segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Ucrânia: o “ocidente” está brincando com fogo? Por quê?

1/2/2014, [*] Moon of Alabama 
Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu

Detalhe da Praça Maidan em Kiev em 30/1/2014
O “ocidente” está promovendo um bando de direitistas como se fosse alguma “oposição democrática” contra o governo eleito da Ucrânia. Como é possível que Kerry diga que as forças que lutam contra governo da maioria e eleito, estariam em “luta pela democracia”?

John Kerry
Há aqui um grande perigo. O núcleo ativo da “oposição” são grupos fascistas, somados a uma coleção violenta de holligans e militantes:

Aqueles grupos vão de radicais extremistas de direita e torcidas de times de futebol até veteranos do exército nacionalistas e grupos armados com porretes. E para gáudio do campeão mundial de boxe Vitali Klitschko, converteram-se em presença dominante que comanda a ‘'revolução'’. Todos que têm algum interesse em jogo na solução da crise política da Ucrânia — incluindo diplomatas dos EUA e da União Europeia que a tudo assistem em frenesi – já reconheceram o papel desses agitadores. Mas, agora, esses grupos estão-se tornando incontroláveis.

Ao promover a “oposição”, que não tem meios para vencer eleições, o “ocidente” apoia e estimula essas forças extremistas, que já declararam que visam a levar o país a uma guerra civil.

Neonazistas ateiam fogo em edifícios públicos em 23/1/2014
Aí está, bem clara, como já escrevemos, uma repetição da estratégia usada para reduzir a Síria a ruínas. Sob o disfarce de “manifestações pacíficas” que, como na Ucrânia, jamais foram pacíficas, incitam-se forças extremistas contra o estado e suas estruturas.

Mas qual o objetivo dessa já declarada tentativa de converter a Ucrânia em estado sem governo e, possivelmente, lançar o país numa guerra civil?

A Síria já não comprovou que essas forças extremistas voltam sempre, fatalmente, contra o “ocidente”?! O que há para [Kerry] ganhar, na Ucrânia, senão mais guerra?!



[*] “Moon of Alabama” é título popular de “Alabama Song” (também conhecida como“Whisky Bar” ou “Moon over Alabama”) dentre outras formas. Essa canção aparece na peça Hauspostille (1927) de Bertolt Brecht, com música de Kurt Weil; e foi novamente usada pelos dois autores, em 1930, na ópera A Ascensão e a Queda da Cidade de Mahoganny. Nessa utilização, aparece cantada pela personagem Jenny e suas colegas putas no primeiro ato. Apesar de a ópera ter sido escrita em alemão, essa canção sempre aparece cantada em inglês. Foi regravada por vários grandes artistas, dentre os quais David Bowie (1978) e The Doors (1967). No Brasil, produzimos versão SENSACIONAL, na voz de Cida Moreira, gravada em “Cida Moreira canta Brecht”, que incorporamos às nossas traduções desse blog Moon of Alabama, à guisa de homenagem. Pode ser ouvida a seguir:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.