quinta-feira, 1 de maio de 2014

Ucrânia: golpistas de Kiev-EUA reconhecem derrota

30/4/2014, [*] Moon of Alabama
Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu

John Brennan
Estimulado pelo diretor da CIA Brennan e pelo vice-presidente Biden dos EUA, o governo ucraniano em Kiev tentou duas vezes usar força militar contra os federalistas, no leste. Na segunda vez, quando tentou bloquear a cidade de Slovyansk, a Federação Russa anunciou manobras das tropas de fronteira e ameaçou intervir. Kiev retrocedeu e os federalistas ocuparam prédios do governo ucraniano em mais cidades no leste. Cerca de 23 cidades e vilas na região do Donbass, que gera 1/3 do PIB da Ucrânia, estão já controladas pelos federalistas. Espera-se que, amanhã, esse número aumente.

Oleksandr Turchynov
Pelo menos por hora, o governo golpista em Kiev entregou os pontos:

O presidente da Ucrânia advertiu, na 4ª-feira (30/4/2014), que sua polícia e forças de segurança são “impotentes” para conter os tumultos no leste do país, onde militantes pró-Rússia tomaram prédios do governo em mais uma cidade.
“Serei franco: hoje, as forças de segurança não conseguem retomar rapidamente o controle da situação nas regiões de Donetsk e Luhansk” – disse o presidente “interino” Oleksandr Turchynov ...”

A imprensa-empresa “ocidental” insiste em chamar os manifestantes do leste de “separatistas” ou “pró-Rússia”. [1] São expressões ERRADAS.

Diferente da Crimeia, nessas áreas não há maioria que deseje unir-se à Federação Russa. Aí, as pessoas querem estados autônomos dentro da Ucrânia, com governos eleitos localmente e algum controle sobre as próprias relações exteriores. Querem uma Ucrânia federal, com governo central fraco, que não interfira nos assuntos das regiões.

Joe Biden
Com as coisas seguindo como até aqui, é possível que consigam o que eles – e a Rússia – querem. E, sem autoridade sobre o leste e sem forças de segurança confiáveis, o governo de Kiev nada pode fazer para impedir que aconteça.

A opinião pública nos EUA é contra mais intervenção dos EUA na Ucrânia; e, a seis meses das eleições de meio de mandato, não há dúvidas de que a opinião pública será levada em conta, pelo menos por enquanto. Tampouco se vê qualquer apoio vindo da Europa para a novas sanções contra a Rússia. O ‘ocidente’ e seus sabujos em Kiev ficaram sem ferramentas para fazer avançar os próprios planos.

O plano dos neoconservadores, de capturar para a OTAN o porto Sebastopol no Mar Negro foi derrotado no momento em que a Rússia apoiou o referendo dos (então, ainda) ucranianos, que se manifestaram a favor da reintegração da Crimeia à Rússia.

Henry Kissinger
O plano da OTAN, de incluir a Ucrânia em seu anel “de contenção” em torno da Rússia, fracassou. E jaz em cacos o plano da União Europeia, para devorar o que resta das riquezas naturais da Ucrânia.

A Ucrânia se converterá, como recomendava há dois meses, um velho político (e criminoso de guerra), Henry Kissinger, uma nação federal finlandizada, entre o leste e o oeste.

Mas ainda há fatores complicadores possíveis. Os intervencionistas humanitários neoconservadores ficarão furiosos com a perda, e podem ainda inventar algum neogolpe ou neocrime. Podem, usando suas conexões com os fascistas da Ucrânia, iniciar uma guerra civil na Ucrânia. Se para mais não servir, servirá para manter a Rússia ocupada, e desatenta, talvez, a outras questões.


Nota dos tradutores

[1] No Brasil, repetem e repetem sempre, todos, e sem salvar-se um jornal ou jornalista do Grupo GAFE (Globo, Abril, Folha de SP, Estado) que fosse, o mesmo BESTEIROL! Por exemplo, amostra pequena:

______________________


[*] “Moon of Alabama” é título popular de “Alabama Song” (também conhecida como “Whisky Bar” ou “Moon over Alabama”) dentre outras formas. Essa canção aparece na peça Hauspostille (1927) de Bertolt Brecht, com música de Kurt Weil; e foi novamente usada pelos dois autores, em 1930, na ópera A Ascensão e a Queda da Cidade de Mahoganny. Nessa utilização, aparece cantada pela personagem Jenny e suas colegas putas no primeiro ato. Apesar de a ópera ter sido escrita em alemão, essa canção sempre aparece cantada em inglês. Foi regravada por vários grandes artistas, dentre os quais David Bowie (1978) e The Doors (1967). No Brasil, produzimos versão SENSACIONAL, na voz de Cida Moreira, gravada em “Cida Moreira canta Brecht”, que incorporamos às nossas traduções desse blog Moon of Alabama, à guisa de homenagem. Pode ser ouvida a seguir:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.