sábado, 20 de novembro de 2010

No sul do Afeganistão, ninguém nunca ouviu falar do 11/9

20/11/2010, Juan Cole, Informed Comment in:

Southern Afghans Have Never Heard of 9/11 

Traduzido pelo Coletivo da Vila Vudu


Pesquisa realizada nas províncias de Helmand e Kandahar mostra que 92% dos afegãos (1.000 homens) entrevistados nunca ouviram falar do 11/9.

A maioria dos norte-americanos não consegue ter opinião clara sobre a Guerra do Afeganistão, porque não têm como responder ao argumento segundo o qual os ataques do 11/9 foram planejados lá, em algum dos 40 campos de treinamento de terroristas que existiriam no Afeganistão para a única finalidade de destruir os EUA.

Se os afegãos, 72% dos quais são analfabetos, jamais ouviram falar do 11/9, então os norte-americanos simplesmente não sabem por que os EUA e a OTAN continuam a matar afegãos! 

Sem qualquer informação sobre os ataques do 11/9, deve-se esperar que a hostilidade contra a presença de exércitos estrangeiros em sua terra cresça sempre, e não cabe nem esperar que os afegãos algum dia aceitem facilmente uma ocupação para eles absolutamente irracional.

A capacidade para obter informação sobre o mundo é consequência direta de haver ou não infraestrutura instalada. Os afegãos padecem de falta de energia elétrica, o que limita o acesso à televisão e à internet. Só 3% dos afegãos têm acesso à Internet, em parte por causa dos altos custos das comunicações por satélite e pela ausência completa, até há pouco tempo, dos cabos de fibra ótica, mais baratos. Graças aos satélites, cerca de 30% dos afegãos já usam telefones celulares. 

Em todos os casos, a situação é melhor nas áreas urbanas, como Cabul e Mazer, do que nas áreas rurais do sul, onde vivem os pashtuns.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.