domingo, 1 de junho de 2014

Ucrânia: Relatório de Situação de Combate (SITREP) 30/5/2014 12:31 UTC/Zulu– por “Juan”


30/5/2014, The Saker, The Vineyard of The Saker
Traduzido por mberublue

The Saker
1-) Combates esporádicos e pesados, às vezes, em torno de Slaviansk e nas aldeias do entorno em 29/5/2014, sem acontecimentos dignos de nota para o exército local e da Guarda Nacional/Pravy Sektor. Foram relatadas algumas perdas para a Guarda Nacional/Pravy Sektor.

2-) Meia bateria de lançadores de mísseis GRAD, tipo BM-21, se encontra em posição dentro do alcance para Mariupol. Desde essa manhã, mas não foram acionados os mísseis. O alcance dos Mísseis GRAD é de 35 quilômetros.

GRAD tipo BM-21 em ação
3-) Está em posição meia bateria de lançadores de mísseis GRAD, com alcance para Slaviansk.

4-) Não tenho verificação positiva de qualquer ataque com mísseis GRAD em Slaviansk. Mas isso não quer dizer que não tenha ocorrido um ataque. Alguma coisa grande e múltipla explodiu nos arredores de uma aldeia nos arredores da cidade, mas não tenho fontes que informem do impacto para identificar o tipo.

5-) Minhas fontes informam que a ação do exército do Donbass no aeroporto de Donetsk foi uma armadilha montada naquela ocasião por algumas unidades do exército da Junta de Kiev com o apoio de uma organização ocidental em Donetsk. Logo em seguida ao início das negociações, o exército da Junta de Kiev enviou por via aérea reforços para a sua unidade no aeroporto que a seguir atacaram a unidade do exército do Donbass.

RPG-19
6-) O transporte dos feridos do exército do Danbass em comboio para fora da área do aeroporto mais tarde, na segunda feira, aconteceu por ter se pactuado uma trégua para que fossem socorridos os feridos. Em cada um dos caminhões de transporte Kamaz, foram colocadas duas bandeiras: uma vermelha da Cruz Vermelha e outra branca, pela trégua. Foram direto para uma emboscada armada por unidades da Guarda Nacional/Pravy Sektor (Setor Direita – partido de extrema direita, neonazista, da Ucrânia [NT]). Os motoristas dos dois caminhões foram mortos. Um deles capotou depois de bater na sarjeta. O outro foi atingido por um disparo de RPG (arma de lançamento de granadas anti tanque, móvel, lançada a partir do ombro do atirador[NT]). Os feridos que sobreviveram ao impacto foram assassinados pelos componentes do Pravy Sektor no lugar. As bandeiras foram retiradas durante o assassinato dos feridos.

7-) Atividade de “partisans” (membros de uma tropa irregular regional e secreta que atua nos bastidores de cidades ou regiões ocupadas por exército estrangeiro para fazer a resistência [NT]) começou há três dias na região ao redor de Carcóvia, entre outras áreas para atingir unidades da Guarda Nacional/Pravy Sektor. Em 29 de maio 2014 duas unidades da Guarda Nacional/Pravy Sektor tiveram pesadas baixas em emboscadas.

8-) Em 29/5/2014 o batalhão Vostok começou uma operação no Edifício da Administração de Donetsk para estancar saques que teriam sido cometidos por alguns membros do exército do Donbass, depois de graves queixas dos cidadãos. O supermercado Metro, que se situa perto do aeroporto foi pesadamente saqueado por membros do exército do Danbass asssim como várias outras lojas e os estoques de grande parte do saque foi estocado em três tendas armadas na área do prédio de Administração do Donbass. Foram exibidos vídeos de uma das tendas, assim como dos autores dos saques. Conforme relatado, os saqueadores são sete e já foram presos, aguardando julgamento. São falsos os relatos originários da Junta de Kiev e da mídia ocidental, reportando que os saqueadores foram mortos.

Batalhão Vostok descansa após operação anti-saques em Donetsk
9-) Assim que terminada a operação de combate aos saques o Batalhão Vostok liberou a praça em frente ao prédio da Administração do Donbass a fim de facilitar o acesso dos cidadãos e também a defesa, no caso de ataque por parte da Junta de Kiev.

10-) As mortes de civis no Donbass aumentam em número devido a ataques aleatórios realizados por unidades do exército da Junta de Kiev e da Guarda Nacional/Pravy Sektor. Oito civis morreram no Donbass e igual número ficou ferido em 29/5/2014. Algumas dessas baixas foram causadas por explosões aéreas de disparos de armas antipessoal disparados de canhões do exército da Junta de Kiev. Os disparos têm como alvo prédios de apartamentos nos quais não existem quaisquer unidades do exército do Donbass.

11-) Uma grande manifestação de protesto foi realizada por famílias dos reservistas mobilizados para integrar o exército da Junta de Kiev em frente ao edifício de Parlamento. Exigindo o imediato retorno de seus filhos e maridos. Pela lei ucraniana dos reservistas, estes não podem ser mobilizados por tempo maior que 45 dias sem que esteja em vigor declaração de guerra contra outro Estado soberano pela Ucrânia. Tal declaração não existe. No entanto, Kiev havia ordenado que a mobilização fosse prorrogada por tempo indeterminado.

12-) Em um dos dois helicópteros que foram derrubados em 29/5/2014, estava sendo transportado o general comandante da Guarda Nacional/Pravy Sektor e que também era o “comandante das operações de campo das unidades da Guarda Nacional”.

Restos de um dos helicópteros derrubados próximo de Slaviank
13-) A oferta de ajuda humanitária para as duas regiões, de Donetsk e Lugansk, feita pela Rússia, foi rejeitada pela Junta de Kiev.

14-) Não teve sucesso a tentativa de evacuação de crianças de algumas áreas de Slaviansk em 29/5/2014. As unidades do exército da Junta de Kiev que bloqueiam a cidade recusaram permissão de passagem aos ônibus que transportavam as crianças.

15-) Um centro de encaminhamento de refugiados foi montado na cidade de Sebastopol (Crimeia), da Federação Russa, para auxiliar no assentamento dos refugiados que chegam de áreas atingidas pelos combates na Ucrânia. Algumas centenas de refugiados chegaram a Sebastopol às 17h00 do dia 29/5/2014 e foram alojados e alimentados na cidade. Outro número está sendo socorrido em Simferopol, capital da República Autônoma da Criméia. Um outro centro de encaminhamento deve estar em funcionamento já hoje (30 de maio) em Simferopol para ajudar aos refugiados. Espera-se pela chegada de ainda mais refugiados em ambas as cidades. Se necessário, será ainda criado outra instalação para abrigar refugiados na cidade de Kerch.




Postado por The Saker

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.