quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

90% da Líbia controlada pelos rebeldes

Juan Cole


24/2/2001, Juan Cole, Informed Comment   
Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu




Mapa, ótimo, para saber onde está o quê, na Líbia (clique no link no pé da imagem para aumentar o tamanho)



O Los Angeles Times em Libyan opposition reportdly seizes key western city noticia que o levante popular contra a ditadura de Muammar Gaddafi (há 41 anos no poder) encaminha-se para o fim, com vitória dos rebeldes, depois que a cidade de Misurata (600 mil habitantes) também já está sendo controlada pelos rebeldes.

Significativamente, Misurata está localizada no oeste do país, onde o apoio ao ditador era mais forte. A cidade fica a apenas cerca de 200 km da capital, Trípoli.

Agora, grande parte do território já é controlada pela oposição a Gaddafi, dos arredores de Trípoli para o leste, na direção do Egito, governado por comitês populares aliados a forças de segurança locais que desertaram e já não apóiam o ditador. Também a oeste de Trípoli, a rebelião já chegou a várias pequenas cidades. Cada vez mais Gaddafi está sendo encurralado em Trípoli, com seus quase um milhão de habitantes, mas de ruas desertas, onde só circulam soldados ainda fiéis ao ditador, que muitas vezes atiram indiscriminadamente.

A rede Aljazeera em árabe tem insistido na ideia de que muita coisa dependerá de como as tribos líbias respondam à crise. O correspondente informou que o comando militar está reunido com um grupo de chefes tribais que Gaddafi organizou e prestigiou ao longo dos anos, e que é possível que as lealdades tribais prevaleçam. A BBC em Libya crisis: what role do tribal loyalties play? segue a mesma linha de análise.

A cidade de Az-Zintan, 150 km a sudoeste de Trípoli, é centro tribal importante (em árabe), região da poderosa tribo Warfala, que já aderiu aos rebeldes. As tribos de Az-Zintan estão colaborando nas atividades dos jovens voluntários que querem viajar para a capital, para auxiliar no resgate da população civil sitiada.

O ex-líder da tribo Awlad Sulaiman, Sheikh Saif al-Nasr, falou à al-Jazeera, num apelo para que os jovens de sua tribo e outros, no sul do país, reúnam-se às manifestações pelo fim da ditadura.

A tribo Tarhun também aderiu quase integralmente aos rebeldes – movimento importante, porque é a tribo à qual pertence 1/3 da população de Trípoli.

Há notícia de que membros da tribo de Gaddafi, Qadhadfa, também já começam a apoiar os rebeldes.

Na fronteira Líbia-Egito, membros da tribo Awlad Ali, a mais antiga, cujas origens remontam à origem da Líbia, condenaram a violência das forças oficiais contra a população civil (também em árabe).

Al-Jazeera em More Libyan cities fall to the opposition noticia sobre o avanço da revolta para outras cidades, inclusive Misurata.


Al-Jazeera em Gaddafi loses more Libyan cities em inglês mostra vídeo das repetidas brutalidades da repressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.