quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Turquia abre caminho para a Rússia rumo à Europa


29/12/2011, *MK Bhadrakumar, Indian Punchline
Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu


O evento marco de 2011, na geopolítica da segurança energética, não será o negócio de petróleo que a China firmou na quarta-feira com o Afeganistão[1]. Na madrugada da quinta-feira, chega a notícia de que Rússia e Turquia acertaram os ponteiros sobre o gigantesco gasoduto South Stream, que levará energia russa ao sul da Europa. [2]  

Ainda não se sabe o que levou a Turquia a mudar de opinião. Terão os russos feito concessões que os turcos consideraram interessantes? Seja como for, toda a geopolítica da segurança energética do mundo mudou, literalmente, do dia para a noite. 

Os dois eventos – o negócio sino-afegão e o gasoduto South Stream – estão “correlacionados”, na medida em que a China chega afinal às reservas de energia da Ásia Central, ao mesmo tempo em que a Rússia olha para o ocidente e fortalece seu status de potência fornecedora de energia para a Europa. 

De fato, nem as incertezas da segurança regional na Ásia Central impedem que a China ponha dinheiro sobre a mesa e busque novos métodos, criativos, para construir situações de “ganha-ganha”  [3]. Nem, simultaneamente, os percalços no relacionamento com o ocidente (e, particularmente, o “reset” com os EUA) tiram um átomo do entusiasmo dos russos, que buscam ligar-se, por laços firmes, aos europeus afluentes. (...) Nem o tempo nem as marés esperam pelos retardatários. 

O que a Rússia está fazendo é instalar firmemente, anel após anel, os seus elos de engajamento com Alemanha, Itália e França, de tal modo que se tornem “acionistas” na integração dos russos à Europa. Assim, passarão a ter de dar atenção às sensibilidades russas, em questões controversas, como a expansão da OTAN ou a instalação do sistema de mísseis balísticos de defesa dos EUA – projeto no qual Washington tanto se empenha, e não por motivos de defesa. 

O gasoduto South Stream sempre foi menina-dos-olhos de Vladimir Putin, e torna-se agora seu legado histórico à política externa russa. Não faltaram detratores, mas Putin insistiu sempre, muitas vezes contra todas as probabilidades. Com o outro gasoduto, o Nord Stream (também legado de Putin) já contratado há poucos meses, o South Stream integra ainda mais a Rússia e os mercados europeus de energia, e dá força a Moscou, que busca ganhar espaço no altamente lucrativo mercado de venda a varejo nos países europeus.

Em resumo, a integração doravante só aumentará. 2012 verá como a diplomacia do gasoduto fará aumentar a cooperação necessária para o desenvolvimento do fantástico campo de gás natural que os russos têm em Shtokman.[4] 

A China observará tudo muito atentamente. 2012 será também o ano do ápice da cooperação energética Russia-China, assumindo-se que chegue a bom termo o negócio de trilhões de dólares de gás, que enfrenta dificuldades, hoje, na fixação dos preços. Putin também se envolveu pessoalmente nesse projeto. 

Não há dúvida alguma que Moscou derrotou a diplomacia dos EUA, nas questões de energia do Mar Cáspio.[5] O gasoduto South Stream, que a Rússia quer ter em pleno funcionamento em 2015, também desloca, em importância, o projeto rival Nabucco, que os EUA apóiam. A interdependência entre a Europa ocidental e a Rússia, no campo da segurança energética, é vista com extrema preocupação em Washington, porque trabalha contra a estratégia norte-americana para “conter” a Rússia e debilita a liderança trans-Atlântica dos EUA. Está em curso uma dura batalha de ambições entre EUA e Rússia, ambos tentando ganhar acesso às reservas de gás no Turcomenistão e no Azerbaijão. 

O gasoduto South Stream reduz fortemente a dependência russa da Ucrânia, como país de passagem para o gás exportado para a Europa. O quê, por sua vez, altera a equação Rússia-Ucrânia. 

Kiev pode escolher: ou se une à União Aduaneira de Moscou e obtém dos russos melhores preços pela energia, ou paga preços de mercado. Evidentemente, se a Ucrânia unir-se “ao lar eurasiano comum”, com Rússia, Cazaquistão e Bielorrúsia, Moscou terá deixado para trás o colapso da União Soviética – que muitos importantes líderes russos, como Evgeny Primakov[6], ainda entendem que nunca foi tão inevitável quanto tem sido pintado. 

Não há dúvida de que a possibilidade de Putin voltar ao Kremlin desestabiliza o pessoal em Washington.



Notas dos tradutores

[1] 28/12/2011, People Daily, Pequim, Afghanistan, China sign agreement on oil extraction (em ingles).  
[2] 28/12/2011, Reuters Africa,UPDATE 2 – Turkey, Russia reach South Stream gas deal(em ingles).
[3] 28/12/2011, The Raw Story, Afghanistan signs “$7 bn” oil deal with China(em ingles).
[4] 28/12/2011, The Moscow Times, Shtockman Gas Investors To Discuss Project’s Fate(em ingles).
[5] 9/9/2011, MK Bhadrakumar, Asia Times Online, Putin's European goal no longer a pipe dream (em ingles).  
[6] 26/12/2011, Russia Today, Soviet collapse more costly than WWII – Primakov(em inglês)   

*MK Bhadrakumar foi diplomata de carreira do Serviço Exterior da Índia. Prestou serviços na União Soviética, Coreia do Sul, Sri Lanka, Alemanha, Afeganistão, Paquistão, Uzbequistão e Turquia. É especialista em questões do Afeganistão e Paquistão e escreve sobre temas de energia e segurança para várias publicações, dentre as quais The Hindu, Asia Online 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.