28/1/2012, Martin J
Young, Asia Times Online (Excerto)
Traduzido
e comentado pelo pessoal da Vila
Vudu
Entreouvido
de um morador da Vila Vudu:
Engraçados esses papins da “liberdade de expressão” e da “democratização da
comunicação”, que nuuunca discutem o modelo de negócio da imprensa-empresa como
a conhecemos.
E
ficam aí os liberais “éticos”, a exigir direitos que os liberais pressupõem que
teriam.... Por direito divino, talvez?!
Os
liberais fazem papel ridículo!
Os
liberais a exigir “liberdade de expressão” e “democratização da comunicação” são
como o sabão OMO discursando para defender direitos à livre manifestação do
pensamento do sabão OMO...
VOCÊ
SÃO A MERCADORIA, sô! Acordem! Desde quando a mercadoria tem direitos?!
Desde quaaando, pêqmepê?!
HUA
HIN, Tailândia – A empresa Google
anunciou essa semana que está consolidando suas políticas de privacidade e que
reunirá todos os dados de cada usuário num só perfil. Significa que os dados de
cada usuário do Gmail serão combinados com dados de pesquisas que o mesmo
usuário tenha feito em YouTube, Maps, Google+, Picasa, Chrome e de todos os demais serviços de
Google.
A
empresa diz que usará essa quantidade gigantesca de dados pessoais digitais para
melhor planejar as campanhas publicitárias. Sabendo mais sobre como as pessoas
comportam-se online e rastreando os passos de todos por outros
pontos da rede, a empresa poderá construir e oferecer melhores campanhas
publicitárias aos seus anunciantes, cobrar mais caro e lucrar
mais.
A
empresa Google recebe informações
sobre seus usuários cada vez que usam telefones Android, pesquisam na Internet, entram
em suas contas Google, veem mapas e
assistem a vídeos em YouTube. Os
usuários não têm alternativa e estarão necessariamente presos nessa nova
política de privacidade, que estará implantada dia 1º de março.
Já
está publicado um anúncio nas páginas Google, em que se lê:
“Estamos
alterando os termos de nossa política de privacidade. É importante. Informe-se.”
Em pouco tempo, o Big Brother da
Internet saberá muito mais sobre você, que sua própria
mãe.
No
último trimestre, a empresa teve pequena e rara queda nos lucros; e informou que
o lucro médio da empresa por clique nos anúncios caíra 8% em relação ao mesmo
período de 2010. O lucro líquido da rede foi de US$8.31 bilhões, inferior ao que
os analistas previam ($8.37 bilhões). Depois dessas notícias, a cotação das
ações de Google caiu
9%.
Bem
visivelmente, a empresa Google
trabalha para manipular esses perfis de usuários para conseguir vender mais
anúncios, depois de ter intoduzido mudanças nas páginas de busca, que refletem
resultados da própria rede social, Google+, à custa da concorrência, Facebook e Twitter.
Se
o modelo de negócios de serviços Google gratuitos, pagos com a renda da
publicidade continuar, o usuário deve habituar-se a ver-se como produto vendido,
não como consumidor.
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