terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Editorial da Vila Vudu de 24/12/2013: Acorda, PT!

Anotações para nossa PROPAGANDA POLÍTICA DE DEMOCRATIZAÇÃO.

Na FSP, 24/12/2013, coluna de Mônica Bergamo: [1]

A Prefeitura de São Paulo vai lançar em janeiro licitação para escolher novas agências de publicidade. A verba é de R$ 150 milhões.

BOLO

Do total, R$ 90 milhões são recursos diretos da administração, que serão gerenciados por duas agências. Os outros R$ 60 milhões são da publicidade da SPTuris.

BOLO 2

Hoje a propaganda da prefeitura é feita por duas empresas: a Lua Branca, ligada a Luiz Gonzalez, [2] marqueteiro de confiança de José Serra (PSDB-SP) e que comandou a campanha do tucano contra Fernando Haddad (PT-SP) em 2012, e a Nova S/B. [3]




[1] A partir de hoje, a Vila Vudu não mais oferecerá os links para matérias que a gente cite, vez ou outra, da Folha de S. Paulo e das empresas de imprensa do grupo GAFE (Globo, Abril, Folha de SP e Estadinho)..

A ideia, antes, era que o link “oficializaria” a citação, provando que não seria inventada. E o leitor poderia facilmente confirmar, no original, a citação. Era uma espécie de “tique”, de “vício”, herdado das regras de produção de trabalhos acadêmicos, que reproduzíamos aqui, supondo que assim se cumpriria algum pressuposto “dever” de “honestidade” intelectual. Besteira. Burrice nossa. A FSP (nem qualquer publicação do grupo GAFE) não tem de ser “criticada”: a FSP  e o grupo GAFE tem de ser boicotados.

Concluímos recentemente que:

(1a) a citação ser “legítima”, no sentido de o link ali estar, oferecido por nós, só interessa à FSP (e ao grupo GAFE), porque manda o leitor para lá, para a página do jornal. Assim, a cada referência à FSP, mesmo que só para espinafrar a FSP, estávamos “fabricando” visitantes para páginas da FSP (e do grupo GAFE)– o que interessa, e  muito, inclusive comercialmente, à FSP e ao grupo GAFE. E, se interessa à FSP e ao grupo GAFE, não nos interessa, nem interessa à democracia brasileira.

Essa conclusão vale, é claro, para tudo que se cite, se for citado exclusivamente como denúncia – nos casos em que, do material linkado, NADA interesse à democracia brasileira.

Essa conclusão é importante e tem várias repercussões importantes para a eficácia da PROPAGANDA POLÍTICA DE DEMOCRATIZAÇÃO.

Para começar, pode ser muito útil para os muitos militantes petistas nas redes sociais, que pouco fazem além de REPETIR a loucurada publicada pela FSP ( e pelo grupo GAFE)– sempre com a indicação do link (por quê?! Para que os que não viram VEJAM... a loucurada publicada pela FSP (e o grupo GAFE?!).

Em todos esses casos, o ânimo é sempre denuncista: o militante denuncia, mas JAMAIS oferece OUTRO DISCURSO, positivo, de afirmação, com potência para SE IMPOR CONTRA a loucurada publicada pela FSP (e o grupo GAFE). É desperdício de militância. E esse desperdício de militantes e de militância é culpa das “cumunicações” do PT, que são absolutamente incompetentes em matéria de PROPAGANDA POLÍTICA DE DEMOCRATIZAÇÃO.

[2] Não sabemos se ainda é, mas esse Luiz Gonzalez SEMPRE foi, durante muuuitos anos, sócio do marido de D. Eliane Cantanhede, a colunista urubóloga profissional da FSP e (propagandista na GloboNews, do  grupo GAFE).

[3] A Vila Vudu sugere EMPENHADAMENTE que o edital de licitação para escolha da agência que cuidará da propaganda da Prefeitura de S.Paulo inclua uma exigência absoluta: que a agência ofereça proposta para produção e gerenciamento de ações de PROPAGANDA POLÍTICA DE DEMOCRATIZAÇÃO.

– Se os “cumunicólogos” e marketeiros do PT vierem com papim de “isso não funciona”, e exibam dados de pesquisa de mercado, demitam todos.

– Se as agências e publicitários derem sinal de que não têm nem ideia do que seja PROPAGANDA POLÍTICA DE DEMOCRATIZAÇÃO, o PT deve mandá-los aprender e voltar com propostas que prestem, antes de pôr essa DINHEIRAMA na mão desses panacas liberais tucanos analfabetos políticos metidos a besta.


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