sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

A arte da guerra: “A reocupação da África”


1/2/2013, Manlio Dinucci, Il Manifesto, Itália
Traduzido para o francês e outros idiomas por Fausto Giudice
Traduzido do italiano para o português pelo pessoal da Vila Vudu

Manlio Dinucci
No momento exato em que o presidente democrata Obama reafirmava, em seu discurso de coroação que os EUA, “fonte de esperança para os pobres, apoiam a democracia na África”, enormes aviões C-17 US transportavam soldados franceses para o Mali, onde Washington instalara no poder, ano passado, o capitão Sanogo, adestrado nos EUA por Pentágono e CIA – o que tornou muito mais agudos os conflitos internos locais.

A rapidez com que foi lançada a operação, oficialmente para proteger o Mali contra o avanço dos rebeldes islamistas, deixa bem claro que foi operação longamente planejada pelo socialista Hollande.

A colaboração imediata dos EUA e da União Europeia, que decidiu enviar ao Mali seus especialistas de guerra com a missão de treinar e comandar, mostra também que a operação foi planejada em conjunto em Washington, Paris, Londres e outras capitais. As potências ocidentais, cujos grupos multinacionais rivalizam nas operações de se assenhorear de mercados e fontes de matérias primas, sempre formam grupo compacto, quando seus interesses comuns estão em jogo. Como os interesses que são ameaçados hoje na África pelos levantes populares e pela concorrência chinesa.

Mapa da guerra no Mali
O Mali, um dos países mais pobres do mundo (com renda média per capita 60 vezes inferior à dos italianos, e onde mais da metade da população vive abaixo da linha da miséria), é imensamente rico em matérias primas: exporta ouro e coltan (mistura de minérios de nióbio e tântalo - colombita e tantalita), mas a riqueza vai parar nos bolsos das multinacionais e da elite local.

A mesma coisa, no vizinho Níger, ainda mais pobre (com renda per capita 100 vezes menor que a dos italianos) embora seja uma dos países mais ricos do mundo em urânio, cuja extração e exportação são entregues à multinacional francesa Areva.

Montagem da ilustração: Tiago Hoisel, Brasil
Não é acaso que Paris, em operação simultânea à do Mali, tenha enviado suas Forças Especiais também ao Niger. Situação análoga no Chade, cujas ricas reservas de petróleo são exploradas pela Exxon Mobil (EUA) e outras multinacionais (e já começam a chegar também empresas chinesas): as migalhas que restam dos lucros vão diretamente para os bolsos das elites locais. Por criticar esse mecanismo, o bispo comboniano*, Michele Russo foi expulso do Chade, em outubro passado.

O Níger e o Chade fornecem soldados aos milhares, também enviados ao Mali para abrir uma segunda frente sob comando francês. A operação lançada no Mali, com soldados franceses como ponta de lança, é operação de vastíssima envergadura, que vai do Sahel até a África Ocidental e Oriental.

É operação que se articula com a que teve início no Norte da África, com a destruição do estado líbio e manobras para sufocar, no Egito e em outros pontos, as rebeliões populares.

É operação de longo prazo, que faz parte de um plano estratégico que visa a pôr todo o continente africano sob controle militar das “grandes democracias”, que retornam à África, com o casquete colonial mal disfarçado sob as cores da fantasia de paz.



Nota dos tradutores
* Missionários Combonianos do Coração de Jesus [MCCJ]: congregação religiosa missionária fundada pelo italiano Daniel Comboni, morto em Khartoum em 1881 e beatificado em 2003, para evangelização e promoção humana na África [NTs italiano-francês]. Pode-se ler sobre Combonianos no Brasil. [NTsBr]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.