quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Ahmadinejad na Venezuela: “Os EUA logo verão nossos sucessos tecnológicos”


14/12/2011, Al-Manar, Líbano (com vídeo)
Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu


Ahmadinejad, sobre o avião-robô (drone) espião que o Irã capturou: “Quem sabe os EUA nos mandaram de presente, o robô espião?!”

Ver também:
8/12/2011, “O caso do drone que se suicidou”, Pepe Escobar (Asia Times Online), em português.
8/12/2011, “Quem bate os tambores de guerra contra o Irã?”, Terry Jones (Guardian), em português.  
Presidente Ahmadinejad durante a entrevista
O presidente do Irã Mahmoud Ahmadinejad zombou, na 3ª-feira, em entrevista transmitida pela televisão venezuelana, dos oficiais norte-americanos que se recusam a admitir que hackers especialistas em cyber-guerra do Corpo de Guardas Revolucionários do Irã rastrearam e assumiram o telecomando do drone RQ-170 Sentinel, de tecnologia stealth, que espionava em território iraniano, e o pousaram, sem danos.

Ahmadinejad disse que, logo, os EUA se convencerão das novas capacidades do Irã. “Temos em andamento um programa para construção em massa de drones invisíveis aos radares, de alta tecnologia” – disse ele.

O "drone"capturado 
O presidente do Irã sorriu, ao ser perguntado por que os militares dos EUA recusam-se a aceitar que o Irã rastreou o sistema eletrônico do drone, assumiu o controle do aparelho e pousou-o sem danos. “Ou aceitam o óbvio ou... Quem sabe os EUA mandaram-nos de presente, o robô espião?”

Disse que especialistas iranianos não tiveram dificuldades em rastrear o drone espião e já conseguiram acessar também as bases de dados instaladas no aparelho.

Sobre a ação humanitária para libertar três jovens norte-americanos que cruzaram a fronteira do Irã, vindos do Iraque, o presidente Ahmadinejad ressaltou que o Irã é país de alta cultura e civilização e que os iranianos não são inimigos do povo norte-americano. “Nossos problemas persistem, exclusivamente, com o sistema que governa os EUA”, disse.

Acrescentou que os iranianos esperam que o governo dos EUA retribua o ato humanitário, de libertar os três norte-americanos e tome medidas também de caráter humanitário.

“Ainda esperamos que ajam com a mesma grandeza, mas o passado colonialista do sistema que hoje controla os EUA jamais admitirá atos humanitários e de grandeza humana.”

Ahmadinejad e o entrevistador
Sobre a questão nuclear, Ahmadinejad disse que o governo dos EUA acusa o Irã de estar trabalhando para construir bombas atômicas, e recusa-se a entender que o Irã não precisa de bombas atômicas nem as quer ter.

Para Ahmadinejad, “Os que acusam o Irã de estar produzindo bombas atômicas são os mesmos que arrastaram os EUA para os dias mais sombrios do colonialismo, exploraram até a dizimação os nativos norte-americanos e, hoje, vivem de saquear sistematicamente a riqueza de outros povos”. 

Sobre a coalizão ocidental que se apresenta como coalizão de países democráticos, o presidente do Irã disse que os EUA e seus aliados não confiam nem crêem na democracia, e que sempre põem o interesse dos próprios lucros acima de qualquer anseio democrático. “Os EUA fazem guerra hoje contra vários povos, exclusivamente para tentar resolver seus problemas econômicos. Não defendem nem a paz nem a democracia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.