quarta-feira, 21 de maio de 2014

Vladimir Putin: Declarações à imprensa, depois de conversações Rússia-China

20/5/2014, Presidente Vladimir Putin, direto de Xangai, China (Kremlin)
Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu

Russian-Chinese talks in expanded format.

Presidente Xi Jinping, senhoras e senhores, amigos:

Hoje, em atmosfera tradicionalmente amistosa e profissional, cobrimos vasta agenda de cooperação russo-chinesa, e fixamos para nós mesmos metas ambiciosas e marcos de longo prazo. Assinamos vários importantes documentos bilaterais. Relações entre a Rússia e a República Popular da China desenvolvem-se com sucesso e alcançaram novo patamar de compreensão e cooperação estratégica.

Durantes nossas negociações, dedicamos especial atenção a questões econômicas. A China é a principal parceira da Rússia no comércio externo. Ano passado, as trocas entre nossos países alcançaram quase US$ 90 bilhões, e trabalhamos hoje, já, para chegar aos US$ 100 bilhões. Temos todo o necessário para chegar lá.

Uma Comissão russo-chinesa de Investimentos foi criada para preservar e expandir os esforços de investimentos mútuos. Há longa lista de grandes iniciativas de negócios no setor de energia. Estamos trabalhando em todas as áreas, e em todas elas estamos obtendo avanços.

Durante nossa reunião, consideramos também meios e processos para diversificar o comércio e reduzir sua dependência da atual situação econômica global. Promoveremos cooperação em áreas intensivas em tecnologia – como a aviação civil. Há boas possibilidades nesse campo, projetos para criar aeronaves de grande porte e helicópteros pesados para finalidade civil. Estamos também desenvolvendo a cooperação na fabricação de automóveis.

Cresce igualmente a cooperação entre bancos, e continuaremos a desenvolver a infraestrutura financeira. Prossegue o trabalho para aumentar a quantidade de pagamentos entre nossos países feitos nas respectivas moedas nacionais – e planejamos examinar novos instrumentos financeiros.

A cooperação na tecnologia militar, supervisionada pelos nossos respectivos Ministérios da Defesa, é questão à parte – e fator importante para a estabilidade e segurança em toda a região e em todo o mundo.

Vemos grande futuro na expansão da cooperação entre regiões específicas de nossos países. Várias regiões da Rússia, incluindo metrópoles como Moscou e São Petersburgo, além da Região do Volga e outra, já cooperam diretamente com parceiros chineses.

Laços humanitários vão-se tornando cada dia mais importantes. Em março iniciamos os anos “de reciprocidade” de visita de nossos jovens a Rússia e China, para que nos conheçamos melhor. Já foi criada também, nessa reunião, uma Universidade Russo-Chinesa, a ser organizada pelo molde da Universidade Estatal de Moscou e da Universidade de Tecnologia de Pequim.

O Presidente Jiping já disse que a memória histórica de nossos povos na IIª Guerra Mundial aproxima sempre e muito intimamente os povos russo e chinês. Já estamos organizando as celebrações que marcarão os 70 anos do Dia da Vitória.

Durante nosso encontro amplo e detalhado, cobrimos várias questões internacionais.

As posições de Rússia e China coincidem em vasta medida. Partilhamos as mesmas prioridades em escala regional e em escala global. Acertamos a sintonia fina da coordenação de nossas ações de política externa, inclusive as que venham a ser tomadas no quadro da ONU, da Organização de Cooperação de Xangai, dos BRICS, APEC e na Conferência sobre Interação e Construção de Medidas de Confiança na Ásia, cuja reunião de cúpula inicia-se hoje à noite.

Agradeço ao presidente da China e a todos nossos amigos chineses pela oportunidade de realizar reunião tão proveitosa e construtiva, tanto aqui como durante as sessões de preparação. Obrigado pelo convite para visitar a República Popular da China, dessa vez e em eventos futuros. Terei sempre o maior prazer em voltar à China. Muito obrigado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.