terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

A Europa promove a desnacionalização da água


A Europa prova do próprio veneno. Quem lembra da luta da Bolívia pela estatização da água? Vejam o que está acontecendo na Europa e logo após revejam “Encontro com Milton Santos”. Está tudo lá.
Silvio Tendler


==========================================

Encontro com Milton Santos
Documentário de Sílvio Tendler

Sílvio Tendler
No documentário que se segue, Silvio Tendler, a partir de entrevistas e ideias de Milton Santos, mostra que a nossa sociedade tem todas as ferramentas que precisa para fazermos um mundo justo. E que o povo, apesar de que a custas de muito sofrimento e dor, ja conseguiu ter a sua voz ouvida.

Apesar de ser de 2007, o filme se mantém super atual. Fala da manipulação da mídia controlada pelas grandes corporações (6 Empresas controlam 90% do mercado da mídia mundial), das ocupações de espaços públicos, da efervescência de arte e cultura que acontece nas comunidades carentes e periferias nos últimos anos e etc.

O mundo global visto do lado de cá, discute os problemas da globalização sob a perspectiva das periferias (seja o terceiro mundo, seja comunidades carentes). O filme é conduzido por uma entrevista com o geógrafo e intelectual baiano Milton Santos.

O cineasta conheceu Milton Santos em 1995, e desde então tinha planos para filmar o geógrafo. Os anos foram passando e, somente em 2001, Tendler realizou o que seria a última entrevista de Milton (que viria a morrer cinco meses depois). Baseado nesse primeiro ponto de partida o documentário procura explicar, ou até mesmo elucidar, essa tal Globalização da qual tanto ouvimos falar.

O documentário percorre algumas trilhas desses caminhos apontados por Milton, vemos movimentos na Bolívia, na França, México e chegamos ao Brasil, na periferia de Brasília. Em Ceilândia, a câmera nos mostra pessoas dispostas a mudar as manchetes dos jornais que só falam da comunidade para retratar a violência local. Adirley Queiroz, ex-jogador de futebol, hoje cineasta, estudou os textos de Milton e procura novos caminhos para fugir do “sistema” ou do Globaritarismo -- termo criado por Milton Santos para designar a nova ordem mundial.

Globalitarismo: A lógica Financeira, que nada tem a ver com a Lógica da Solidariedade...
Obs: O globalitarismo consiste num processo de colonização universal, aprofundando o abismo entre ricos e pobres, metrópoles e colônias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.