terça-feira, 9 de novembro de 2010

Romenos dizem que o comunismo era melhor o capitalismo

Surpresa: os romenos opinam agora que o comunismo realmente existente era melhor do que o capitalismo realmente existente.

James Cross -- Qua, 03 de novembro de 2010 18:14



Realizada entre agosto e setembro do presente ano pelo instituto romeno de sondagens de opinião CSOP, a pesquisa mostrava que mais de 49% coincidia em que a vida era melhor sob o governo do falecido líder comunista Nicolae Ceausescu, enquanto que só 23% pensava que a vida hoje é melhor. O resto dava uma resposta neutra ou não sabe/não tem opinião.

As razões oferecidas para a avaliação positiva do período comunista eram principalmente econômicas; 62% mencionaram a disponibilidade de postos de trabalho, 26% as condições de vida dignas e 19% a moradia universalmente garantida.

A pesquisa foi patrocinada pela organização IICMER (Instituto para a Investigação dos Crimes do Comunismo e da Memória do Exílio Romeno), financiada publicamente com o fim de contribuir à labor de "educar" a população sobre os males do comunismo. Entre as decepções mais amargas que os resultados da pesquisa proporcionaram a esta organização se contam respostas à pergunta sobre se os entrevistados ou suas famílias haviam sofrido sob o sistema comunista.

Só 7% dos entrevistados disseram haver sofrido sob o comunismo, com 6% adicionais que, não havendo sofrido dano pessoal, afirmavam que, sim, algum membro de sua família o havia experimentado. Também aqui, as razões oferecidas eram, sobretudo, econômicas: a maioria se referia à escassez que se produziu na década de 1980, quando a Romênia pôs em marcha um programa de austeridade com o fim de reembolsar a dívida externa do país. Uma pequena parte da minoria que havia sofrido durante o período comunista opinava que fora prejudicada ao ser nacionalizadas sua propriedade, e um punhado (6% dos que recordavam más experiências sob o comunismo) dizia que, quando os comunistas estavam no poder, ele ou algum membro de sua família fora detido em algum momento.

Retorcendo discretamente o resultado da pesquisa, o IICMER assinalou que numerosos entrevistados (41% e 42%, respectivamente) estavam de acordo com a afirmação de que o regime comunista era ou criminoso ou ilegítimo. Uma minoria importante (37% e 31%) estava em desacordo de forma explícita com essas afirmações, e o resto se mostrava neutro ou não se pronunciava.

Além disso, ainda que a maioria dos participantes avaliasse positivamente o comunismo - só 27% declarava estar em desacordo com os princípios dele -, a maioria dos que deram uma opinião definida também pensava que as ideias comunistas não chegaram a ser postas em prática da melhor maneira antes da mudança de regime em 1989. 14% dava a resposta inequívoca de que o comunismo era uma boa ideia e de que fora levada à prática da melhor maneira na Romênia.

Assim, pois, uma boa parte dos romenos indecisos sobre se o comunismo foi ou não uma forma legal e legítima de governo e uma grande maioria dos que diziam que o comunismo foi levado à prática de forma incorreta eram, sem embargo, inequívocos quando opinavam que o sistema levado à prática pelo Partido Comunista Romeno, com todos os seus defeitos, oferecia uma vida melhor para as pessoas do que a que oferece o capitalismo de nossos dias.

Logros comunistas

Antes dos comunistas tomarem o poder na Romênia, a maior parte da população era analfabeta e não tinha acesso ao tratamento médico. Unicamente uma minoria da população rural, que era da classe dominante, tinha acesso à saúde ou dispunha de energia elétrica. As taxas de mortalidade infantil se encontravam entre as piores da Europa e a expectativa de vida era inferior a 40 anos devido à inanição e várias doenças. O regime de direita romeno se aliou a Hitler durante a Segunda Guerra Mundial e, no marco dessa aliança capitalista, enviou a maioria da população judia do país aos campos de extermínio nazis.

Alçados ao poder após a vitória soviética contra a Alemanha nazi em 1945, os comunistas romenos, até esse momento um grupo ilegal de luta clandestina contra o governo romeno pró fascista e pró nazis, ascendiam a uns poucos milhares. Apesar disso, lograram mobilizar o entusiasmo das pessoas para reconstruir seu país devastado pela guerra. Acabaram praticamente com o analfabetismo, os serviços de saúde melhoraram e se ampliaram de forma maciça, e - como os entrevistados pelo CSOP revelam - os postos de trabalho, a moradia e os níveis decentes de vida se tornaram acessíveis para todos.

Animado por esses êxitos, o governo comunista dirigido por Nicolae Ceausescu se endividou durante a década de 70 com a compra de equipamentos industriais custosos no Ocidente, a fim de aumentar a taxa de crescimento econômico do país, com a esperança de que os países ocidentais incrementariam suas importações de produtos romenos. Essa estratégia fracassou, e o programa de austeridade implantado então para poder pagar a dívida nacional deu lugar a um ressentimento crescente.

Nicolae Ceausescu e sua esposa Elena foram executados por um pelotão de fuzilamento no dia de Natal de 1989. Sua sentença de morte se ditou depois de um julgamento sumário ordenado pelos novos dirigentes reformistas do país: foram declarados culpados de crimes contra o povo romeno.

Mas, apesar dessa condenação, e ainda que a opinião geral que se reflete nos resultados da enquete CSOP seja que o sistema comunista, tal como se aplicou na Romênia fracassou. Só uma pequena minoria dos consultados na pesquisa (15%) diz que o ex-chefe comunista Nicolae Ceausescu foi um mau líder. A maioria se mostrou neutra ou indecisa a esse respeito e 25% afirma que a liderança de Ceausescu foi boa para o país.

Em sua avaliação dos resultados da enquete, o IICMER observa que os romenos estão muito longe de ser únicos em sua avaliação positiva do comunismo do século passado. Segundo uma enquete realizada em vários países do Centro e do Leste da Europa em 2009 pelo Centro de Investigação estadunidense Pew, a porcentagem de população em países ex-socialistas que considera a vida sob o capitalismo pior do que foi durante o período comunista, é a seguinte:

Polônia: 35%
República Checa: 39%
Eslováquia: 42%
Lituânia: 42%
Rússia: 45%
Bulgária: 62%
Ucrânia: 62%
Hungria: 72%

Particularmente significativo nos resultados da enquete CSOP/IICMER de 2010 na Romênia é que, à medida que adquirem mais experiência na vida sob a "economia de mercado", as pessoas se tornam cada vez mais negativas com respeito ao capitalismo e mais positivas com respeito ao comunismo. Na enquete anterior, realizada em 2006, 53% expressava uma opinião favorável ao comunismo; na de 2010, a porcentagem favorável subía para 61%.

As conclusões da enquete do CSOP não são surpreendentes, se se recorda o sucedido desde que se reintroduziu o capitalismo: uma pobreza crescente, um aumento da taxa de desemprego e da insegurança. O sistema de saúde romeno está atualmente em crise, e os trabalhadores do setor público tiveram seus salários cortados em 25%. 1

Nota:
1Informação técnica sobre esta pesquisa de opinião: 1.133 pessoas maiores de 15 anos foram entrevistados entre 27 de agosto e 2 de setembro de 2010. As entrevistas se realizaram sobre a base de um questionário padronizado, face a face, no local de moradia. Margem de erro: 2,9%.

James Cross é colaborador da revista eletrônica Red Ant Liberation Army News (original em: Romanians say communism was better than capitalism de 24 de outubro de 2010)
Tradução para espanhol : Marta Domènech e David López
Fonte: SinPermisoTradução para o português: Sergio Granja
Extraído do Portal da Fundação Lauro Campos (PSOL)
Lembrado por Juntos Somos Fortes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.