segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Cablegate (WikiLeaks): Telegramas das embaixadas dos EUA

Ontem, dia 28 de novembro de 2010, o WikiLeaks começou a publicar o maior vazamento de documentos confidenciais da história.

São telegramas enviados pelos diplomatas de diversas embaixadas pelo mundo para Washington ou do Departamento de Estado para as representações americanas.

Eles mostram ordens expedidas aos consulados e embaixadas, a inteligência pedida pelo Departamento de Estado e o que os diplomatas descobrem a respeito de cada lugar, além de relatos detalhados de encontros com membros dos governos - e a verdadeira opinião dos americanos a respeito de cada um deles.

São 261.276.536 palavras que cobrem um grande período da história moderna – de 28 de dezembro de 1966 a 28 de fevereiro de 2010. Os documentos mostram infiltrações políticas dos Estados Unidos em quase todos os países, mesmo naqueles considerados ’neutros’ como a Suécia e a Suíça.

Ao todo, são 251.288 telegramas enviados por 274 embaixadas. Destes, 145.451 tratam de política externa, 122.896 são sobre assuntos internos dos governos locais, 55.211 sobre direitos humanos, 49.044 sobre condições econômicas, 28.801 sobre terrorismo e 6.532 sobre o conselho de segurança da ONU.

Para controle interno, os telegramas são classificados de acordo com as informações sensíveis que contêm. Do total, 15.652 são marcados como secretos, 101.748 são considerados confidenciais e 133.887 são marcados “não-classificados”. Apenas estes últimos estão sujeitos à lei americana de Liberdade de Informação, segundo a qual qualquer pessoa pode ter acesso ao seu conteúdo se fizer um requerimento formal através do Freedom of Information Act.

O tema mais discutido é o Iraque: são 6.677 telegramas sobre o país. A embaixada de Ancara, na Turquia, é a que mais enviou comunicações: são 7.918.

Há ainda 8.017 telegramas enviados pelo Departamento de Estado para as suas representações internacionais.

No caso Brasileiro, o WikiLeaks obteve 1.948 documentos enviados pela embaixada em Brasília e alguns enviados por consulados. Eles revelam como os diplomatas americanos realmente vêem o Brasil à medida que o país busca reconhecimento internacional – nem sempre com bons olhos – e como a embaixada faz lobby pelos interesses dos EUA, desde petróleo até a venda de equipamentos militares.

Também mostram encontros com autoridades, membros do governo e da oposição, jornalistas e diplomatas de outros países. Revelam como os diplomatas americanos relataram alguns dos acontecimentos políticos e econômicos mais importantes nos últimos sete anos. E como os EUA continuam buscando influenciar a política nacional, mesmo na era Obama, fazendo lobby contra governos vizinhos.

Entre outras coisas, os documentos mostram como os EUA trabalham proximamente com o Brasil em operações de contraterrorismo e como vêem buscando um papel maior em termos de segurança e combate às drogas.

Algumas dessas histórias serão publicadas pelo site do WikiLeaks, que vai produzir pela primeira vez material em português. A ideia é chegar até o público que nos apóia no Brasil e que compartilha da nossa filosofia. Em especial, aos grupos que lutam pela liberdade de imprensa, mídia e internet.

O português é uma língua muito importante e a publicação deste material é de grande interesse para os brasileiros - e de grande interesse para definir os rumos do novo governo.
Além do processo seguro de entrega das informações que mantém o anonimato absoluto das fontes, a grande razão para o WikiLeaks ser considerado o melhor meio de disseminar informações confidenciais que as fontes querem trazer a público é o nosso compromisso de garantir o máximo de impacto no lançamento possível em cada lançamento.

No caso de Cablegate, avaliamos que há material suficiente para render manchetes em todo o mundo por muito mais tempo do que nos lançamentos anteriores, já que os documentos contêm histórias de vários lugares do mundo.

Por isso decidimos que seria melhor publicar lotes de documentos ao longo de semanas e meses, e não de uma só vez. Isso vai garantir que informações novas e importantes continuem sendo publicadas com destaque na imprensa, sendo também discutidas.
Consideramos também com cuidado outra questão: a revisão dos documentos. Para esse lançamento precisamos passar por um processo muito mais complexo do que nos documentos sobre o Iraque. Esses telegramas contêm sete vezes mais palavras e dizem respeito a um contexto muito mais complexo.

No caso do Iraque, nós retiramos os nomes de todos os envolvidos e aos poucos fomos colocando de volta nos documentos à medida que eles vinham a público. Mas neste caso, isso tornaria a informação quase totalmente inútil, já que muitos nomes têm que estar nos documentos para que façam sentido: são políticos que fazem espionagem contra seu próprio país, políticos que agem contra o interesse do seu povo e organizações que violam os direitos humanos.

Por isso vamos levar mais tempo e publicar o material em etapas, depois de ser cuidadosamente revisado.

O WikiLeaks luta para trazer verdade e transparência para todo o mundo. Como os telegramas se referem a muitos países, sentimos a necessidade de trazer o maior número possível de parceiros da imprensa internacional. Só assim podemos ter a expertise e o conhecimento local que possibilite a devida interpretação e o melhor aproveitamento de histórias. Um relato sobre o Brasil, pode não ser de interesse para um jornal britânico, mas com certeza interessa ao público brasileiro.

Assim, trabalhamos em parceria com o New York Times e o Guardian para chegar até o público que fala inglês, o El Pais para os que falam espanhol, o Le Monde para francês e Der Spiegel para alemão. São quatro línguas e jornais localizados em diferentes países. Foi um desafio garantir a segurança das informações: não podíamos usar o telefone para discutir determinados temas, por exemplo. Tivemos que usar uma maneira criptografada de nos comunicar.

Além disso, tivemos que garantir que todos os parceiros se comprometessem com uma programação de lançamento ao longo de várias semanas, com documentos relativos a um tema ou região. Apenas depois dessa primeira publicação os outros veículos podem escrever histórias sobre esse tema ou país.

Para o lançamento do Cablegate, o WikiLeaks também convidou como colaboradores jornalistas investigativos independentes do Reino Unido, Estados Unidos, Austrália, Brasil, Suécia, França, Guatemala.

Eles revisaram o material, procuraram eventos importantes em cada país e investigaram todos os documentos secretos. Serão responsáveis por escrever histórias diferentes daquelas publicadas nos jornais, de ângulos inovadores, para o site do WikiLeaks.

Essa nova faceta do lançamento dos telegramas diplomáticos mostra como o material contido nesses documentos é rico. Muitas histórias vão continuar aparecendo a partir deles por muitos e muitos anos.

“Os telegramas das embaixadas dos EUA são a coisa mais interessante que eu já li e o vazamento de informações secretas mais importante da história. É uma riquíssima documentação sobre como o mundo funciona de fato”, diz Julian Assange, fundador do Wikileaks.

“Desde o começo o WikiLeaks foi construído para ajudar a todo o mundo. Injustiça em qualquer lugar é injustiça em todo lugar. Nós acreditamos que a internet é uma ferramenta que permite que pessoas corajosas se reúnam para lutar por justiça - e vencer. Com a ajuda dos internautas, podemos exigir que a nação superpoderosa preste contas a todos”.

Extraído do sítio WikiLeaks (português)

2 comentários:

  1. A Folha publica hoje que Dilma, quando ministra, teria negado pedir ao congresso que estudasse uma lei antiterror para o Brasil. O UOL publicou mas parece que ja retirou do ar por ser uma mentira deslavada. Eu mandei um emeil para o PIG para eles tomarem vergonha na cara. Mais um tiro no pé. Sugiro que os amigos deem uma olhada na faia de hoje para prepararem uma resposta, se necessario.

    ResponderExcluir
  2. Cada vez mais tenho certeza que este vazamento foi propositao. Teve um certo risco para a imagem dos EUA fora, mas esta imagem jah estava mais do que prejudicada antes mesmo. Agora com os documentos brasileiros, tentam vender a sua falsa guerra contra o terrorismo para o Brasil, utilizando o pretexto das olimpiadas e que teremos que cooperar com os EUA no futuro. Sabemos muito bem que esta por tras dos supostos terroristas islamicos, a propria CIA e o FBI. Nao se enganem, estamos vendo aqui um ataque de falsa bandeira...

    http://blog.antinovaordemmundial.com/2010/11/cablegate-brasil-veja-aqui-todos-os-documentos-relacionados-com-o-brasil/

    ResponderExcluir

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.