sábado, 22 de fevereiro de 2014

Desconstruindo a traição de Yanukovich (e Yulia vai ser solta!)


22/2/2014, The Saker, The Vineyard of the Saker
Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu

The Saker
Então é isso. Yanukovich capitulou vergonhosamente. Assinou um acordo com os insurgentes, o qual, segundo a BBC inclui os seguintes itens:
  • A Constituição de 2004 será restaurada em 48 horas; e será formado um governo de unidade nacional dentro de 10 dias;
  • Reforma da Constituição que tornará equivalentes os poderes do presidente, do governo e do Parlamento, a ser imediatamente iniciada, para estar completada até setembro;
  • Eleição presidencial a ser realizada depois de a nova Constituição ser adotada, mas não depois de dezembro de 2014 e novas leis eleitorais a serem aprovadas;
  • Investigação sobre os recentes atos de violência, sob monitoramento conjunto das autoridades, da oposição e do Conselho da Europa;
  • As autoridades não imporão “estado de emergência” e os dois lados, autoridades e oposição cuidarão de evitar o uso de violência;
  • Todas as armas ilegais serão entregues a unidades do Ministério do Interior.

E o que significa tudo isso, em palavras claras?

Viktor Yanukovich
O dito “retorno à Constituição de 2004” significa, na verdade, que o presidente entregou todo o controle sobre a polícia e as forças de segurança, ao Parlamento. Assim, de um ponto de vista legal, Yanukovich entregou aos insurgentes o comando sobre as forças antitumulto (Berkut). Os mesmos insurgentes que até ontem espancaram, queimaram, agrediram, torturaram e assassinaram policiais das forças antitumultos hoje estão no comando, com autoridade sobre aqueles mesmos policiais que Yanukovich pôs nas ruas até ontem com ordens para não usar força letal.

À luz dessa absoluta monstruosidade, só posso aplaudir a sabedoria e visão civilizada dos governadores de Kharkov e da Crimeia, que tiraram das ruas todas as suas forças Berkut.

O chamado “governo de unidade nacional” significa que os insurgentes passam a governar o país, mas sem qualquer responsabilidade pelo desastre político, econômico e social no qual a Ucrânia será imediatamente mergulhada.

Quanto à chamada “investigação dos recentes atos de violência” evidentemente absolverá os terroristas e insurgentes de qualquer crime; e culpará os policiais que tentaram manter a lei e a ordem e proteger a presidência eleita.

É “acordo” que entrará para a história como um dos
maiores atos de traição nacional dos tempos modernos.

Yulia Timoshenko
Desnecessário dizer que os verdadeiros “cabeças” da insurgência, o chamado “Bloco da Direita”, rejeitou o acordo e prometeu continuar na “resistência” até completa “mudança de regime”.

Esse recente desenvolvimento realmente vira uma página. O experimento de uma Ucrânia como estado unitário claramente fracassou e, a menos que ocorra um milagre, o país mergulhará numa guerra civil, ao cabo da qual o país será dividido em duas ou mais partes, o que já parece inevitável.

Kiev caiu e o novo “Front Ocidental” andou cerca de 400 km na direção leste. Está para começar um longo conflito.

The Saker


PS: Acabo de ouvir que o Parlamento controlado pela “insurgência” acaba de aprovar uma ordem para libertar Yulia Timoshenko. Ótimo! Espero que Yanukovich passe imediatamente a ocupar a cela onde esteve Yulia: ele merece cadeia, muito mais do que ela jamais mereceu.

Um comentário:

  1. NOTA MUITO ÚTIL, de Tlaxcala, Rede Internacional de Tradutores:

    A Organização dos Nacionalistas Ucranianos [orig.Organization of Ukrainian Nationalists (OUN)], organização fascista criada em 1929 na Ucrânia do Oeste (então sob governo polonês), dividiu-se em duas em 1940: a OUN-M mais moderada, com Andriy Melnik; e a OUN-B mais radical, com Stepan Bandera. A OUN-B declarou uma Ucrânia independente, em junho de 1941, como estado-satélite da Alemanha Nazista. Todos os grupos direitistas na Ucrânia de hoje apresentam-se como herdeiros das tradições políticas da OUN, inclusive o Partido Svoboda, a Assembleia Nacional Ucraniana, o Congresso dos Nacionalistas Ucranianos e o Setor Direita (Pravyi Sector).

    ResponderExcluir

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.