sábado, 26 de fevereiro de 2011

Maiores tribos do Iêmen unem-se às manifestações pró-democracia

26/2/2011, Al-Manar TV
Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu

As confederações tribais Hashed e Baqil, do Iêmen, anunciaram hoje que se unem às manifestações públicas que exigem a renúncia do presidente Ali Abdullah Saleh, disseram porta-vozes das tribos à Agência France Press.

 
“Renuncio ao meu cargo no Congresso Geral do Povo [ing. General People's Congress (GPC), atualmente no poder], como protesto à repressão contra as manifestações pacíficas em Sanaa, Taez e Aden”, as mesmas fontes citaram as palavras de Sheikh Hussein bin Abdullah al-Ahmar, presidente da Confederação Hashid.

A Confederação de Tribos Hashid é considerada a mais influente confederação tribal do Iêmen, reunindo nove clãs, inclusive o clã Sanhan, que há muito tempo é a principal base do governo de Saleh.

A renúncia ao cargo no governo, feita pelo presidente da Confederação Hashid, foi saudada com entusiasmo por grande multidão de representantes tribais iemenitas, inclusive pelos anciãos da segunda maior confederação de tribos do Iêmen, a Confederação Baqil, presente à conferência, segundo a mesma fonte. As tribos têm enorme poder político no Iêmen, onde fazem o contrapeso do poder do governo central.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.