quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

30% da Líbia controlada por militares anti-Gaddafi que apoiam o Movimento da Juventude

Juan Cole

23/2/2011, Juan Cole, Informed Comment
Traduzido pelo Coletivo da Vila Vudu  

Se se examinava a fronteira leste da Líbia, com o Egito, hoje cedo, andando em direção ao oeste, via-se que o país está dividido em dois, com o leste já praticamente controlado pelos dissidentes, e o oeste ainda controlado pelas forças de segurança de Gaddafi. A fronteira com o Egito está com o Movimento da Juventude e o governo egípcio, na vila beduína de Sallum (14 mil hab.) está mantendo aberta a fronteira, para que suprimentos e remédios entrem em direção às cidades do leste. A polícia egípcia apóia e dá suporte aos revoltosos.


Assim, Tobruk é controlada pelos dissidentes, e os militares ali uniram-se a eles e estão controlando o trânsito e mantendo a ordem na cidade, que está sendo governada por uma liderança cívica. Tobruk é cidade de 300 mil habitantes (5% da população da Líbia) e é o principal ponto de parada a leste, para quem viaja para a fronteira do Egito

.Libya Coast

A rede Al-Jazeera em árabe está mostrando cenas dos militares líbios no comando do distrito de al-Jabal al-Akhdar que declaram apoio ao movimento de protesto. Outras agências em árabe confirmam essas notícias e dão detalhes também em árabe.

Essas notícias significam que a capital do distrito, al-Bayda, também esteja já controlada pelo Movimento da Juventude? Na 3ª-feria, agências noticiavam que al-Bayda (200 mil habitantes) ainda estava sob controle de militares leais a Gaddafi, mas que havia combates entre os manifestantes e mercenários estrangeiros a serviço de Gaddafi. Testemunha ocular contou que os mercenários cometeram um massacre em al-Bayda, onde houve 26 mortos.

ATUALIZAÇÃO: Ao meio dia da 4ª-feira, a Aljazeera em árabe noticiou que al-Bayda e Dirna já estavam controladas por militares contra Gaddafi e que todo o leste do país está rebelado.

Benghazi, a oeste de al-Bayda tem população de cerca de 700 mil habitantes, e há dias está sendo controlada pelos manifestantes. Repórteres ocidentais começam a alcançar Benghazi, o primeiros dos quais foi Ben Wedeman da CNN em: Eastern Lybia appears to be under opposition control . 

Richard Engel da NBC informa que, no caminho do Egito para Benghazi, não viu sinais de tropas leais a Gaddafi – e que os militares em Benghazi já se aliaram aos rebeldes. Informa que os rebeldes estimam que já controlem 30% do país. Engel falou ao vivo de Benghazi, na 3ª-feira à noite: 



No governo central, o colapso continua no gabinete de Gaddafi: o ministro da Justiça já renunciara no primeiro dia. Agora, renunciou o ministro do Interior Abdul Fattah Younis al Abidi, que falou de Benghazi e lamentou informar que Gaddafi lhe dissera que tinha planos de usar os jatos da Força Aérea contra civis em Benghazi. Horas depois, surgiram boatos de que al Abidi teria sido seqüestrado por mercenários em Benghazi (...).

Um comentário:

  1. kadafi mandou os aviões disparar contra o povo.
    só um louco megalomaniaco daria uma ordem dessas.
    alguns pilotos se negaram a atirar contra o próprio povo,fugiram com os caças e pediram asilo político.
    melhor teriam feito se dessem meia volta e detonassem o kadafi.
    emerson57

    ResponderExcluir

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.