domingo, 4 de julho de 2010

Precisa-se de jornalista que saiba fazer cabelo, barba e bigode


Fernando Soares Campos- Editor-Assaz-Atroz-Chefe

O Departamento de Achados & Perdidos da nossa Agência Assaz Atroz – PressAA –, por encomenda de grande empresa jornalística atuante em todo o território nacional e com sucursais em todos os continentes, está recebendo currículos para criteriosa análise de perfil e possível admissão de jornalista que se disponha a preencher vaga de auxiliar de serviços gerais em sua matriz. O candidato deve ler fluentemente os idiomas inglês, francês e alemão, a fim de que possa operar com segurança o aspirador de pó, a cafeteira elétrica e, quando escalado para fazer pequenas compras no supermercado, saber identificar o melhor chucrute importado, sempre através das instruções e informações originais.

Considerando a desobrigatoriedade do diploma de jornalista para o exercício das funções inerentes ao desempenho da profissão, nosso próprio cliente formulou teste a ser aplicado em candidatos que não tenham qualquer experiência profissional, mas que expressem uma acentuada inclinação para o jornalismo.

Este teste tem como objetivo identificar e classificar a performance inclinante do candidato. Pretende-se com ele medir o possível grau máximo de inclinação a que o elemento pode se submeter. Somente será classificado para a segunda etapa dos exames (o temível "teste da goma", a ser aplicado depois da Copa) o candidato que revelar aptidão para dobrar a sua própria coluna vertebral, realizando uma curvatura de no mínimo 90 graus.

Aí está o teste.

Boa sorte!

1) Quem é o autor da frase: “A imprensa de um país não pode se sentir mais frustrada do que quando as equipes político-jornalísticas de seus órgãos midipartidários já não acreditam na dita cuja – ou já não mais conseguem fingir que acreditam”?

a) Sicrano
b) Beltrano
c) Alguém
d) Ninguém
e) Outrem (bão ou ruim)

2) Qual o personagem do universo humorístico brasileiro que, ao tomar conhecimento das pesquisas de intenção de voto do Datafolha, nas quais Serra aparece tecnicamente empatado com Dilma, disse: “Implensa, que dá!”?

a) O Amigo da Onça
b) Fradim, do Henfil
c) Jeremias, o bom
d) Mônica
e) Outro: ____________________

3) Qual dessas opções de manchete anunciaria de forma mais realista a diferença entre Serra e Dilma nas pesquisas de intenção de voto?

a) “Serra continua oscilando entre mais e menos intenções de voto em seu favor”
b) “Soma dos percentuais de intenção de voto dos candidatos da oposição supera percentual da candidata governista”
c) “Leitura simétrica dos percentuais de intenção de voto coloca Serra na frente de Dilma”
d) “Devido ao Mundial de Futebol, Serra cresce que nem crina equina”
e) “Serra se mantém como candidato preferido de parte da militância do PSDB”

4) Qual dessas frases você escreveria em matéria que tratasse de certo dossiê fajuto?

a) “Suposta declaração de suposto petista revela que são eles próprios os autores de dossiê fajuto contra Serra”
b) “Dossiê fajuto contra Serra teria novos elementos sobre o mensalão do PT”
c) “Baixaria: Dossiê fajuto expõe vida íntima da recatada jovem Verônica, filha de Serra, provável vencedor da eleição para presidente da República”
d) “Isso é uma vergonha: Polícia Federal do governo Lula se envolve no caso do dossiê contra Serra!”
e) “Nem sob tortura Dilma confessaria que mandou fazer dossiê contra Serra”

5) Sobre o vice de Serra, o que você diria?

a) “Assim como a Bolívia, Brasil poderá ter Índio na Presidência, caso Serra seja eleito e morra” - ou “...caso Serra morra depois de eleito”
b) “Índio brasileiro não incentiva o narcotráfico como faz o índio boliviano”
c) “Capitalismo selvagem, índio na vassalagem”
d) “A diferença fundamental entre o índio brasileiro e o boliviano é que este é narcotraficante, enquanto aquele é vítima imediata do narcotráfico”
e) “Índio nas costas pesa mais que índio no colo”

6) Como você interpreta a frase “O DEM é uma merda”, postada no Twitter pelo excrementoso ex-deputado Roberto Jefferson, presidente do PTB paraguaio?

a) O DEM é uma bosta.
b) O DEM exala um cheiro forte, capaz de manter os adversários à distância.
c) O DEM está dentro de cada um de nós.
d) O DEM é uma espécie de adubo, portanto vai fertilizar a campanha do PSDB.
e) Jefferson não entende de DEM nenhum(a)!

7) “Rei morto, rainha posta”. Se Lula tivesse pronunciado essa frase, qual a sentença que melhor definiria as intenções do presidente ou a ilegalidade da declaração presidencial?

a) “Lula e Dilma estão tramando golpe para restauração da monarquia no Brasil”
b) “Lula, ignorando as regras de concordância nominal, quis dizer: ‘Rei morto, rainha poste’”
c) “Para Lula, a sua posse em 2007 marca o momento em que ele assumiu sua porção feminina”
d) “Lula faz campanha antecipada a favor de Dilma e deve ser multado”
e) Qualquer outra sacanagem que você queira dizer: _______________

8) Baseado na última pesquisa Datafolha, Uirá Machado escreveu na Folha.com:

Eleitor de Dilma se declara mais decidido que o de Serra

“O eleitor de Dilma Rousseff (PT) está mais decidido que o de José Serra (PSDB) e o de Marina Silva (PV).

Segundo a mais recente pesquisa Datafolha, 78% dos eleitores da petista afirmam que estão totalmente decididos com relação ao seu voto no primeiro turno, contra 20% que declaram poder mudar de ideia.

Entre os eleitores de Serra, os decididos são 70%, e os que dizem poder mudar de voto representam 28%.

Os eleitores de Marina são os menos convictos: 39% dizem que podem mudar de voto, contra 58% que afirmam estar totalmente decididos.

No levantamento, Serra apareceu com 39% das intenções de voto, Dilma teve 38%, e Marina, 10% no cenário com apenas os três.”

Para amenizar ainda mais o impacto da pesquisa Datafolha que coloca Serra empatado tecnicamente com Dilma, qual dos parágrafos você alteraria de acordo com as alternativas abaixo?

a) “O eleitor de Dilma Rousseff (PT) é um sujeito empedernido, o mais fanático dos eleitores, enquanto o de José Serra (PSDB) e o de Marina Silva (PV) são pessoas sérias, sensatas, equilibradas, ponderadas...”

b) “Segundo a mais recente pesquisa Datafolha, 78% dos eleitores da petista estão totalmente obstinados, aloprados, desatinados, com relação ao seu voto no primeiro turno (só no primeiro turno!), contra 20% daqueles que entre eles ainda exteriorizam algum equilíbrio, os quais declaram que podem (creio que devem) mudar de ideia.”

c) “Entre os eleitores de Serra, os decididos, inesitantes, resolutos, são 70%, e os que dizem poder mudar de voto (provavelmente para Marina) representam 28% de pessoas que estão sendo vítimas de aliciamento com uma bolsa-qualquer, ou ameaçados de perder cargo na administração pública, caso declare, em definitivo, que votará em Serra.”

d) “Os eleitores de Marina são os menos convictos: 39%, ou seja, os mais esclarecidos, intelectualizados, comprometidos com o povo e a justiça social, dizem que podem mudar de voto (supomos que seja para Serra), contra 58% que afirmam estar totalmente decididos (talvez a reavaliar suas posições).”

e) “No levantamento, Serra apareceu na liderança absoluta com 39% das intenções de voto, Dilma teve apenas minguados 38%, e Marina mantém a reserva de 10% que infelizmente ameaça levar Dilma para o segundo turno, no cenário com apenas os três.”

* * *

Atenção: O leitor interessado na vaga de jornalista-auxiliar-de-serviços-gerais que se sinta capaz de fazer cabelo, barba e bigode (não necessariamente nessa ordem), envie as suas respostas à nossa redação e continue procurando emprego, pois isso aí não tem futuro, não!

surrupiado da Agência Assaz Atroz