quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Rei saudita empurra o filho para mais perto do trono


Enquanto “notícias” tipo GAFE* ocorrem na “democracia” da Arábia Saudita, a França-OTAN bombardeia o Mali... (Castor)

2/2/2013, al-Akhbar [trad. de edição árabe traduzida ao inglês]
Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu

Entreouvido na quadra de bocha da Vila Vudu: O que aí se lê é tão “fato” quanto as futricas e diz-que-disses que cantanhedes & lopretes & friaszinhos & globonews, impingem a consumidores pagantes, como se fosse “informação” sobre algum “poder político”. No Congresso do Brasil-2012... Mas aí, pelo menos, quem faz e acontece é o rei. E quem comenta é um tuiteiro bem informado, não algum “comentarista” autoalugado ao Grupo GAFE* (Globo-Abril-FSP-Estadão)! E o quê/quem são as cantanhedes, lopretes, trigos, waacks, villas, pondés e outros que opinam pela televisão brasileira?! [pano rápido]

Muqrin bin Abdul-Aziz al-Saud 
Na 6ª-feira, 1/2/2013, o rei saudita Abdullah bin Abdul-Aziz al-Saud nomeou seu irmão de 63 anos, príncipe Muqrin, 35º filho do fundador da dinastia reinante, rei Abdul-Aziz, para o posto de segundo vice-primeiro-ministro. Assim, Muqrin passa a ser o terceiro na linha de sucessão ao trono depois do príncipe herdeiro Salman bin Abdul-Aziz.

Assim, os principais postos do reino permanecem em mãos da primeira geração, apesar da idade avançada e da saúde precária de todos os sucessores. O rei, para começar, passou recentemente por várias cirurgias sucessivas que o debilitaram ainda mais. O príncipe herdeiro Salman sofre da doença de Alzheimer e, como já se viu acontecer várias vezes, seguidamente esquece o próprio nome.

Muqrin, por sua vez, recém nomeado, é conhecido por gostar de mulheres públicas (sic), bebidas alcoólicas, noitadas, práticas que lhe valeram a demissão, ano passado, do posto de chefe da inteligência do reino saudita.

Mas esse movimento do rei saudita parece visar a limpar o caminho até o trono para seu filho Mutaib, atualmente comandante da Guarda Nacional.

Mutaib bin Abdul-Aziz al-Saud
Um conhecido ativista da rede Twitter, @mujtahidd, disse em entrevista a Al-Akhbar, que:

“Abdullah quer pôr o filho Mutaib no trono. Se esperar que passem todos os filhos de Abdul-Aziz, Mutaib jamais será rei. E o rei quer, antes de morrer, ver coroado o filho”.

@mujtahidd acrescentou:

“Muqrin tem duas características que permitem que o rei o explore para chegar onde deseja. Primeiro, é o filho caçula (e o último filho) de Abdul-Aziz. Segundo, é homem de vontade muito fraca, para quem os irmãos são seus patrões e senhores, porque a mãe dele foi escrava e negra”.

Quanto à ocasião do anúncio, @mujtahidd disse que

“Abdullah quis indicá-lo agora, porque, em pouco tempo, já não será possível esconder a doença de Alzheimer, que acomete Salman, o que o forçará a deixar a linha sucessória até o trono; com isso, Muqrin seria coroado príncipe herdeiro. O rei, então, já deixa seu filho Mutaib como segundo nome”.

O passo seguinte, segundo @mujtahidd, será a abdicação de Muqrin, com o que Mutaib ficará na posição de sucessor. O mesmo ativista diz que:

“... a saúde de Muqrin torna possível todo o plano”.

@mujtahidd disse também que tem notícia de algumas reações à indicação que o rei acaba de fazer, especialmente dos príncipes Ahmed e Turki (II) bin Abdul-Aziz. Por mais que os príncipes Abdul-Rahman e Talal estejam, naturalmente, muito incomodados, disse @mujtahidd:

“Ahmed e Turki são mais importantes”.

Reconhece que:

“Ahmed continua relativamente saudável e ativo”;

e que:

“Turki está relativamente recuperado dos problemas que teve no Egito e reconquistou pelo menos parte do respeito da família.”

@mujtahidd prevê que os filhos de Salman:

“...alinhar-se-ão com qualquer um que enlouqueça por causa desses desenvolvimentos”.

Em tuítes anteriores, @mujtahidd descreve Muqrin como:

“...homem sem importância alguma, seja como governador da província de Ha’il, seja como chefe da inteligência. Depois de demitido continuou como sempre foi, desimportante, sem coisa alguma que valha anotação de currículo”.

O tuiteiro diz também que Muqrin:

“...só pensa em mulheres e bebidas e delegou completamente as suas funções ao chefe de gabinete, o que levou a fracassos catastróficos da inteligência saudita no Egito, no Iraque, no Irã e até em questões mais simples, como o caso da princesa Sara Bint Talal, que pediu asilo à Grã-Bretanha”.

Duas semanas antes, o rei fez publicar vários decretos em que demitiu vários governadores e nomeou outros tantos para os mesmos postos. No caso específico da princesa Sara – escreveu @mujtahidd – viu-se claramente que:

“Muqrin nada sabia do trabalho de inteligência; sempre viveu ocupado com seus prazeres proibidos”.

Muqrin, acrescentou o tuiteiro:

“...pôs seu chefe de gabinete [Abdul Aziz bin Saleh] al-Hawas, que já o acompanhava quando foi governador [da província Ha’il], no comando de toda a agência de inteligência, dando-lhe plenos poderes, mais poderes, até, que os de Abdul Aziz bin Bandar”.

O príncipe Muqrin é o filho mais jovem do rei fundador. Sua indicação como segundo vice-primeiro-ministro acontece depois de várias outras indicações feitas pelo rei, que empurraram para adiante, na linha de sucessão, a segunda geração de príncipes. Por essa razão, a decisão do rei foi surpresa para quase todos.

Duas semanas antes, o rei substituíra o príncipe Mohammed bin Fahd pelo príncipe Saud bin Nayef, como governador da província Leste – segundo o noticiário, como punição pela má condução da repressão aos levantes naquela região. O rei também nomeou o príncipe Faisal bin Salman para o posto de governador de Medina, dispensando dali o príncipe Abdul-Aziz bin Majed bin Abdul-Aziz.

Na mesma ocasião, Muqrin fora nomeado conselheiro do rei – um posto honorário. E o príncipe Mutaib bin Abdullah também foi nomeado ministro do Estado e Comandante da Guarda Nacional.

Esses movimentos dispararam especulações generalizadas, como indicação de que, afinal, a segunda geração de príncipes começava a receber postos ministeriais sensíveis. Não por acaso, as nomeações excluíram o príncipe Mohammed bin Fahd do posto que ocupava, sem lhe dar qualquer outra posição chave – sinal claro de que os filhos do falecido rei Fahd estavam sendo marginalizados.

A nomeação do príncipe Muqrin para o cargo de segundo vice-primeiro-ministro foi divulgada num curto comunicado, pela agência de notícias oficial saudita. É a terceira mais importante posição na hierarquia do poder no reino saudita, abaixo do rei e do príncipe herdeiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.