quinta-feira, 22 de maio de 2014

China suspende transações em dólares dos EUA com bancos afegãos

 Notícias esquisitíssimas (ou… Sóssifô coincidência)

22/5/2014, [*] Tyler Durden, ZeroHedge
Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu

Entreouvido na Vila Vudu: Quando o jornalismo já perdeu completamente qualquer utilidade ou relevância que tivesse (e nem se sabe se algum dia teve), qualquer notícia é, ao mesmo tempo, notícia e des-notícia. NINGUÉM precisa de jornalismo, nem de jornalistas. NINGUÉM.

Xingjiang é a região dos uigures e faz fronteira com o Afeganistão
A desdolarização está em escalada. Agora, a Reuters noticia de Cabul que bancos chineses suspenderam todas as transações em EUA-dólares com a maioria dos bancos comerciais afegãos. Não se sabe se a providência tem alguma relação com ações terroristas na região dos uigures, de maioria muçulmana… Também não se sabe até agora se os bancos chineses aceitarão dólares em transações com bancos afegãos em CNY.


Bancos chineses suspenderam todas as transações em EUA-dólares com a maioria dos bancos comerciais afegãos, disse o presidente do Banco Central afegão hoje [5a-feira, 22/5/2014], o que dificultará muito a operação de pagamento por importações, na relação com um dos maiores parceiros comerciais do Afeganistão.

Noorullah Delawari
A China é o principal país que ainda fazia transferências por esses bancos. Agora os chineses disseram que não continuarão a fazer aquelas transferências” – disse Noorullah Delawari, presidente do Banco Central Afegão, à Agência Reuters. – O impacto nos negócios foi sentido imediatamente, disse ele.

Desdolarização ou ação antiterrorismo?

A história oficial é a seguinte:

O movimento dos chineses foi parte de uma diretiva, em função da qual já estava cada vez mais difícil para bancos comerciais afegãos completar transações internacionais – disse Delawari. “Alguns de nossos bancos não podem fazer transações diretas, porque os bancos seus correspondentes nos EUA, Europa, Alemanha ou Turquia [suspenderam as transações]” – disse ele. “Agora, até transferir dinheiro para a China para pagar por qualquer produto importado está sendo afetado”.

O fracasso do governo afegão, que não conseguiu aprovar medidas chaves implica que em junho ele já poderá aparecer na lista negra da Financial Action Task Force (FATF), um corpo internacional criado para fixar padrões pelos quais os países poderão combater a lavagem de dinheiro. Vários bancos já enfrentavam dificuldades, desde que a FATF ameaçou pôr o Afeganistão em sua lista negra, no início desse ano.

“Tudo isso está afetando a capacidade de nossos bancos para transferir dinheiro para qualquer coisa” – disse Delawari; citou, como exemplo, o caso de estudantes impedidos de receber dinheiro enviado pelas famílias.

Nenhum banco chinês ou funcionários do governo chinês quis comentar o assunto.

Parece que, de repente, até os bancos chineses começam a dar sinais de extrema preocupação com lavagem de dinheiro. Enquanto isso, Afeganistão: já ouviram falar de ouro?



[*] Tyler Durden é o apelido de numerosos blogueiros que comentam no Zero Hedge. O nome foi copiado de personagem do romance de Chuck Palahniuk (depois filme) Fight Club (Clube de Luta).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.