quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Governo ucraniano combate contra fascistas

19/2/2014, [*] Moon of Alabama
Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu

Fascistas queimam barricadas de pneus  e veículos - Praça Maidan, Kiev (22/1/2014)
Notícias da luta em Kiev fazem crer que o governo da Ucrânia teria iniciado os confrontos, ontem, ao esvaziar a Praça Maidan. Nada disso.

Houve uma tentativa, pela oposição, no Parlamento, de alterar a Constituição. A tentativa foi derrotada pela coalizão da maioria devidamente eleita. Manifestantes de oposição, então, atacaram violentamente o prédio do Parlamento e tentaram ocupá-lo. A polícia respondeu, fez recuar os manifestantes e em seguida desalojou-os das posições de ataque em que estavam. Manifestantes violentos, a maioria dos quais de grupos fascistas, confirmaram essa sequência de eventos:

Alguns manifestantes reconheceram que contribuíram para a espiral de violência, atacando policiais nos confrontos de rua no começo do dia, próximo do Parlamento ucraniano, onde a minoria da oposição esperava conseguir aprovar alterações na Constituição que reduziriam os poderes do presidente Yanukovych.

Membro do Pravy Sector atira coquetel Molotov contra a polícia (21/1/2014)
O governo ucraniano está combatendo contra fascistas bem armados, não contra manifestantes pacíficos. Doug Saunders do Canada's Globe & Mail, visitou Kiev recentemente:

Estamos no quartel-general do Pravy Sektor, ou “Setor da Direita”, o movimento de ultra-direita, descrito por muitos como fascista, cujas centenas de soldados (eles se autodesignam “um exército”) assumiram a face mais violenta do movimento de protesto que subverteu a política ucraniana, já custou várias vidas, e forçou o presidente Viktor Yanukovych a demitir o gabinete e prometer reformar a Constituição.
...

A organização física desses protestos, a construção de barricadas em torno de praças, a maior parte das construções em campo, o policiamento dos acampamentos e as batalhas à bala são quase integralmente trabalho da extrema direita. Em algumas cidades menores da Ucrânia, os protestos e invasões de prédios do estado parecem ter sido integralmente trabalho do Pravy Sektor.

Essa gente é o pior que pode existir. Esperemos que, afinal – embora, em minha opinião, com três meses de atraso – Yanukovich decida agir com firmeza contra eles.




[*] “Moon of Alabama” é título popular de “Alabama Song” (também conhecida como “Whisky Bar” ou “Moon over Alabama”) dentre outras formas. Essa canção aparece na peça Hauspostille (1927) de Bertolt Brecht, com música de Kurt Weil; e foi novamente usada pelos dois autores, em 1930, na ópera A Ascensão e a Queda da Cidade de Mahoganny. Nessa utilização, aparece cantada pela personagem Jenny e suas colegas putas no primeiro ato. Apesar de a ópera ter sido escrita em alemão, essa canção sempre aparece cantada em inglês. Foi regravada por vários grandes artistas, dentre os quais David Bowie (1978) e The Doors (1967). No Brasil, produzimos versão SENSACIONAL, na voz de Cida Moreira, gravada em “Cida Moreira canta Brecht”, que incorporamos às nossas traduções desse blog Moon of Alabama, à guisa de homenagem. Pode ser ouvida a seguir:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.