segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Breve atualização dos eventos na Ucrânia e melhor opção para a Rússia

8/12/2013, The Vineyard of the Saker, The Saker
Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu

The Saker
Queria só atualizá-los sobre alguns poucos aspectos interessantes na crise atual na Ucrânia.

A oposição:

Vladimir Klichko (ex-campeão de box, peso pesado), Arsenii Iatseniuk (líder do Pátria, partido de Yulia Timochenko), Oleg Tsiagnibok (do mesmo partido)

A oposição está sendo liderada hoje por quatro pessoas: Vladimir Klichko, Arsenii Iatseniuk, Oleg Tsiagnibok e, claro, Yulia Timoshenko (que está na cadeia, porque – e o que mais seria?! – assinou um contrato de gás com Putin). Há vários pequenos partidos também participando do movimento da oposição, mas esses quatro estão, bem claramente, no comando.

Yulia Timoshenko
Bem... No presente momento, os quatro já declararam oficialmente que sua meta não é conseguir que o governo reverta sua decisão, nem negociar coisa alguma. No presente momento, os quatro já declararam oficialmente e abertamente que sua meta é derrubar o governo. Aí está, pois, a meta oficial declarada da oposição: “mudança de regime”.

A União Europeia:

Ao longo das últimas semanas, o centro de Kiev assiste a um desfile ininterrupto de políticos conhecidos, da União Europeia, que vêm manifestar seu apoio à oposição. Entre eles: Carl Bildt (ex-primeiro-ministro de Relações Exteriores da Suécia), Loreta Grauziniene (presidente do Parlamento da Lituânia), Guido Westerwelle (ministro de Relações Exteriores da Alemanha e ativista na defesa dos direitos dos homossexuais), Vlad Filat (ex-primeiro-ministro da Moldávia), Mikheil Saakashvili (ex-presidente da Geórgia, o perdedor da guerra de 8/8/08), Jerzy Buzek (ex-presidente do Parlamento Europeu), Jaroslaw Kaczynski (do Partido Lei e Justiça, da oposição na Polônia), John Baird (ministro de Relações Exteriores do Canadá, que ainda não é da União Europeia, mas ajuda) e muitos outros. Todos só falam sobre a interferência *russa* em assuntos internos da Ucrânia :-)

O governo “pró-russos”:

Enquanto isso, soube-se que o presidente Yanukovich apresentou uma lista de demandas que a União Europeia terá de aceitar antes de que a Ucrânia assine o acordo de associação, entre as quais a modernização conjunta do sistema ucraniano de transporte de gás e a revisão da posição da União Europeia “sobre a construção de instalações economicamente instáveis para o transporte de gás natural para a Europa, deixando de fora a Ucrânia”.

Em outras palavras: a União Europeia terá de parar de importar gás diretamente da Rússia, pelos gasodutos do Ramo Norte e do Ramo Sul. Sim. É o presidente “pró-russos” que exige que a União Europeia pare de comprar gás diretamente dos... russos! Com amigos como esse...

A Ucrânia cavalga rumo ao seu brilhante futuro. Sóssifô... 
Resumindo tudo:

A oposição quer derrubar o governo, há políticos da União Europeia já em campo em apoio à oposição, enquanto o governo de Yanukovich supostamente pró-Rússia pede que a União Europeia renegue seus acordos com a Rússia.

Quanto a mim, pessoalmente, sinceramente, avalio se a Rússia não estaria muito melhor SEM tantos e tão maravilhosos “aliados”, “amigos” e “irmãos” entre ucranianos modernos. E se não seria muito melhor opção para a Rússia deixar que os ucranianos (já naufragando) se unam à União Europeia (já naufragando). Enquanto isso, a Rússia senta e relaxa, para assistir ao show de tapas & beijos que está para começar, entre essas duas forças russofóbicas.


The Saker

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.