Temos muito a
aprender...
DEMÓSTENES -
Fala professor.
CARLOS -
Como é que foi a conversa aí ?
DEMÓSTENES -
Ótima. Na semana que vem, já falei
inclusive com o repórter, ele vem e o rapaz entrega tudo pra ele: relatórios,
nome, fotografia, filmagem e... sob o compromisso de não aparecer.
CARLOS -
Então foi bom demais. então, mas você chegou a ver se ficou
bom?
DEMÓSTENES -
Eu vi só o relatório, certo? É...mas...tá...tá tudo certo... me disse que tem a
filmagem, tem as fotografias, tem tudo. Tá tudo ótimo. E ele disse que tem uns
outros... outro relatório com nome, tudo mais.
CARLOS - Ah,
aí ficou bom demais n’é. (..)
CARLOS - Ah,
excelente então. Então tá bom. Vamos falar então. Obrigado
doutor.
Fragmento de conversa entre “Senador Demóstenes
Torres” (DEM) e “Carlinhos Cachoeira”, gravada dia 24/4/2009, às 17:05,
incorporada ao Inquérito e incluída em “Documento Protocolado: supremo 1 nounai
reaerai – Inq 0003430 - 27/03/2012 18:21 9941504-50.2012.0.01.0000”, vazado na
página Brasil247, hoje na
Internet (negritos
nossos).
O Inquérito Levenson – aqui traduzido pelo pessoal da
Vila Vudu, um trecho da apresentação
e um questionário distribuído à sociedade, à guisa de orientação - é uma
investigação, a ser conduzida em duas partes, ordenada pelo Primeiro-Ministro
britânico dia 13/7/2011, para conhecer o papel da imprensa e da polícia no
escândalo dos telefones ilegalmente “grampeados” na Inglaterra, e que gerou o
que se conhece como “Caso Murdoch”. Para conduzir as investigações, foi nomeado
o juiz Levenson.
______________________
Na primeira parte dessa
investigação, serão examinadas a cultura, as práticas e a ética da imprensa
comercial. O presidente do inquérito examinará em detalhe o relacionamento entre
a imprensa comercial, o público, a política e os políticos. O presidente do
inquérito é auxiliado por seis assessores independentes, com experiência sobre
as questões definidas como relevantes para a investigação.
A investigação foi ordenada nos
termos da Lei do Processo de Investigação de 2005, e tem poder para convocar
testemunhas. Espera-se a convocação de grande número de testemunhas entre as
quais repórteres, editores, gerentes, proprietários de jornais, oficiais de
polícia e políticos de todos os partidos, convocados a prestar declarações ao
juiz sob juramento e em audiência pública.
Na conclusão, o Inquérito Levenson
deverá fazer recomendações para a regulação e a administração de veículos de
imprensa comercial que sejam consistentes com a defesa da liberdade de
manifestação e com os mais altos padrões éticos e profissionais do jornalismo
comercial.
A investigação foi aberta pelo
juiz Leveson, na primeira audiência pública, dia 14/11/2011, que disse: “A
imprensa oferece meio essencial para fiscalizar todos os aspectos da vida
pública. Essa é a razão pela qual qualquer fracasso da mídia nos afeta tão
profundamente. No coração desse inquérito, portanto, pode-se ler uma única
pergunta: “Quem guarda os guardiões da liberdade de manifestação?”
O Inquérito Levenson entra agora
na investigação do “3º Módulo”, sobre relações entre políticos e a mídia.
Todos os cidadãos, profissionais e
o público em geral, que tenham o que informar, devem enviar contribuições para o
e-mail:
Para encaminhar essa investigação,
estão propostas as seguintes perguntas:
INQUÉRITO LEVENSON: PERGUNTAS PARA
ORIENTAR A INVESTIGAÇÃO: “Módulo 3”
A partir de agora, o Inquérito
Levenson examinará o relacionamento entre a imprensa comercial e os políticos.
Queremos ouvir o que tenham a dizer os profissionais e o público que tenham
informações e casos a narrar em resposta às específicas questões abaixo. As
respostas que se obtenham serão consideradas como material de prova a ser
investigado e podem ser publicadas em forma redigida e editada, como parte das
provas recolhidas pelo Inquérito Levenson.
(1) O Inquérito tem interesse em conhecer o que
o público conhece e compreende sobre o relacionamento entre a mídia comercial e
os políticos. De onde vem o conhecimento que o público tem? Como esse
conhecimento é testado? Que uso é feito da informação acessível ao público (por
exemplo, sobre reuniões entre lideranças políticas e empresários, diretores,
editores e jornalistas e outras figuras de destaque nas empresas de mídia
comercial)? A mudança para o Código Ministerial, em julho de 2011 fez alguma
diferença? (Atualmente, o Código determina: “o governo será aberto em tudo que
tenha a ver com relações com as empresas da mídia comercial. Todas as reuniões
entre proprietários de jornais e de outros veículos, editores e altos
executivos, deverão ser divulgadas quinzenalmente, independente do objetivo da
reunião”).
(2) O Inquérito tem interesse em ouvir ideias
sobre os específicos benefícios e riscos em relação ao interesse público, que
surgem do relacionamento entre políticos, no plano do governo nacional, e
empresas de mídia comercial. O que o público tem a ganhar com esse
relacionamento? O que pode perder? Como se poderiam maximizar os ganhos e
minimizar os riscos? Há considerações específicas das quais o Inquérito tenha de
ter conhecimentos, no quadro geral de eleições e de outras consultas nacionais à
opinião pública?
(3) O Inquérito tem interesse em ouvir ideias
sobre as condições que uma imprensa comercial livre deva necessariamente
satisfazer numa democracia, para cumprir sua função de fiscalizar o poder
político e os poderosos em geral. Qual é a natureza do papel da imprensa
comercial? O que o público deve esperar que a imprensa comercial faça ou seja,
para cumprir esse papel? Como o público pode ver diretamente que a imprensa
comercial esteja levando a sério o seu papel e o cumpre com a necessária
responsabilidade? Há bons exemplos a reproduzir?
(4) Há na opinião pública em geral a percepção
de que o jornalismo comercial político afastou-se da reportagem e busca
influenciar ativamente os eventos? Há provas de que assim seja? É questão
sobre a qual a opinião pública deva preocupar-se ou não? A imprensa comercial
tem alguma função legítima que a autorize a tomar o lugar da oposição política?
(5) O Inquérito tem interesse em conhecer a
natureza da influência que a imprensa comercial tem sobre a opinião pública no
campo das políticas públicas (por exemplo, em áreas como a Justiça Criminal,
a política de imigração ou a política europeia). Você [os cidadãos em geral] tem
alguma ideia ou conhece algum exemplo específico de como se exerce essa
influência e com que efeito? Esse processo é transparente? Esse processo atende
ao interesse público?
(6) O Inquérito está particularmente
interessado na influência que a imprensa comercial exerça sobre o conteúdo e o
timing das políticas dos partidos em
relação às empresas da imprensa comercial, e sobre o processo de tomada de
decisões do governo sobre as políticas ou questões operacionais que afetem
diretamente as empresas da imprensa comercial. Você tem exemplos pessoais a
oferecer, de como isso opera na prática? As empresas da imprensa comercial
operam efetivamente como lobbystas de causas próprias? Que riscos se criam a
partir do papel que o governo exerça na determinação de regras para compra,
venda e fusões de empresas da imprensa comercial? É preciso criar novas
salvaguardas ou impor novos limites a tal envolvimento?
(7) É necessário que haja pluralidade de vozes
nos distribuidores de noticiário dentro das empresas da imprensa comercial e de
outros provedores de noticiário ou na imprensa como um todo? Como o acesso
ao noticiário através da Internet afeta a necessidade de pluralidade? Qual o
nível de pluralidade que se deve exigir? A pluralidade na propriedade das
empresas é substituto suficiente para a pluralidade de vozes?
(8) Há provas da
influência da imprensa comercial sobre mandatos públicos e políticos (duração e
término dos mandatos)? O Inquérito tem
interesse em exemplos, inclusive de casos nos quais o interesse público foi e
não foi bem atendido por aquela influência.
(9) Até que
ponto, na opinião dos cidadãos, os
políticos são inibidos/impedidos de agir a favor do interesse público, na
direção de garantir que a conduta, as práticas e a ética nos serviços de
imprensa trabalhem mais na direção do interesse público que no interesse privado
das empresas da imprensa comercial? Que medidas poderiam influenciar nessa
direção?
Observem, por favor, que o
Inquérito considerará questões relacionadas ao Módulo 3 até o final do mês de
junho de 2012. Mas, considerada a grande quantidade de material que estamos
recebendo, o melhor será que todos os materiais nos sejam enviados até a
6ª-feria, 15/6/2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.