quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Rússia e Ucrânia abrem caminho para o futuro

18/12/2013, Victor Krylenko, Strategic Culture  
Excerto traduzido pelo pessoal da Vila Vudu

Viktor Yanukovych e Vladimir Putin durante a assinaturas dos 14 acordos de cooperação entre a Ucrânia e a Rússia em 17/12/2013.
A 6ª sessão da comissão Rússia-Ucrânia em Moscou e o encontro entre Vladimir Putin e Viktor Yanukovych dia 17/12 geraram resultados que permitem dizer com confiança que houve um passo revolucionário adiante, na relação entre a Federação Russa e a Ucrânia.

As partes assinaram 14 documentos para lançar um processo de cooperação.

Um protocolo de cooperação na produção para 2014 incorpora bens e serviços sem impostos diretos ou indiretos; a lista inclui matérias primas e outros materiais, bens manufaturados e serviços necessários para a produção conjunta de bens acabados que não são produzidos nem na Rússia nem na Ucrânia, ou do caso da quantidade produzida for insuficiente para suprir a demanda dos mercados internos. É passo real para estimular laços de cooperação entre a Rússia e os produtores ucranianos. Vale lembrar que os objetivos de produção em questão são difíceis de alcançar (e jamais sequer seriam iniciados ou tentados) se o Acordo de Associação com a União Europeia fosse assinado.

Estreito de Kerch, entre a Ucrânia(Crimeia) (E) e a Rússia (D).
A ponte (em amarelo com centro preto) está projetada para 2020
(clique na imagem para aumentar)
As partes concluíram um acordo para projetar uma ponte sobre o Estreito de Kerch. Tem em vista passos conjuntos preparatórios, a criação de um grupo de trabalho intergovernamental Rússia-Ucrânia com autoridade definida e para definir as fases da implementação do projeto. É negócio multibilionário de grande importância para o sistema de transportes dos dois países. O custo é de 24 bilhões de rublos, a preços de 2010; o prazo de implementação, 4-5 anos.

Documento mais conceitual assinado é o plano de ação para acomodar as restrições no comércio bilateral em 2013-2014. As partes planejam liberar o acesso a bens aos dois mercados, aumentando significativamente o fluxo de produtos ucranianos para a Rússia e para os estados membros da União Aduaneira. A carga de trabalho para os produtores ucranianos aumentará, o que gerará empregos, disse Putin.

Um memorando de intenções sobre cooperação para a construção de navios visa a coordenar os esforços de pesquisa científica para produzir conjuntamente equipamentos de alta tecnologia.

Antonov An-124
Mais um acordo visa a reviver a indústria aeroespacial da Ucrânia. As partes assinaram um acordo para apoio do estado para retomar a produção em série dos aviões Antonov An-124 com várias versões dos Motors D-18T, incluindo manutenção, atualização e acompanhamento para aumentar a vida útil dos aviões e motores An-124.

Outro acordo assinado é o memorando entre os governos dos dois países para cooperação no setor espacial, assinado entre a Agência Espacial Ucraniana e a Agência Espacial da Federação Russa. Visa a promover esforços conjuntos para pesquisa espacial para os próximos quatro anos.

A ajuda russa na construção da 3ª e 4ª unidade da Usina Nuclear de Khmelnitsky permanece em discussão. Segundo Putin, com a ampliação dos laços políticos e econômicos, a Rússia busca envolver a economia da Ucrânia em seus programas de defesa, também para reparos e manutenção. Isso dará via nova à moribunda indústria militar ucraniana. (...)

Usina nuclear de Khmelnitsky, na Ucrânia com as duas primeiras unidades já em operação
Os dois presidentes instruíram seus governos a apresentar planos para alinhar a Ucrânia aos padrões técnicos da União Aduaneira. Os dois gabinetes devem preparar propostas para a interação entre Ucrânia e o Banco de Desenvolvimento Eurasiano, o Fundo Eurasiano Anticrises e o Banco da Comunidade de Nações Independentes.


Moscou ofereceu à Ucrânia tudo que o Ocidente recusou-se a dar-lhe. Os acordos assinados em Moscou são medidas concretas, viáveis e convincentes, de mútuo e real interesse dos dois países – exatamente o que o Acordo de Associação com a União Europeia sequer se aproximava de fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.