domingo, 4 de dezembro de 2011

A SEMANA - A MÃO COBRINDO A VERGONHA


Laerte Braga

Um dos fatos mais destacados da semana terá sido a foto do interrogatório de Dilma Rousseff (MILICANALHAS tem vergonha da cara!) numa Auditoria Militar do Rio de Janeiro. Os militares que integravam o Conselho Permanente de Justiça (complicado isso) cobriram o rosto com as mãos para não serem identificados.

Com certeza irão dizer que o gesto era necessário àquela época, que o país estava em guerra contra o “terrorismo”, coisas do gênero. Nem por um instante admitirão que se tratasse de vergonha pura e simples.

Covardes têm vergonha.

É difícil entender a posição das Forças Armadas no que diz respeito às torturas praticadas ao longo dos anos de chumbo da ditadura. Por vários motivos. O primeiro deles é que os militares que assumiram o poder derrubando o governo constitucional de João Goulart o fizeram em cima de mentiras, que continuam sendo repetidas até hoje e sob comando de potência estrangeira. Tentavam chegar ao poder na presunção que eram os únicos capazes de governar o Brasil desde a queda de Getúlio em 1945. Perderam três eleições. Duas com o brigadeiro Eduardo Gomes e uma com Juarez Távora.

A quarta, curiosamente, ganharam com um civil, Jânio Quadros, derrotando um militar legalista, um dos grandes nomes da história das Forças Armadas, o marechal Henrique Duffles Teixeira Lott. O azar foi que Jânio, além de louco, um dia bebeu demais e pôs tudo a perder.

No meio desse caminho algumas tentativas de golpe, o manifesto dos coronéis, toda uma trajetória até 1964. O embate se dava dentro das próprias Forças Armadas. Militares fiéis à legalidade e ao Brasil, caso de Lott, Moreira Lima e muitos outros deixam exemplos que é possível uma força armada comprometida primeiro com o seu País, segundo com a democracia.

A foto tem outro significado também. Serve para lembrar a presidente Dilma Rousseff suas origens, seus ideais, justo num momento em que seu governo parece perder-se em meio ao peleguismo de setores do seu partido, alianças terríveis com setores podres da política e do empresariado brasileiro, enfim, talvez um tranco para que Dilma acorde a tempo.

Não é o caso dos tucanos, matriz do peleguismo de setores do PT. O sub-chefe da Casa Civil de José Serra no governo de São Paulo, o tal Faustino, foi preso numa operação no Rio Grande do Norte – Sinal Fechado –, num esquema de milhões de reais em corrupção e que fora tentado no governo Maluf, no governo Pitta, no governo Serra e ressurgiu com força no governo de Gilberto Kassab.

Privatização e terceirização. As formas mais rápidas do dinheiro entrar em caixa. No caso a CONTROLAR, uma quadrilha que vistoriava por tarifa módica os carros em Natal, em São Paulo e planejava atender a dez estados da Federação em curto prazo para regar as campanhas tucanas.

Tem o outro lado também. 

Um trabalho extraordinário do engenheiro Antônio Fernando Araújo mostra a cobiça sobre as águas no Brasil. Potências e empresas estrangeiras deitando olhos sobre nossos mananciais e com um apetite sem medida. Pior, aliados a empresários brasileiros, com a complacência de políticos venais.

Há anos os EUA tentam, por exemplo, uma base militar na chamada Tríplice Fronteira, na região de Foz de Iguaçu, onde é grande a população de palestinos, árabes de um modo geral, com a alegação que ali existem focos de terrorismo. Nem FHC empregado da Fundação Ford conseguiu vender esse peixe.

Está ali o Aqüífero Guarani o quinto maior do mundo e na Amazônia acaba de ser descoberto um outro aqüífero fantástico, maior que o próprio rio. Um trabalho extraordinário do engenheiro Antônio Fernando Araújo mostra a cobiça sobre as águas no Brasil.

Nem tudo na vida é a saída de Fátima Bernardes do Jornal Nacional – o da mentira –. Esse “acontecimento” reflete apenas a disputa interna de poder na maior empresa de comunicação do Brasil, mostra que começa a cair o castelo de Ali Kamel – diretor geral de jornalismo – e vai tentar tapar os rombos na audiência matinal, já que dona Ana Maria Braga vem sendo sistematicamente batida pela principal concorrente, a TV Record, o mesmo valendo para o Bom(?) dia Brasil.

Não perceberam ainda que cada vez que Miriam Leitão (a que erra TODAS) aparece na telinha as pessoas se assustam e pensam que é invasão de monstros de outro planeta. O que não significa e nem tem nada a ver com Orson Welles. Welles era um gênio e Miriam Leitão uma variação de ornitorrinco mental.

Para além de nossas fronteiras continua a distorção sobre os fatos que acontecem no Oriente Médio, na tentativa de repetir na Síria o massacre que promoveram na Líbia. Encontram resistência maior, já que a Rússia de Putin e a China não estão dispostas a aceitar o cerco que o Conglomerado Israel/EUA S/A tenta impor ao resto do mundo.

O “vilão” da vez é a Síria. Além do Irã, é claro. Uma reunião de líderes da falida Comunidade Européia mostrou o governador da atual Micro-Bretanha (antiga Grã Bretanha), David Cameron, exibindo sua face Tony Blair. A da mentira repetida sistematicamente na velha teoria de Goebbels que as pessoas acreditem nos bons propósitos dos vassalos europeus de Washington.

A saída mais adequada para os países da Comunidade Européia seria tombá-los como patrimônio da humanidade, transformar tudo num grande parque turístico e pronto.

O rei da Espanha, por exemplo, poderia exibir sua perícia de caçador de búfalos. Isso para os de cima e deixar o resto por conta da classe trabalhadora, expurgando banqueiros e grandes corporações. Do contrário levam o dinheiro todo e dona Christine Lagarde, gerente geral do FMI, já está no Brasil tentando convencer dona Dilma Rousseff a investir em títulos podres de uma comunidade em processo de insolvência.

Sérgio Cabral, que finge governar o Rio de Janeiro – está vendendo o estado para empresários como Eike Batista que agora escreve livros de auto-ajuda – quer privatizar o Maracanã. Um dos símbolos do Rio, do Brasil e que tem sua imagem em todo o mundo.

Quem sabe o sogro (que tem a concessão de várias linhas de ônibus urbanos no Rio e vai pegar a do bondinho de Santa Teresa, lógico, macete velho) e a primeira dama não arranjam um jeito de colocar Luciano Huck na jogada.

Já não “legalizaram” a casa ilegal do cara em Angra? Ele já não andou dando declarações sobre vontade de participação política? Deve ter percebido que é mais negócio que aquela xaropada de todos os sábados à tarde. O deprimente espetáculo em versão terror da sociedade do espetáculo.

Olha! Se o senador Aloysio Nunes, um dos grandes nomes do tucanato saiu de Brasília para ir a Natal visitar o operador da quadrilha da CONTROLAR, preso pela Polícia Federal (já ganhou habeas corpus) na Operação Sinal Fechado, é que o negócio está prá lá de grave. Aloysio era o chefe do Gabinete Civil e Faustino o sub-chefe.

Na toca José Serra, o patético e que era o governador, como antes foi o prefeito.

Fora isso há uma expectativa que a OTAN possa usar suas forças para assegurar o direito de cidadãos norte-americanos saírem às ruas para protestar contra bancos, grandes corporações, governo, etc. É que a polícia está baixando o sarrafo, prendendo e arrebentando, no melhor estilo da democracia cristã e ocidental. Seria o mais coerente, não? Que tal uma R2P (Responsability to Protect) da ONU ou uma exclusão aérea sobre os EUA?

E a ficha limpa – que não vai mudar nada – ficou para mais tarde. Pedido de vistas do ministro Tófoli, nomeado por Lula e parceiro de Gilmar Dantas Mendes. Os tribunais superiores (STF, STJ et cataerva) sempre nos envergonham...

Não são só os militares que têm que cobrir os rostos com as mãos para esconder a vergonha. Tem muito mais gente.

Morreu Sócrates, um dos maiores jogadores de futebol de seu tempo. Um dos grandes do esporte em todos os tempos. Deixa lições de futebol e exemplos de coragem. Desafiou a ditadura militar em várias situações. Manifestou a crença que o futebol poderia e deveria ser um esporte livre de figuras como Ricardo Teixeira e outros tantos. Ao contrário dos militares que tamparam o rosto com as mãos para esconder a vergonha, Sócrates mostrava a cara a milhões de torcedores para mostrar sua coragem, do tamanho do seu futebol.

Um comentário:

  1. Concordo que não só os milicos que devem cobrir os rostos com as mãos para cobrir as vergonhas. Os mentirosos também!

    ResponderExcluir

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.