sábado, 22 de outubro de 2011

Será possível? Hillary Clinton pregou publicamente um assassinato?!

21/10/2011, Quoriana, Blog Leonor en Líbia (de Trípoli)  
Artigo publicado em Russia Today, editado por Mathaba (A Resistência Líbia),


Hillary Clinton ao natural...
Assista a seguir as imagens da recepção pública a Gaddafi no Mali, em 22/9/2010


A principal coordenadora da guerra contra a Líbia, Hillary Clinton, andou pela África pregando abertamente o assassinato de Muammar Gaddafi, movimento sem dúvida muito impopular na África e em todo o mundo, como mostram os muitos comentários de leitores. 

Em reunião com o Conselho Nacional de Transição, dos “rebeldes” da OTAN, na 3ª-feira, a secretária de Estado dos EUA Hillary Clinton disse que Washington queria ver o comandante líbio Muammar Gaddafi “capturado ou morto”[1].

Em comentário à declaração de Clinton que clamou por mais sangue, o professor Paul Sheldon Foote, da California State University, explicou que o governo de Obama realmente crê que esse assassinato seria justificável[2]:

“Os loucos por guerra que há no governo Obama dirão que Gaddafi foi ditador e, portanto, seria lícito assassiná-lo. Não esqueçam quem é Hillary Clinton. Em 2008, candidata à presidência, ela ameaçou matar todos os iranianos, homens, mulheres e crianças, e fazer do Irã uma cesta de lixo”.

Para Foote, por trás da visita surpresa de Clinton à Líbia estava o desejo dos EUA de incluir-se entre os “vitoriosos”, para receber também os louros do chamado “sucesso” da OTAN na Líbia.

“Além de terem dito que assassinaram Bin Laden, querem dizer, agora que se inicia a campanha de reeleição de Obama, que conseguiram uma grande ‘vitória’ na Líbia” – disse o professor, falando da California.

E continuou: 

“Ainda há muitos combates na Líbia e praticamente tudo que todos ouvimos em todas as televisões e jornais é falso. Estamos ouvindo uma narrativa de propaganda, sobre o que realmente se passa na Líbia”.

Keith Harmon Snow, jornalista investigativo independente e correspondente de guerra, diz que o assassinato de Gaddafi foi um “target assassination” [assassinato predefinido, premeditado] e que é ilegal. Disse também que não se pode ter qualquer dúvida de que havia uma agenda oculta por trás da visita aparentemente espontânea, de Hillary Clinton, à Líbia.

“Por que Clinton foi à Líbia? Evidentemente, para dar a impressão, ao público dos EUA, que a Líbia estaria sob controle absoluto dos EUA. Para encobrir as atrocidades e exibir um rosto branco, limpo, sorridente, para esconder a morte e a destruição”.

Seja como for, a julgar pelos comentários, são poucos os que veem Hillary Clinton como rosto limpo. O comentário típico, mais frequente, em inúmeras páginas panafricanas na Internet, é hostil à figura de Clinton e ao que foi fazer na Líbia. Por exemplo, o que aí se vê (inglês corrigido):

“É, Hillary Clinton teve a ousadia de clamar pelo assassinato de um herói da África. Agora, ela que espere para ver quem morre antes, ela ou Gaddafi. Ela pediu. Gaddafi não é Saddam Hussein nem Osama Bin Laden. Gaddafi é herói dos africanos e nosso líder. Sei que ela é um monstro, como Samantha Powell nos disse. Mas, dessa vez, ela foi longe demais. Ela que comece a contar seus dias. A Ummah muçulmana africana já a condenou. Já há uma fatwa. Os africanos nunca a perdoarão. Ela não está vendo o movimento de protesto que está crescendo no Mali”.

O internauta referiu-se ao Mali (“Marcha em apoio a Gaddafi no Mali, nesta 6ª-feira, com imagens do Mali, ontem, 6ª-feira lá), mas há inúmeros outros movimentos já crescendo em outros pontos da África, nenhum deles noticiado. Não apenas os cidadãos da África estão manifestando sua indignação em postados e em manifestações de massa, como também já há publicações europeias da grande imprensa, que adotaram discurso de resposta veemente (como a publicação russa coletiva, Pravda.ru) contra Clinton.

Em artigo intitulado “A Bruxa Má do Ocidente parte para a Líbia”, Lisa Karpov, que escreve dos EUA, pergunta:

“Será que essa senhora não tem cérebro? Será que não percebe que o que ela diz contra Gaddafi é o mesmo que milhões de pessoas, em todo o mundo, dizem dela e de suas falanges de guerra, imundas, genocidas?”[3]

COMENTÁRIO DO BLOG: A apologia do crime que Hillary Clinton fez na Líbia passará à história. Falou como se não existissem outros direitos humanos, no mundo, além dos direitos dela.



Notas dos tradutores

[1] 21/10/2011, Mathaba, “O leão da África está morto
[2] Entrevista pela televisão Russia Today 

Um comentário:

  1. (comentário enviado por e-mail e postado por Castor)

    A grande maioria do povo estadunidense foi educada para considerar justos os assassinatos sumários dos que a "ética" evangelizante-hegemônico-imperial julga delinquentes capitais. Dos chefes de Estado dos países agressores da Líbia, só Sarkozy teve a ombridade de declarar, em Bruxelas, que "on ne doit jamais se rejouir de la mort d'un homme pour n'importe ce qu'il a fait..." Surpreendente? Nem tanto: por mais culpada e hipócrita seja a cultura politica europeia, não poderia um seu representante aparecer com indicador em riste, pontificando como um imbecil (que é), celebrando em Washington o linchamento e homicídio do ex-ditador, mas líder, sim, Muâmar Kadháfi. Claro que Obama deveria assim proceder: foi um drone que atacou o comboio de carros em fuga de Sirte, num dos quais o coronel líbio se encontrava. Em seguida, os lacaios se encarregariam do resto, por sinal bem registrado em imagens.

    Abraços do
    ArnaC

    ResponderExcluir

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.