domingo, 27 de abril de 2014

Oficiais das Forças Especiais da Ucrânia presos perto de Donetsk

27/4/2014, The Saker, The Vineyard of the Saker
Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu

O que a blogosfera e a Vila Vudu já sabemos sobre “comitiva” da OSDE detida na Ucrânia [mas o “jornalismo” brasileiro ainda não sabe 8-)) ]
Sobre a “comitiva da OSDE (Organização de Segurança e Defesa da Europa)” que andava pela Ucrânia e foi capturada, o que se lê no Portal Terra, hoje, está em: “Pró-russos apresentam observadores da OSCE detidos no leste”. Não é tão totalmente mentira como o que se lê/ouve/vê nos jornais e webpáginas e telinhas do Grupo GAFE (Globo-Abril-FSP-Estadão), mas ainda é incompleto, jornalismo insuficiente, também no Portal Terra.
Para completar-corrigir a “notícia” que se lê no Portal Terra, bastou uma rápida pesquisinha de Internet, que as crianças fizeram num minutinho, cá na Vila Vudu. Essa pesquisinha que, se as crianças fazem, qualquer “jornalista” deveria saber fazer e FAZER, informa, mais completa e corretamente, o que se lê em: “Ukrainian special forces team caught near Donetsk”.
Ora bolas, se o Portal Terra pode repetir baboseiras e BESTEIROL de propaganda distribuídas pelas agências ocidentais de notícias (Reuters, AFP, CNN [só rindo]), bem poderia também distribuir o que a rede Russia Today (RT), está distribuindo, ainda que fossem só baboseiras – e não são.
Então, de fato-fato, verdadeiramente bem pesquisado e noticiado – aqui distribuído de grátis! – o que há para saber sobre os tais “reféns” “capturados” por ucranianos pró-Rússia e ucranianos ("separatistas", como se lê em Portal Terra, sim, mas só porque querem separar-se bem separados, quanto mais separados, melhor, de EUA/UE/OTAN é o que se lê/vê a seguir:

The Saker
Rússia Today está noticiando que três oficiais da melhor unidade antiterrorista da Ucrânia – chamados “A”, ou “Alpha” – foram capturados na cidade de Gorlovka, perto de Donetsk. Foram apresentados publicamente e entrevistados por jornalistas. O artigo completo, de 27/4/2014, e o vídeo das entrevistas deles a jornalistas está em: “Three Ukraine elite Alpha group agents captured in Donetsk region.

Agora, me permitam oferecer alguma contextualização para essa informação.

As Forças Especiais SBU ucranianas são serviço secreto realmente assustador. Desde a fundação, logo depois da independência da Ucrânia, os SBU prestaram alguns serviços, prendendo gângsteres e criminosos, mas a missão pela qual se tornaram mais temidos, foi a de “executores” de qualquer serviço sujo exigido por quem estivesse no poder. A unidade top do top das Forças SBU deveria ser a unidade “A” ou “Alpha”, supostamente existente para prender terroristas. Chama a atenção, aí, que os tão orgulhosamente “independentes” neonazistas de Kiev tenham adotado a mesma denominação que seus odiados Moskals (russos), cuja afamada unidade antiterrorismo também é chamada “A” (“Alpha” já é invenção dos jornais norte-americanos, para fazê-las assemelhadas à Força “Delta” dos EUA; o nome real da unidade antiterrorismo russa é “Diretorado A”).

Viacheslav Ponomariov, de casaco vermelho, prefeito de Slaviansk e observadores da OSCE participam de encontro com jornalistas em 27/4/2014.
Seja como for, as unidades ucraniana e russa têm o mesmo nome, mas em matéria de competência e currículo os dois grupos são muito diferentes. Para começar, os agentes “A” russos jamais fizeram o serviço sujo de quem estivesse no governo; e não têm absolutamente qualquer função ou missão política. Em segundo lugar, as unidades russas realmente lutam contra o terrorismo e a ala mais pesada do crime pesadamente organizado.

Mas os “Alpha” ucranianos são tidos e havidos como os top dos top. São os mesmos que andaram sequestrando ativistas antirregime ao longo dos últimos meses. Devo lembrar, por justiça, que o último ex-comandante dos “Alpha” ucranianos foi demitido, porque se recusou a ordenar operações contra a população ucraniana falante de russo – o que prova que, sim, havia oficiais honrados naquele grupo. O que não se sabe é se permanecem lá ou se já desertaram e mudaram de lado. No caso atual, já se sabe que, dessa vez, tinham a missão de sequestrar o chefe de polícia local.

Os caçadores viram presa

Em vez, porém, de sequestrarem alguém, os agentes “Alpha” ucranianos foram capturados.

Agentes da força Alpha do regime de Kiev capturados perto de Donetsk
Os três “Alpha” capturados eram comandados em ação por um tenente-coronel, nada mais nada menos.

Do ponto de vista das milícias pró-Rússia, elas terem descoberto, interceptado e capturado três agentes “Alpha” que agiam clandestinamente, já é vitória fantástica. Mas terem capturado um tenente-coronel “Alpha” parece, mesmo, um milagre.

Tudo isso é também prova clara do nível absurdo de grave incompetência do serviço de segurança da Ucrânia, que um agente de tão alto escalão se tenha deixado capturar.

Tudo isso é, também, profundamente irônico.

Há dias o regime em Kiev só faz “noticiar” que prendeu oficiais do GRU, a inteligência militar russa, aqui, cá e acolá, e muitas e muitas vezes. Kerry disse que a Ucrânia “está lotada” deles. Jamais nenhum foi mostrado, é claro. Em Moscou, no quartel-general do GRU, o pessoal já está até preocupado, porque são tantos os agentes presos pelos neonazistas em Kiev, que, a continuar nesse ritmo, logo o prédio estará deserto. Imaginem, então, a dor e o embaraço, em Kiev, quando foram informados de que cidadãos autoorganizados em milícias de autodefesa, armados com pistolas, numa cidadezinha perto de Donetsk, conseguiram capturar vivos três oficiais e um tenente-coronel “Alfa” ucraniano.


O vídeo acima os mostra bem machucados – porque resistiram à captura – e absolutamente rendidos. Os três, visivelmente, já sabem que são candidatos a um verbete no Livro Guinness de Recordes, como “os mais patéticos incompetentes”.

As últimas 24 horas foram de total desastre para a Junta em Kiev: primeiro, espiões travestidos como observadores da OSDE são descobertos e presos; agora, três agentes “Alpha” também capturados.

Exceto alguns ataques a pontos de controle organizados por cidadãos, e assaltos para roubar comida e remédios, as forças da junta golpista em Kiev fracassaram em tudo que tentaram. O segmento de segurança da junta golpista, para segurança e policiamento, era o SBU, também o mais bem equipado e mais bem treinado. Agora, acontece isso.

Fico a perguntar-me o que mais pode dar errado. Talvez, se um mercenário norte-americano a serviço da CIA for capturado vestindo peruca? Ou talvez um serviçal da própria junta golpista, como Avakov ou Taruta?

Esperemos que nada de terrível aconteça amanhã, porque o regime em Kiev pode tentar alguma ação “muito macho”, para salvar a cara, como Reagan fez em Grenada (foi, pode-se dizer, a pior operação militar de toda a história moderna, por falar dela).

Permaneçam sintonizados. Saudações e boa-noite.

The Saker

Comentário definitivo do Zé do Côco da Vila Vudu ao ler esta tradução: Quer dizer: quem, diabos, precisa(ria) PAGAR para ler “informação” dos “jornais” e “portais” [só rindo] do “jornalismo” [só rindo muito] que desgraça o Brasil-2014?!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.