseguirá anular 7% dos contratos firmados nessa direção pelo governo anterior. Isso nos seus dois anos de governo que ainda restam.


Neste momento as perspectivas que venha a ser reeleito são mínimas. Mostra-se fraco diante do desafio imposto por corporações e Partido Republicano. Um governo paralelo controla os setores essenciais dos EUA.


As mais de 700 bases militares norte-americanas espalhadas pelo planeta, muitas delas (na Europa), com armas nucleares, asseguram aos Estados Unidos o controle absoluto de todo o mundo e geram a ameaça constante de uma guerra nuclear. É importante não se esquecer que norte-americanos foram os únicos até hoje a fazer uso desse tipo de arma (Hiroshima e Nagasaki).


E tampouco as declarações de George Bush quando da invasão do Iraque. “Se necessário usaremos armas nucleares de pequeno porte”. Mas terrível poder de destruição.


Um pastor norte-americano incitou cidadãos de seu país a queimar o Alcorão, livro sagrado dos muçulmanos. Cedeu aos apelos do presidente Obama e desistiu da idéia. Seus seguidores não. Exemplares do Alcorão foram queimados em frente à Casa Branca e em várias partes do conglomerado terrorista, antiga nação.


O cerco a Gaza mata crianças, homens e mulheres palestinos. É uma prática selvagem de terroristas de Israel. Roubam terras palestinas, saqueiam riquezas, prendem, torturam, estupram mulheres, crianças, assassinam e dispõem de armas nucleares.


Mas, no fim de tudo isso, a culpa é do Irã.


É claro que apedrejamento é selvageria pura. Que a pena de morte é uma boçalidade.



Teresa Lewis, a condenada a ser executada na Virgínia, em setembro, em seu último dia de vida terá direito a escolher seu prato preferido para sua última refeição, a assistência de um religioso e alguns privilégios tais como marca de cigarros preferida (se for fumante).


Sua sentença será executada através de uma injeção letal depois que seus cabelos forem raspados e por exigência da lei será assistida por testemunhas voluntárias ou selecionadas pelas autoridades. A família das vítimas tem direitos prioritários na platéia.


A boçalidade é só uma questão de forma. Apedrejamento ou injeção letal?


Na essência são iguais.


Os presos assassinados pela ditadura militar no Brasil (1964/1984) eram desovados nas ruas de São Paulo por caminhões do jornal FOLHA DE SÃO PAULO. Em seguida entregues às famílias em caixões lacrados, com a proibição de serem abertos. Os atestados dos óbitos falavam em “mortes por atropelamento, fraturas múltiplas, concussão cerebral, etc, etc”.


É o modelo cristão, ocidental e capitalista.


E Satã nasceu em Teerã. Os “anjos” chegam de Washington nos aviões das grandes corporações do complexo EUA/ISRAEL TERRORISMO S/A.


Despejam bombas de toneladas de democracia e espírito cristão.



*Texto elaborado para o Diário da Liberdade