domingo, 18 de dezembro de 2011

Privataria e regulamentação da mídia


 

Publicado em 16/12/2011 por *Guto Jimenez

Não se fala noutra coisa desde o lançamento do livro "A Privataria Tucana", de Amauri Ribeiro Jr: o silêncio e o desprezo de grande parte da mídia em relação ao conteúdo da explosiva obra. Existem comentários dos mais diversos tipos em redes sociais, de considerações ponderadas a manifestações exaltadas, porém quase todos chegam à mesma conclusão, de que essa parcela da mídia está adotando a antiga "tática do avestruz" - enfiando a cabeça num buraco para fingir que não vê o perigo se aproximar. Fazem isso sem o menor pudor, como se ainda tivessem o poder de disseminação da informação de outros tempos, como se ainda estivéssemos no século 20 e como se não houvesse mais inúmeras outras mídias capazes de disseminar inf ormação e opinião em tempo real.

Será que a motivação para esse “silêncio eloquente” é originada apenas em interesses econômicos? É muito pouco provável que assim o seja, uma vez que o governo federal é um dos maiores anunciantes nos mais expressivos veículos de mídia nesse país. Não que isso seja qualquer tipo de impedimento para se divulgar toda e qualquer denúncia contra integrantes do atual governo, mesmo vinda de fontes nada confiáveis como as mais recentes que provocaram até a queda de ministros de estado. Essa parcela da grande mídia não tem o menor pudor em tratar a verdade como algo relativo, desde que esse tratamento seja de acordo com seus interesses.

Leia o restante da postagem em: Direto da Redação.

*Guto Jimenez, pai, skatista, jornalista, locutor e militante de modo geral. Mora no Rio.

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