sexta-feira, 20 de junho de 2014

Porque o ISIL não se chama ISIS

O grupo salafista quer muito mais, além de Iraque e Síria

19/6/2014, Peter Mühlbauer (پتر مولباور)Tlaxcala
Traduzido de  alemão p/francês por Michèle Mialane e p/ português por Vila Vudu

População xiita acorre para defender o governo Maliki
O grupo de terroristas salafistas que tomou o controle de vastas áreas do norte da Síria e do noroeste do Iraque, e que se dispõe agora a tomar Bagdá, leva, em árabe, o nome de ad-dawla al-islāmīya fī l-‘irāq wa-sch-schām.

A tradução literal não é “Estado Islâmico do Iraque e Síria”, mas “Estado Islâmico do Iraque e do norte do Iraque”. Tomado em sentido estrito, esse “Norte” compreende “o Levante de cultura árabe” – quer dizer: não é só a Síria; é também o Líbano, a Jordânia, a Faixa de Gaza, a Cisjordânia e sobretudo Israel.

A recusa a respeitar as fronteiras existentes é a razão decisiva pela qual o ISIL rompeu com a Al-Qaeda e com a Frente Al-Nusra. Isso mostra claramente que o ISIL não se contentará com dominar as áreas sunitas situadas no leste da Síria e no oeste do Iraque: os salafistas querem também conquistar as regiões povoadas majoritariamente por judeus e por cristãos. Que destino terão essas pessoas?

O comportamento não raro genocidário dos terroristas islamistas na guerra síria responde essa pergunta.

Presença do ISIS/ISIL na Síria e no Iraque
(Clique na imagem para aumentar)
Mas o Líbano e Israel não bastam ao movimento salafista que se esconde por trás do ISIL: o sonho desses militantes é alcançar uma hegemonia mundial, sob a qual os que tenham outras crenças – e sejam quais forem – não serão mais que servos de segunda classe, obrigados a pagar impostos por cabeça aos patrões salafistas. Esse objetivo final é que diferencia a guerra em curso na Síria e no Iraque, do conflito que se vê na Ucrânia, onde se disputam questões de língua e interesses geopolíticos quantificáveis.

A guerra-relâmpago desencadeada pelo ISIL despertou menos reações que a reintegração da Crimeia à Federação Russa. A Europa preocupa-se muito com pôr termo à sua dependência do gás russo, mas não cogita de impor sanções econômicas contra o Qatar e a Arábia Saudita, pátrias dos principais financiadores dos salafistas.

Tampouco se ouviu falar, até agora, de negar visto de entrada aos xeiques ou de congelar seus bens. É o contrário. Cuida-se exclusivamente de que o campeonato mundial de futebol, sim, aconteça no Qatar em 2022, apesar das infindáveis denúncias de corrupção. E, na Alemanha, aceita-se que o xeique qatari Al-Thani torne-se sócio majoritário proporcional, do Deutsche Bank.
___________________

[*] Peter Mühlbauer estudou etnologia e estimativa de conhecimento de Robert Anton Wilson: Der Ethnologe lebt vom Glauben anderer Leute, bem como os aforismos de Arthur Schopenhauer: Beständigkeit liegt nur im WandelÉ articulista, entre outras, das seguintes publicações: Spex, Taz, Süddeutsche Zeitung, Standard, Bayerischen Rundfunk, Kindlers Literatur Lexikon e do Harvard Guide to African-American History.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.