segunda-feira, 2 de abril de 2012

A revolução dos ULTRAS


Torcidas organizadas (no Cairo)

2/4/2012, Al-Ahram, Cairo
Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu

 

Em várias ocasiões, desde março, os membros da torcida organizada, de torcedores de futebol, no Cairo, conhecida como “os Ultras” – que muito sofreram nas mãos da Polícia nos confrontos na Praça Tahrir – têm sido dos mais autênticos portadores da revolução egípcia. 

Defenderam empenhadamente os direitos dos mártires da Praça Tahrir, passaram a grupos de jovens inexperientes de confrontos públicos muitos de seus saberes de como enfrentar a polícia em confrontos de rua e organizaram e mantiveram manifestações de protesto contra a ditadura de Mubarak, quando outros grupos, principalmente os partidos políticos, afastavam-se das ruas e praças, atentos às regras postas para as eleições e com vistas a chegar aos postos de poder. 

Os Ultras – que nunca antes das lutas da Praça Tahrir e do 25 de Janeiro haviam participado de lutas políticas – incorporaram grupos de RAP e fizeram da música mais um instrumento para lutar contra o Conselho Supremo das Forças Armadas no Egito.

Nessa foto, um grupo deles descansam junto a uma parede grafitada, durante a manifestação que iniciaram e que continua, desde o domingo, 25/3, em frente ao prédio do Parlamento, para protestar não só contra a resposta violenta da maioria islamista à própria manifestação, mas também contra as tentativas dos islamistas de monopolizar o trabalho de redigir a nova Constituição (AP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.