sábado, 14 de junho de 2014

Cordesman lamenta: “Russos têm visão radicalmente diferente...”

12/6/2014, [*] The Moon of Alabama
Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu

3a. Conferência Anual de Segurança Internacional em Moscou (23-27/5/2014)
O Ministério de Relações Exteriores da Rússia realizou conferência para especialistas militares árabes, para explicar o ponto de vista do governo russo sobre as ações de “mudança de regime” dos EUA:

Dia 23 de maio de 2014, os 42 militares árabes e especialistas em segurança de países árabes que participavam da 3ª Conferência Anual de Segurança Internacional em Moscou [orig. Moscow International Security Conference] receberam informes, de uma equipe de altos funcionários do governo russo, sobre o perigo crescente que são as “revoluções coloridas”.

A mensagem transmitida pelos vários oradores russos foi que os EUA e a OTAN adotaram nova modalidade de guerra, centrada no uso de forças bélicas não regulares, fanáticos religiosos e mercenários, combinados a uso pesado de armas de guerra informacional.

Com uma série de mapas e gráficos em Power-Point, todos em inglês, os oradores ofereceram cronologia detalhada da última década, com destaque para operações de ‘mudança de regime” na Ucrânia, Geórgia, Quirguistão, Afeganistão, Iraque, Síria, Egito, Líbia e Iêmen.

Anthony Cordesman
Anthony Cordesman, eminência parda dos analistas militares dos EUA, lá estava presente:

Agora, os militares russos estão associando o termo “revolução colorida” à crise na Ucrânia e ao que veem como uma nova abordagem da guerra, por EUA e União Europeia, que se foca em criar revoluções desestabilizantes em outros estados, como meios para promover interesses de segurança dos EUA e União Europeia, com baixo custo e número mínimo de baixas. A nova abordagem foi vista como ameaça potencial aos russos, no horizonte próximo, à China e a estados asiáticos não alinhados com os EUA, e como meio para desestabilizar estados no Oriente Médio, África, Ásia Central e Sul da Ásia.

Mas... Essa não é visão exclusivamente russa: são fatos sobre os quais muitos observadores “ocidentais” também escreveram, e já confirmados até em documentos oficiais da política dos EUA. Mas Cordesman está decidido a não tomar conhecimento de fato algum. “Revoluções coloridas” não passa(ria)m de delírios à moda dos russos; e “mudança de regime” arquitetada pelos EUA não passa(ria) de mais doideira russa!

O resultado final [da visão russa] é leitura radicalmente diferente da história moderna, da estratégia de EUA e União Europeia, de como usam a força e das metas e ações de EUA e UE, jamais vista no ocidente nem em toda a literatura russa – escreve Cordesman.

É realmente impressionante a falta de autopercepção de Cordesman (e outros) que escrevem tal amontoado de nonsense. Mas Cordesman acerta: a visão russa é radicalmente diferente! Mas só se você parte, para analisar a realidade, da propaganda “ocidental” distribuída pela imprensa-empresa.

Os EUA e "poodles" europeus promovendo "Mudança de Regime" 
Na propaganda “ocidental”, “mudança de regime” sempre aparece travestida como se fosse assunto de “liberdade” e de “democracia”.

Assim sendo, de onde os russos teriam tirado a ideia de que “revoluções coloridas” e “mudança de regime” seriam instrumentos do “ocidente”?!

Só se... Será que os russos leem o que Anthony Cordesman escreve?!

Os EUA e aliados contudo enfrentam uma segunda ameaça. O primeiro-ministro do Iraque, Nouri al-Maliki, tornou-se continuamente mais autoritário, corrupto e repressivo.

...

Sim, os EUA talvez sejam obrigados a ajudar, dada a total incapacidade de Maliki para governar e a desesperada necessidade do Iraque de expulsar Maliki e sua gangue do país. Mas a ajuda dos EUA terá de ser condicionada, associada ao fato de que al-Maliki é bandido autoritário. Os EUA devem também silenciosamente fazer todo o possível para extraí-lo do poder e exilá-lo.

Albert Einstein
Quer dizer: os russos leram a opinião-parecer do próprio Cordesman... para quem a solução para a crise no Iraque, consideradas as operações dos EUA para “mudança de regime”, será instigar MAIS UMA “mudança de regime” no Iraque.

É absolutamente claro – não só para os russos, mas para qualquer analista de bom senso e que conheça os fatos em campo – que, como a [primeira] guerra do Iraque, essa ação desestabilizará ainda mais a situação. Ou não?!

Os russos nada têm de doidos. Pela definição de Albert Einstein, doidos são, isso sim, Cordesman e a turma dele: “doido é quem repete e repete e repete sempre a mesma “mudança de regime”, esperando resultados diferentes”.




[*] “Moon of Alabama” é título popular de “Alabama Song”  (também conhecida como  “Whisky Bar” ou  “Moon over Alabama”) dentre outras formas. Essa canção aparece na peça  Hauspostille  (1927) de Bertolt Brecht, com música de Kurt Weil; e foi novamente usada pelos dois autores, em 1930, na ópera A Ascensão e a Queda da Cidade de Mahoganny. Nessa utilização, aparece cantada pela personagem Jenny e suas colegas putas no primeiro ato. Apesar de a ópera ter sido escrita em alemão, essa canção sempre aparece cantada em inglês. Foi regravada por vários grandes artistas, dentre os quais David Bowie (1978) e The Doors (1967). A seguir podemos ouvir versão em performance de Tim van Broekhuizen.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.