sexta-feira, 27 de junho de 2014

Ucrânia: Briefings em sequência de Igor Strelkov − 25/6/2014


25/6/2014, The SakerThe Vineyard of the Saker
Traduzido do russo/inglês por Gleb Bazov e inglês/português por Vila Vudu

The Saker


24/6/2014: Em Semyonovka, o exército da Ucrânia mais uma vez usou cargas incendiárias de fósforo branco.


25/6/2014, Entrevista com Igor Strelkov


Anunciamos aqui as condições segundo as quais, em minha opinião, estamos preparados para oferecer [à força armada ucraniana], e em cujos termos consideraremos aceitar um cessar-fogo, seguido de negociações sobre algum tipo de trégua.

Nossas condições são as seguintes:

PRIMEIRA, retirada das forças da Ucrânia para distância de no mínimo 10 quilômetros de todas as cidades sob controle das milícias da República Popular de Donetsk [LPR]. Nesses termos, todos os acampamentos e quartéis da milícia que estão bloqueados, devem ser desbloqueados.

SEGUNDA, cessação de todos os voos de qualquer tipo de aeronave militar – helicópteros, aviões [de todos os tipos], seja para coleta de inteligência, ataques em solo ou voos de interceptação, sejam quais forem, sobre territórios controlados pela República Popular de Donetsk (RPD) e suas Milícias (LPR).

TERCEIRA, cessação de todo e qualquer fogo de artilharia, seja dirigido contra acampamentos [de manifestantes] ou posições das Milícias.

Só se essas três condições forem atendidas ou, pelo menos, tomadas como pontos de partida para possíveis negociações, as Milícias estão preparadas para cessar fogo.

Contudo, não há até agora nada nos foi oferecido por militares ucranianos, nem pelo comando ucraniano, o qual, de fato, deve ser nosso interlocutor nessas negociações.

Informação da Milícia, 25/6, 1h18
Original: Strelkov Info

Nos últimos 40 minutos, o exército ucraniano bombardeou ativamente com howitzers a cidade de Semyonovka, perto de Slavyansk, e prosseguiu com canhões automáticos de 30mm e 23mm.

Howitzers 30mm ou 23 mm 
Informação de residentes, 25/6, 1h23
Original: Strelkov Info

Em Rubezhnoy ouvem-se fortes explosões. Mais uma vez, estão bombardeando Privolye de Krasnyanka – [tão violentamente] que o vidro da janela estremece. Estão atacando a mina “Kapustin” em Lisichansk, usando howitzers de 152mm.

Howitzers de 152mm ou 155mm 

Informação da RPD (República Popular de Donetsk), 24/6, 22h35
Original: Strelkov Info

Rustam Abdullaev, membro do Conselho Supremo da República Popular de Donetsk, [explicou as circunstâncias] do confronto armado na área do aeroporto de Donetsk:

Durante as últimas duas horas houve confronto na área do aeroporto de Donetsk. Três APCs e uma unidade da Guarda Nacional foram vistas; eles deixaram o território do aeroporto e estão sob nosso controle. A milícia não sofreu baixas durante a escaramuça. Esse [incidente] novamente confirma que não há nem poderá jamais haver acordo de paz entre a Junta de Kiev e DPR e LPR.


Nota: Este vídeo apresenta gravação da conversa telefônica com Rustam Abdullaev durante a qual forneceu a informação acima. O que ele realmente disse sobre quem controla o aeroporto foi que a milícia DPR controlava parte do aeroporto, não toda a área.

Informação da Agência AnnaNews, 25/6/2014, 11h38
Original: Strelkov Info

Hoje (25/6/2014), às 6h05 da manhã, mercenários ucranianos bombardearam Slavyansk. A artilharia continuou por 40 minutos, aproximadamente 30 morteiros foram lançados sobre a cidade. Há baixas [noticiadas] entre civis, quatro mortos.

Briefing de Igor Strelkov, 25/6/2014
Original: Icorpus.ru

Dia 24/6/2014, o destacamento antiaéreo da milícia derrubou um helicóptero militar de transporte MI-8 na área do monte Karachun. [O helicóptero] transportava um grupo de oficiais superiores das Forças de Segurança da Ucrânia e equipamento especial para recolher inteligência. Segundo a declaração do lado ucraniano, morreram nove soldados das forças ucranianas; mas não excluo a possibilidade de que estivessem a bordo ou conselheiros estrangeiros ou diretores-comandantes de alguma empresa privada-militar contratada [orig. “a PMC [Private Military Contractor].

Ao longo do início e transcorrer da noite, continuou o fogo de artilharia e morteiros nas áreas de Slavyansk, Kramatarosk e Seversk. A artilharia das forças inimigas submeteram a bombardeio Semyonovka, Slav-Kurortnyi, os acampamentos de Khimik e o distrito de Artyom. Grande destruição. Em Semyonovka, o inimigo mais uma vez usou cargas incendiárias de fósforo branco.

Helicóptero MI-8 
Ao amanhecer, dia 25/5/2014, em resposta ao fogo noturno, destacamentos da milícia lançaram ataque de fogo de morteiro contra base inimiga localizada na estrada de Slavyansk a Kramatorsk. O inimigo sofreu baixas significativas.

Durante a noite de 24-25/6/2014, destacamentos do batalhão de Kramatorsk e da companhia Konstantinovka atacaram postos de controle do inimigo em Ulyanovka e Oktyabrskoe, que foram transferidos pelo inimigo na direção de Kramatorsk e Konstantinovka, depois da declaração do chamado “cessar-fogo”. [Esses destacamentos] também abriram fogo contra o grupo inimigo que tentava penetrar nossas posições. Resultado desses confrontos, vários soldados do inimigo foram feridos; do nosso lado, nenhuma baixa.

Declaração do Comando da Milícia da RPD, 25/6/2014, 11h05
Original: Icorpus.ru

O comando das milícias da República Popular de Donetsk [RPD] declara que não se deixará ficar inerte, assistindo às forças do inimigo que continuam a se concentrar nas posições definidas para próximos ataques.

As Milícias reservam-se o direito de ignorar o dito “cessar-fogo” e de atacar o inimigo em todos os pontos considerados convenientes.

O comando da Milícia da RPD considera as seguintes condições como necessárias antes de qualquer negociação de cessar-fogo:

● – Remoção imediata de todos os bloqueios em torno de cidades e dos acampamentos nos quais haja unidades das milícias, além de

● − relocação de todos os destacamentos das forças armadas ucranianas e outras unidades militarizadas, a distância de não menos de 10 km.

● – Relocação de todas as unidades e destacamentos mecanizados blindado para a retaguarda.

● – Cessação de todos os voos da aviação militar, inclusive drones, sobre os territórios controlados pelas milícias da República Popular de Donetsk (RPD) e da República Popular de Lugansk (RPL).

● – Imediata remoção, nos termos de acordos em separado, de todas as guarnições e bases militares localizadas no território da RPD e da RPL.

Só se as cinco condições preliminares acima expostas forem atendidas, a Milícia da RPD aceitará pôr fim à atividade militar à frente e na retaguarda do inimigo, e a começar negociações com as forças armadas ucranianas e todas as demais formações, sobre a continuação do cessar-fogo e troca de prisioneiros de guerra [ing. Prisioners of War, POW] e detidos.

O comando da Milícia da RPD manifesta esperanças de que o comando das forças armadas da Ucrânia e todas as demais formações militarizadas estejam bem conscientes da impossibilidade de vitória militar sobre o povo insurgente do Donbass e da necessidade de dar passos reais e efetivos para evitar mais derramamento de sangue.

Se nossas propostas forem aceitas como base para outras discussões, o comando da Milícia da RPD está preparado para considerar contrapropostas.

Briefing de Igor Strelkov, 25/6/2014, 12h31
Original: Strelkov Info

Durante a noite, prosseguiram os confrontos, inclusive com fogo de artilharia, na vizinhança de Slavyansk. O inimigo continuou a concentrar forças perto da cidade de Krivaya Luka, de onde já foi evacuada toda a população.

Na área de Kramatorsk e Konstantinovka, destacamentos das Milícias atacaram postos avançados das forças armadas punitivas, que avançaram com veículos blindados, na vizinhança de Oktyabrskoye e Ulyanovka. Os destacamentos também repeliram tentativas, pelo grupo [inimigo] que recolhe inteligência, de entrar em Konstantinovka. Houve baixas do lado inimigo.

Ao raiar do dia, a fortaleza do inimigo localizada na estrada Slavyansk-Kramatorsk foi alvo de ataque combinado, que usou artilharia, morteiros e AGS [Nota 1: AGS-17 "Plamya" (216P) lançador automático de granadas]. Concentrações de infantaria e veículos blindados leves do inimigo foram observados no ponto de controle. O inimigo, que estava concentrado de forma desorganizada em pequena área, sofreu baixas significativas. Observaram-se [visualmente] dois incêndios separados [na locação].

Às 11h, foram atacadas (com morteiros e armas leves) posições do inimigo próximas do posto de controle de Kombikormoviy.

Os Ukies responderam com howitzer e fogo de morteiro do Monte Karachun e de outras de suas posições. Agora, continuam as escaramuças por ali.

As condições atmosféricas não permitem voo, as pistas estão encharcadas depois das fortes chuvas de ontem; e o movimento de carros só é possível pelas estradas asfaltadas.

É possível que, além dos nove militares ucranianos, um grupo de conselheiros militares estrangeiros ou diretores-comandantes de forças armadas privadas [ing. PMC, de Private Military Corporation] também viajasse no helicóptero que nossos combatentes derrubaram ontem. Essa informação não pôde ser confirmada e não posso garantir que correta.

AGS-17 "Plamya" 
Nota 1: O AGS-17 "Plamya" (216P) é arma pesada para apoio à infantaria, projetada para operar sobre um tripé ou pode ser montada em solo ou na carroceria de veículo. O AGS-17 dispara granadas de 30mm, fogo direto ou indireto, para suprimir apoio letal ou supressivo contra alvos moles e, também, contra alvos fortificados. Ver Wikipedia e RuWiki.

Informação de Igor Strelkov, 25/6/2014, 14h21
Original: Icorpus.ru


Hoje, um grupo inimigo na área de Krivaya Luka foi atacado (i) da direção de Seversk (pela unidade “Lisa” do batalhão de A. Mozgovoi) e (ii) da direção de Nikolayevka (pela companhia Nikolayevka composta de pessoal da guarnição de Slavyansk). Um armazém de munição localizado num dos montes ocupados pelo inimigo explodiu, como resultado desses ataques de morteiros, e observaram-se três incêndios separados. A infantaria e o equipamento do inimigo, concentrados em dispor posições para assalto (o que significa que não estão entrincheirados) sofreram pesadas baixas.

A eletricidade foi restaurada em Slavyansk, mas não em todos os distritos. Praticamente não há água em lugar algum. Temos rações por hora, mais até do que o necessário, mas a distribuição não está funcionando bem. Estamos fazendo um levantamento dos estiques e organizaremos um sistema de cartão-comida.

Informação das locações, 25/6/2014

Original: Strelkov Info

Como sempre, os arredores de Slavyansk foram bombardeados durante a noite. Lisichansk também foi bombardeada durante a noite. Em Donetsk está tudo calmo, sem os canhões que se ouviam ontem; houve um confronto (e ninguém precisa aumentar as coisas).

Em Slavyansk, mais um dia de “trégua” à moda Poroshenko: começou com fogo de artilharia. Há mortos e feridos entre os civis. Um gasoduto foi atingido. Ouviram-se explosões durante todo o dia, na área de Slavyansk.

Um dispositivo explosivo foi detonado em Antratsit, distrito civil próximo de Pharmacy n. 68. Um bebê de 10 meses foi gravemente ferido e morreu no hospital.

Além da ferrovia Debaltsevo-Uglegorsk, as seguintes ferrovias foram explodidas ontem: Gorlovka-Pantelimonovka, Novobakhmutovka-Gorlkovka e Karavannaya.

Declaração de Alexander Borodai, primeiro-ministro da República Popular de Donetsk 25/6/2014, 18h50
Original: Strelkov Info

Alexander Borodai
O primeiro-ministro da RPD, Alexander Borodai, confirmou aos jornalistas que a RPD conta com tanques e howitzers:

Sim, a Milícia agora tem tanques em número substancial. O lado ucraniano é rico de tanques. Os veículos blindados foram obtidos pelos combatentes das nossas milícias, colhidos como troféus de guerra.

Além dos tanques, os combatentes das nossas milícias também conquistaram armamento pesado como, por exemplo, howitzer.

Relatos recentes das locações
Original: Strelkov Info

As forças Ukies plantaram sistemas de artilharia (que parecem ser “Acacias”) e tanques, em Varvarovka (perto de Rubezhnoye), numa fábrica enlatadora abandonada, e no depósito da brigada de tratores. Estão instalando barracas.

● − 17h55 (MSK) – Na área do Kombikormoviy há combates intensos. Durante o dia, aconteceram batalhas centradas em manobras, em todo o teatro de operações.

● − 19h25 (MSK) – O fogo de howitzer vem da direção de Ostavki; ouvem-se explosões próximas de Brusino.

● − 19h35 (MSK) – Ouvem-se tiros na área do lado sul de Krasniy Liman.

● −19h50 (MSK) – Quatro Hummers partiram para o lado de Borovenkova, na direção do Monte Karachun.

● − 20h20 (MSK) – Mercenários com forte sotaque ucraniano no ponto de controle próximo ao terceiro Bylbasovka no caminho para Cherkasskoye. Muito polidos.

Na área de Kombikormoviy, no ponto de controle Ukie estão aterrorizando as pessoas, atirando contra as pernas dos que passam, chamando de saqueadores os que tentam sair de carro [da área], roubando o que levam nos carros. Tentaram roubar o carro de um dos que passava, e só os gritos das mulheres que viajavam no carro assustaram os malditos assaltantes nazistas e os puseram em fuga.

● − 20h45 (MSK) – No lado sul de Krasniy Liman continua o fogo de artilharia.

● − 21h00 (MSK) – Ouviram-se explosões fortes e tiros de AP-30 [AP-30: “Plamya-A" (9A800) lançador de granadas montado em helicóptero). Ver Aviaros.Narod.Ru], perto de Nikolayevka.

AP-30: "Plamya-A" (9A800)

● − 21h20 (MSK) – Som de lançador aéreo ouvido na área de Krasniy Liman, voando na direção de Yampol. Na cidade de Vasilyevka (região Yasinovatskiy), um dos prédios da cooperativa “Motor” está em chamas. Não é fogo provocado por atividade militar.

Igor Strelkov, 25/6/2014, 17h30
Original: Icorpus.ru
Sobre uma “Medalha de Coragem Militar” proposta

Camaradas,

Temos um pedido a fazer:

Cel. Igor Strelkov
Como vocês já sabem, temos distribuído Cruzes de São George. A única diferença entre essas Cruzes e a versão original da Cruz de São George usada durante a Iª Guerra Mundial é uma gravação e a posição em que ela aparece [sobre a Cruz]. Dessa vez, entregamos cerca de 30 dessas condecorações (algumas delas, póstumas); e cerca de uma dúzia dos condecorados receberam também a Cruz.

Mas dessa vez a Cruz de São George é nossa mais alta forma de reconhecimento. As facas e pistolas personalizadas também são importantes, mas precisamos de outra condecoração, de nível menos complexo que a Cruz de São George (outorgada por serviços excepcionais associados a tarefas a cumprir no campo de batalha), e que nos permita condecorar outros grandes feitos militares, inclusive os não associados a risco de morte extremamente alto.

Dito de forma mais simples, entendemos que é necessário instituir um prêmio-medalha “Por Coragem Militar”, tomando como exemplo, para começar, uma medalha da URSS. A Federação Russa não reivindica a exclusividade desse tipo de prêmio (de fato, a FR já tem uma medalha aproximadamente semelhante – a Medalha Suvorov). Com pequenas modificações, o que nos faz falta é exatamente esse tipo de medalha.

Proponho que lancemos um concurso para decidir sobre o desenho dessa específica medalha, a ser decidido em curto período de tempo. E, logo que tenhamos decidido o desenho da medalha, que se fabriquem várias centenas dessas medalhas (para começar).

Agradeço antecipadamente pelas sugestões. Peço que os moderadores [de Icorpus.ru] criem um fórum à parte, para essa discussão. 

Respeitosamente: Igor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.