terça-feira, 20 de agosto de 2013

Egito, 2013: Contra o ataque das Forças Armadas a trabalhadores e sindicatos

18/8/2013, MENA Solidarity Network – Solidariedade aos trabalhadores do Oriente Médio e Norte da África
Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu

Egípcios choram o assassinato de parentes e amigos pelo exército de al-Sisi

DECLARAÇÃO DE EMERGÊNCIA: Egito

(abaixo assinado que será entregue na Embaixada do Egito em Londres, 26 South Street, W1K 1DW, dia 21/8/2013, às 13h – REÚNA-SE A NÓS!)

Estamos horrorizados ante a matança de centenas de manifestantes pelas forças de segurança e exército do Egito durante ações para dispersar apoiadores do ex-presidente Mohamed Mursi das praças nas quais se reuniam no Cairo, dia 14 de agosto. Observamos também com grave preocupação a onda de ataques a cristãos e a igrejas por todo o Egito, desde o início das ações para evacuar as praças de protesto.

Simultaneamente, as forças armadas atacam também para trabalhadores grevistas em manifestação na fábrica Suez Steel, onde dois operários foram presos dia 12 de agosto – e enfrentam acusações que podem levar a penas de 3-5 anos de prisão. Essa ação vem depois de repressão violenta contra trabalhadores grevistas pelo governo da Fraternidade Muçulmana, que incluiu tentativas de cercar trabalhadores ferroviários em greve, em abril de 2013, com uso de cães da Polícia para interromper manifestação pacífica dos trabalhadores da Portland Cement, em fevereiro de 2013.

Quando a Revolução Egípcia começou em 2011, acendeu um farol de esperanças em todo o mundo, com suas bandeiras a favor de pão, liberdade e justiça social. Hoje, o Exército Egípcio tenta afogar em sangue aquela esperança. Os líderes militares querem que o relógio ande para trás e que se reinstaure no Egito a situação que se vivia nos anos de Mubarak. O governo dos militares impôs um Estado de Emergência e está ressuscitando a polícia de segurança de Mubarak.

Por isso continuamos solidários à luta dos egípcios por justiça social, democracia genuína, com plenos direitos de reunião, de organização e de greve.

Nos mobilizamos aqui, em solidariedade aos egípcios, mortos, presos e perseguidos na luta pelos direitos legítimos de protestar, fazer greve e votar.

EXIGIMOS:

Ø Fim imediato do Estado de Emergência;
Ø Que o próximo governo leve a julgamento os autores de todos os crimes que se veem hoje, tanto contra manifestantes como contra a comunidade cristã no Egito;
Ø Que as autoridades egípcias respeitem os direitos dos cidadãos, garantindo-lhes plena liberdade de associação e de manifestação, incluído o direito de greve, e que se anulem todos os processos hoje em curso que violem esses direitos democráticos;
Ø Que Grã-Bretanha, EUA e todos os governos estrangeiros cortem imediatamente qualquer tipo de ajuda e de vendas de armas às Forças Armadas e à polícia egípcias.

Para assinar, use este FORMULÁRIO.

O DOCUMENTO SERÁ ENTREGUE às autoridades egípcias, em manifestação em frente à Embaixada do Egito em Londres, 26 South Street, W1K 1DW, dia 21/8/2013, às 13h.

REÚNA-SE A NÓS!

[assinam, até essa data]

Sue Bond (vice-presidente do Sindicato de Servidores dos Serviços Públicos e Comerciais [Public and Commercial Services Union – PCS), Grã-Bretanha;
Andy Reid (Executiva Nacional, PCS), Grã-Bretanha;
Marianne Owens (Executiva Nacional, PCS), Grã-Bretanha;
Nick Grant (Executiva Nacional, do Sindicato Nacional de Professores [National Executive, National Union of Teachers – NUT), Grã-Bretanha;
Tom Hickey (University and College Union – UCU), Grã-Bretanha; 
Simon Hester (Presidente, HSE Branch) – Grã-Bretanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.