sábado, 17 de julho de 2010

A últimas mentiras de Hillary Clinton

Paul Craig Roberts - Global Research/Antiwar

Traduzido por redecastorphoto

A BBC informou em 4 de julho de2010 que a Secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, disse que a base militar de mísseis balísticos que os EUA mantém na Polônia não está ameaçando a Rússia. O propósito da base, disse ela, é proteger a Polônia da ameaça iraniana. Por que iria o Irã se constituir em ameaça à Polônia? O que acontece com a credibilidade dos EUA? Será que Hillary pensa que está ludibriando os russos? Existe alguém no mundo que creia nisso? Qual o sentido de uma mentira tão óbvia? Para que disfarçar um ato de agressão dos EUA contra a Rússia?

A linha seguida por Hillary leva a uma “lenta repressão” que esmaga a democracia e as liberdades civis em todo o mundo. Os jornalistas norte-americanos perguntar se sela falava pelos EUA. Glenn Greenwald informou em Salon em 4 de julho 2010 que o Serviço de Guarda- Costeira dos EUA, que não tem autoridade legislativa, emitiu uma regra na qual os jornalistas não poderiam aproximar-se sem permissão a menos de 20 metros das operações de limpeza da BP no Golfo do México, sob pena de serem castigados com multa de 40.000 dólares e de 1 a 5 anos de prisão.

O NYTimes e inúmeros jornalistas informam que a BP, os oficiais da Guarda Costeira, a Segurança Interna e a Polícia Local impedem que os repórteres fotográficos registrem os maciços danos causados pelo contínuo derrame de petróleo e produtos químicos tóxicos no Golfo.

Em 5 de julho Hillary Clinton esteve em Tiflis, na Geórgia, onde, segundo o jornal Washington Post, acusou a Rússia da “invasão e ocupação da Geórgia. P`Ra que essa mentira? Até os países europeus títeres, subservientes aos EUA, publicaram informes que documentam que foi a Geórgia que iniciou a guerra com a Rússia, e perdeu logo em seguida, invadindo a Ossétia do Sul, num esforço supremo para destruir os separatistas.

Pareceria que o restante do mundo e o Conselho de Segurança da ONU, haviam dado aos EUA sua aprovação para mentiras incontáveis objetivando a hegemonia mundial de Washington. De que modo essas mentiras beneficiam os EUA e o mundo? O que está acontecendo?

Depois da tangiversação de Bill Clinton no conflito entre Sérvia e Albânia pelo Kosovo e trapaceou a OTAN para que realizasse a agressão militar à Sérvia e, uma vez que o Presidente Bush II, o vice-presidente Dick Chaney, o secretário de Estado, o Conselheiro de Segurança Nacional e quase todos os membros da gestão de Bush II, enganaram a ONU e o mundo inteiro dizendo que Saddam Hussein tinha armas de destruição em massa, e assim conseguiram com ardis uma invasão do Iraque. Por que se deixou ludibriar o Conselho de Segurança da ONU pelo engano de Obama de que i Irã tem um programa de armas nucleares?

Em 2009 as 16 agências de inteligência dos EUA publicaram um informe conjunto (unânime) de que i Irã havia abandonado seu programa de armas em 2003. Será que o Conselho de Segurança ignorava esse informe?

Os inspetores de armas da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) no território do Irã informaram consistentemente de que não havia desvio de urânio do programa energético. Será que o Conselho de Segurança da ONU ignorava os informes da AIEA?

Se não os ignorava, por que aprovou o CS sanções contra o Irã? Por insistir em seu direito sob o Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP) de ter um Programa de Energia Nuclear? As Sanções da ONU são ilegais. Violam os direitos do Irã como signatário do TNP. É a “lenta repressão” da qual falou Hillary?

No mesmo momento em que Washington conseguiu aprovar as sanções no CS da ONU, o governo de Obama incluiu sanções ainda mais severas. Obama utilizou as sanções da ONU como veículo para aumentar unilateralmente as sanções. Talvez seja esta a “lenta repressão” da qual falou Hillary?

Por que o CS da ONU deu “luz verde” ao Governo Obama para iniciar uma nova guerra no Oriente Médio?

Por que a Rússia deixou a questão de lado? Por insistência de Washington, o Governo russo não entregou o sistema de defesa aéreo adquirido pelo Irã. Será que a Rússia pensa que o Irã é uma ameaça maior que os EUA, que cercaram a Rússia com bases militares e financiam “revoluções de cor” em antigas repúblicas da ex - URSS?

Pó que se deixou de lado a China? A crescente economia chinesa necessita de recursos energéticos, A China tem grandes investimentos no Irã. Os EUA têm uma política de conter o desenvolvimento chinês negando ou dificultando acesso à energia. A China é o banqueiro dos EUA. A China pode destruir o dólar americano em poucos minutos.

Pode ser que a China e a Rússia tenham decidido deixar que os EUA se “superestenda” e destrua a si mesmo.

Por outro lado, talvez todos estejam cometendo erros de cálculo e preparando mais mortes e destruição de que o mundo imagina.

Como no Golfo do México.

Paul Craig Roberts foi Editor do Wall Street Journal e Secretário Adjunto do Tesouro no Governo de Ronald Reagan. Seu último livro, How the Economy Was Lost, foi publicado recentemente por CouterPunch/ AK Press.

Pode ser contactado em: paulcraigroberts@yahoo.com

O artigo original, em inglês, pode ser lido em: Hillary Clinton’s Latest Lies